Logo da Skelt
Linha
Olhar passando a mão a pele.

Renovação celular: confira os benefícios desse processo

O tempo estimado para leitura do post é 4 minutos

Se você é uma pessoa observadora, em algum momento, pode ter percebido que sua pele estava opaca e sem brilho. Isso acontece quando a renovação celular está mais lenta, devido ao envelhecimento natural ou a alguns fatores externos.

Há diversos tratamentos que ajudam na renovação celular e na diminuição de linhas de expressão, rugas e outros sinais. Para você entender melhor sobre o assunto, desenvolvemos um guia completo, repleto de dicas para a sua rotina de beleza. Confira!

Afinal, o que é renovação celular?

Para entender melhor o que é renovação celular e como esse processo acontece, tenha em mente que a pele se divide em três camadas: epiderme, derme e hipoderme. Além disso, nessas estruturas, há subcamadas.

A epiderme conta com diversas subcamadas, entre elas, a basal (mais profunda) e a córnea (mais superficial). A renovação celular pode durar 28 dias e, gradualmente, aumentar esse período conforme o envelhecimento natural. 

Durante o processo de renovação celular da pele, nasce uma célula na camada mais profunda da epiderme (basal), transportada para a camada mais superficial (córnea). 

Com o aparecimento de novas células, as antigas são descartadas, soltando da pele durante as atividades da rotina, durante o banho e até nas horas de sono. 

Quais fatores podem deixar a renovação celular mais lenta?

Com o passar dos anos, a renovação celular pode demorar um pouco mais que 28 dias. Contudo, esse é um processo natural causado pelo envelhecimento da pele.

Além disso, há alguns outros fatores que podem dificultar o transporte das células novas da camada mais profunda da epiderme para a mais superficial. Entre alguns deles, estão: exposição excessiva aos raios solares, poluição e alimentação não saudável.

Por que a renovação celular é importante?

Sabendo como acontece o surgimento de novas células no corpo, você deve estar se perguntando porque esse processo é importante. A renovação das células é fundamental para manter o bom funcionamento de todas as camadas da pele. 

Além disso, a falta de eliminação das células mortas no corpo ou no rosto pode afetar a aparência da pele, deixando-a sem brilho e opaca. Sem a renovação celular, também pode ocorrer a obstrução dos nossos poros, causando acnes e cravos.

renovacao celular interna

Como estimular a renovação da pele?

Há diversos tratamentos que ajudam no processo de renovação de pele, entre os mais usados, estão a esfoliação química e física. Isso ajuda a retirar o acúmulo de células mortas da pele, estimulando a produção de novas células.

A esfoliação física é indicada para pessoas que não têm acne. Isso porque o atrito entre o produto utilizado e o corpo ou o rosto pode machucar as regiões lesionadas.  

A esfoliação química é feita pelo processo de descamação da pele. Após a aplicação do produto no corpo ou no rosto, gradualmente, há a descamação, retirando o acúmulo de células mortas.

Por último, há outros procedimentos que ajudam a como estimular a renovação celular. Para realizá-los, é preciso de recomendação e orientação do dermatologista de sua confiança.

Como incluir a esfoliação na rotina de beleza?

Apesar dos diversos benefícios da esfoliação, é importante não realizá-la todos os dias na sua rotina de bodycare e skincare. Opte por fazê-la de uma a duas vezes na semana ou apenas quando sentir maior necessidade.

Benefícios da renovação celular

A renovação celular traz diversos benefícios para a pele. O primeiro é desenvolver a viçosidade do corpo ou do rosto, deixando-os brilhantes, macios e com aparência mais saudável. 

Além disso, a renovação celular ajuda no melhoramento da acne, visto que, a obstrução dos poros pelas células mortas é uma das responsáveis pelo aparecimento de espinhas. 

Por último, a renovação celular também estimula a produção de colágeno responsável pela estruturação e pela firmeza da pele, proporcionando a elasticidade. 

Conte com a Skelt

Para ajudar você a estimular a renovação celular, a Skelt desenvolveu o esfoliante ideal para a sua rotina de bodycare. Produzido com ingredientes emolientes e antioxidantes, o produto esfolia, tonifica, hidrata e limpa profundamente.

O esfoliante renova a pele ao fazer uma esfoliação revigorante na medida certa. Por isso, ele é um dos produtos queridinhos nas rotinas de beleza. Lembre-se de usá-lo conforme as indicações recomendadas na embalagem para ter uma pele mais macia, brilhante e hidratada. 

As melhores novidades e dicas são com a Skelt!

Por aqui, você está sempre por dentro das melhores novidades e dicas incríveis para incluir na sua rotina de bodycare. Para ler outros conteúdos exclusivos como este sobre renovação celular, basta acompanhar nosso blog. Aproveite a visita e confira nosso catálogo. São diversos produtos para seu dia a dia!

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário