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Você sabe qual a diferença entre aroma e fragrância ? Muitas vezes, os sentidos e significados dessas duas palavras podem se confundir e se misturar, já que ambos querem traduzir sensações ligadas ao nosso olfato.
Para te ajudar a diferenciar os termos aroma e fragrância, te explicamos neste post os conceitos de cada um deles e, então, você saberá exatamente o que está sentindo em sua experiência olfativa.
Os aromas são combinações de duas ou mais matérias-primas que têm a capacidade de ativar não só o nosso olfato, mas também está associado ao gosto (paladar) e sabor (sensações complexas associadas ao estímulo dos gomos gustativos e a memória). Na perfumaria, a palavra aroma é reservada apenas a ingredientes que contém sabor. Ou seja, ele pode conferir tanto o cheiro quanto o sabor à uma preparação: o gosto dos alimentos é uma combinação de sabores e aromas.
O termo aroma é utilizado ainda para se referir a odores naturais que nos transmitem sensações capazes de criar uma verdadeira memória afetiva, uma aura. Por exemplo, quando falamos de “aroma do campo” ou “aroma da chuva”, existe um senso comum sobre essas definições, não é mesmo? O aromatizador de ambiente, por exemplo, é um produto inserido nesse contexto.
Um dos principais objetivos da aromatização é mascarar notas desagradáveis como, por exemplo, as de vitaminas, ou intensificar notas frutais, florais e herbais, de acordo com a necessidade do produto, ou ainda recuperar as notas voláteis perdidas no processo industrial.
As fragrâncias são uma mistura de elementos sintéticos e naturais e possuem uma estrutura baseada na volatilidade de cada um desses ingredientes chamada pirâmide olfativa. As fragrâncias são compostas por notas de saída, notas de corpo e notas de fundo e essa composição garante à fragrância uma evolução olfativa gostosa durante todo o período de uso do produto – seja uma colônia ou um creme, por exemplo.
Uma fragrância pode ser definida então como uma composição olfativa que conta com um conjunto de ingredientes inovadores e potentes que se harmonizam entre si e deixam a marca do cheiro nos produtos, criando um DNA olfativo para cada um deles.
As fragrâncias são capazes de despertar sentidos e gerar uma ambientação, sempre com uma experiência sensorial, trazendo um cheiro agradável. É importante notar que a palavra “fragrância” tem uma conotação positiva, como aquele odor fresco e delicioso que percebemos nas perfumarias.
Para facilitar a diferenciação entre os termos aroma e fragrância, a perfumaria costuma reservar a definição de aroma apenas para aqueles cheiros que também contém sabor, que é o caso da camomila, do café, da menta ou do maracujá, por exemplo. Já a palavra fragrância é usada para aquilo que é construído pelos perfumistas com intuito de perfumar um determinado produto, conferindo apenas cheiro e não o sabor.
A Skelt busca sempre a inovação em seus produtos e, por isso, aposta na criação de fragrâncias exclusiva.
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