Mulher deitado de lado na água.

Tipos de fragrância: saiba como escolher a ideal

The estimated reading time for this post is 296 seconds

Se for uma pessoa que adora ficar cheirosa e variar nos tipos de fragrância, provavelmente você já passou pela situação de sentir um cheiro incrível em uma pessoa, comprar o produto igual ao dela, e o aroma não ficar o mesmo. Você sabe por que isso acontece?

As fragrâncias possuem estruturas e notas olfativas que, ao entrarem em contato com diferentes peles, podem resultar em um cheiro variado. Para você saber mais sobre os diversos tipos de aroma, desenvolvemos um guia completo sobre o assunto. Confira!

Afinal, o que é fragrância?

A fragrância é um cheiro composto por diversos aromas. Ela tem como objetivo encontrar uma combinação agradável ao olfato. Afinal, cada pessoa busca um determinado aroma, podendo variar muito.

As fragrâncias são compostas por pirâmides olfativas, construídas em camadas pelas notas olfativas. Você já deve ter percebido que, ao espirrar um perfume, ele não fica com o mesmo cheiro do início ao fim. Isso porque há notas de fundo, topo e corpo.  

Notas olfativas: fundo, topo e corpo

As notas olfativas se dividem conforme são percebidas pelo nosso sentido. Assim, sentimos o cheiro de algumas delas logo quando espirramos o perfume, mas o aroma de outras vem somente depois de um determinado período.

Notas de topo ou saída

As notas de topo ou saída são as primeiras a serem sentidas pelo olfato humano, já que são as mais voláteis. Elas são responsáveis pela primeira impressão do cheiro do perfume. Contudo, também são as primeiras a evaporarem e desaparecerem.

Notas de corpo ou coração

Diferentemente das notas de topo, as de corpo ou coração demoram um pouco mais para evaporem e desaparecem. Elas recebem esse nome por não serem o primeiro aroma a ser percebido, mas também não são o último.

As notas de coração são as responsáveis por dar personalidade ao perfume. Por isso, a fragrância está concentrada na maior parte dela. Geralmente, elas costumam exalar quando o perfume começa a ser absorvido pela pele. 

Notas de fundo

As notas de fundo são as últimas a serem sentidas pelo olfato humano, mas são a parte da fragrância que mais fixam na pele, fazendo aquele cheiro nos acompanhar por grande parte do dia. Assim, elas são justamente as responsáveis pela duração do perfume.

Outros tipos de fragrância

Os perfumes são desenvolvidos com óleos essenciais e a concentração deles pode variar de uma fragrância para outra. Para identificar a concentração dos óleos no produto, há algumas especificações no rótulo. Confira o que cada um quer dizer.

Eau de parfum

Os perfumes que contam com a descrição “Eau de parfum” no rótulo são os produtos que mais contam com óleos essenciais na formulação. Por isso, se você está buscando um aroma duradouro, essa é uma excelente opção.

Eau de toilette

Os perfumes descritos como “Eau de toilette” possuem uma duração e uma fixação menores em comparação com os anteriores. Isso porque a concentração de óleos essenciais é reduzida.

Eau de cologne

A classificação “Eau de cologne” conta com uma concentração de óleos essenciais menor que a dos perfumes Eau de toilette. Por isso, ela não fica durante muito tempo na pele, mas também é uma excelente opção para se manter cheirosa.

Splash 

O splash conta com uma concentração de óleos essenciais menor que os demais perfumes. Ele possui uma sensação de refrescância, além de aromas incríveis, o que é ideal para o dia a dia.

Como escolher a fragrância ideal?

Agora que está por dentro dos tipos de fragrância, você deve estar se perguntando como escolher a ideal, certo? Para as pessoas que desejam ter um perfume com maior fixação, é preciso escolher aquele que conte com maior concentração dos óleos essenciais. 

Para quem está em busca de uma fragrância de perfume leve e refrescante para o dia a dia, a dica é optar pelos perfumes que trazem uma menor concentração de óleos essenciais. 

É importante ressaltar que você deve optar pela fragrância que fica melhor em sua pele. Por isso, antes de comprar um perfume, opte por testá-lo, já que os aromas podem variar de uma pessoa para outra.

Por último, é essencial escolher, entre os diversos tipos de fragrância, quais mais combinam com você. Afinal, para se sentir poderosa e radiante, é preciso estar confortável com o perfume que está usando. 

Sua rotina de beleza com a Skelt

Para deixar sua pele ainda mais cheirosa, conte com produtos de alta qualidade ao cuidar da sua pele. Lembre-se de que, para ter um bodycare eficaz, é preciso deixar a preguiça de lado e seguir o passo a passo da sua rotina de beleza.

Para ajudar no seu dia a dia, a Skelt conta com diversos produtos práticos e fáceis de usar, como sabonete hidratante para banho, esfoliantes e protetores solares. Além disso, para você que não vive sem maquiagem, também temos makes corporais.

Shower Cream

A pirâmide olfativa é uma estrutura de notas que, juntas, compõem todas as sensações envolvidas em uma fragrância. O Shower Cream, além de contar com uma textura única, possui em sua pirâmide olfativa notas de pimenta rosa, gengibre, flor de laranjeira e doce de leite.

Fique por dentro das novidades com a Skelt

Após saber um pouco mais sobre os tipos de fragrância, não deixe de conferir nossos outros conteúdos incríveis. Estamos sempre por dentro das novidades, levando as melhores dicas e recomendações para você. Venha conferir aqui no blog da Skelt!

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário