O tempo estimado para leitura do post é 4 minutos
Os cuidados básicos com a pele são, em geral, limpar, hidratar e proteger. Contudo, a esfoliação corporal é uma etapa que pode melhorar a sua rotina de skincare, preparando a pele para os próximos cuidados.
A esfoliação corporal é um processo de remoção das células mortas da camada superficial da pele, limpando-a a partir da mistura de óleos e/ou hidratantes com microgrânulos. A Skelt preparou um conteúdo completo para você saber mais sobre os benefícios e como fazer. Confira!
Entre os benefícios da esfoliação corporal está a renovação celular. Isso porque, com o tempo, o metabolismo do corpo reduz o ritmo e, se as células mortas não forem removidas, a pele fica opaca e sem vitalidade. Os poros ficam obstruídos e podem resultar em manchas e textura áspera.
A médica dermatologista Ana Carolina Peters Nogueira explica que a esfoliação corporal limpa profundamente e acelera o processo de regeneração celular. Dessa forma, promove maciez e melhora a absorção das substâncias presentes em cosméticos, fazendo com que a pele aproveite melhor as propriedades dos produtos aplicados em seguida.
“A esfoliação vai atuar superficialmente na epiderme, eliminando as primeiras camadas sem vida e dando um aspecto mais uniforme e aveludado”, diz a médica.
Essa técnica também estimula as glândulas sebáceas, fazendo com que a secura excessiva da pele melhore. Áreas extremamente secas, como joelho e cotovelo, precisam muito de cuidado. Além disso, combate os pelos encravados.
Apesar de possuir todos os benefícios mencionados, esfoliar a pele em excesso pode resultar em efeito rebote. Para nos ajudar a entender melhor as consequências disso, a doutora Nogueira nos explica que se o processo de regeneração estiver acelerado, a pele pode espessar e ficar com mais linhas de camadas.
“Isso pode causar coceira (prurido), vermelhidão e aumento da sensibilidade local, que pode evoluir para hiperpigmentações e na piora de algumas condições no rosto, como acne, rosácea, melasma, entre outras”, conta a dermatologista.
Quando perguntamos sobre a frequência ideal, ela responde prontamente que não existe um consenso ou “receita” pronta sobre como e quantas vezes se deve fazer a esfoliação na pele.
“O paciente precisa conhecer sua pele, esfoliar levemente e de maneira uniforme. Quanto mais sensível a pele ficar após uma esfoliação, menor deve ser a frequência. A esfoliação física, geralmente, é recomendada uma vez por semana”, explica a especialista.
Para realizar os cuidados com o corpo, a esfoliação corporal pode ser feita de várias formas, porém, é preciso conhecer a própria pele para não correr riscos de desenvolver alergias.
Ainda, você pode optar por produtos com óleos vegetais, como o de coco. Um dos tipos mais conhecidos, é a esfoliação física — aquela efetuada pelo atrito de grânulos. Porém, existem, ainda, a esfoliação química e a enzimática.
A esfoliação química é feita a partir de cremes compostos e soluções ácidas, trazendo uma renovação celular por meio da descamação. A vantagem é que os ácidos conseguem penetrar em camadas mais profundas da pele por meio da descamação. Contudo, altas concentrações de ácido devem ser prescritas pelo dermatologista.
Já a esfoliação enzimática se trata de cremes com enzimas para retirar as células mortas. Ela funciona quebrando e degradando a queratina. Costuma ser a mais tolerada por peles muito sensíveis, pois as enzimas, em geral, são naturais. Todavia, elas também podem ser encontradas em produtos sintéticos.
A Dra. Nogueira, ainda, destacou os benefícios da esfoliação corporal antes do uso de autobronzeador. “Esfoliar a pele antes do uso do autobronzeador vai trazer mais uniformidade da cor na superfície aplicada devido à diminuição da espessura da última camada da epiderme, chamada de camada córnea. Isso dá o aspecto de um bronzeado mais natural”.
Antes de saber como esfoliar a pele, é importante entender que não é indicado fazer esfoliação corporal todos os dias pelos motivos já mencionados. Em geral, a frequência recomendada é no máximo dois dias na semana e em dias alternados.
Mantenha a pele hidratada para que a esfoliação não seja agressiva à sua pele. Se ela estiver sensível e irritada, procure um dermatologista e espere ela melhorar para só depois esfoliar. Os melhores produtos para esfoliação corporal são os mais compatíveis com a pele. Sabendo disso, o momento mais recomendado para a esfoliação é após o banho, com o corpo úmido.
1 – Espalhe o esfoliante nas áreas desejadas e reforce a aplicação nas áreas mais grossas, como cotovelos e joelhos;
2 – Massageie em suaves movimentos circulares para ativar a circulação sanguínea, esfoliando a pele;
3 – Enxágue e, se preferir, utilize um óleo corporal hidratante. Nesse caso, também enxágue e seque;
4 – Aplique hidratante para suavizar o atrito e manter a hidratação. Lembrando que após a esfoliação, a pele consegue absorver melhor os ativos presentes nos produtos;
5 – Evite exposição ao sol no mesmo dia do procedimento.
Agora que você já sabe de todos os benefícios da esfoliação corporal para os cuidados com a pele e como usá-los a seu favor, conheça os produtos da Skelt, Nessa tarefa de esfoliação eles são multifuncionais, já que limpa, tonifica e hidrata. Acesse nosso site e encontre mais dicas e itens para a sua rotina de cuidados!
Se você busca uma fragrância para valorizar as grandes conquistas e os pequenos momentos do…
Provavelmente você já se lembrou de alguém ou de algum momento especial após sentir um…
Devido à correria do dia a dia, muitas vezes tomamos banhos rápidos no intuito de…
Se você gosta de fragrâncias sofisticadas e faz questão de estar sempre bem-perfumada, saiba que…
Você provavelmente já passou um perfume no corpo e achou que a fragrância desapareceu muito…
Uma fragrância jovem, moderna e que transmite confiança e autenticidade: esse é o cheiro do…