Logo da Skelt
Linha
mulher na cama com bebida quente.

Alimentação no inverno: descubra como construir uma dieta saudável!

O tempo estimado para leitura do post é 4 minutos

Assim como as estações vão mudando a aparência e os hábitos dos seres vivos ao nosso redor, o mesmo acontece com o nosso corpo. Com a chegada do frio, precisamos nos atentar para garantir os cuidados ideais para este momento. Então, que tal descobrir a alimentação no inverno ideal?

No hemisfério sul, o inverno acontece entre junho e setembro, trazendo um clima mais frio e dias mais curtos. Do latim “hibernum”, a palavra significa “tempo frio” e está muito ligada a momentos de introspecção e cura — não é por acaso que várias espécies hibernam durante o período.

Da mesma maneira, nós, humanos, sentimos os efeitos da mudança climática. Por isso, precisamos modificar alguns hábitos e adicionar alguns itens em nossa alimentação para garantir que fiquemos saudáveis durante essa época. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

Nosso corpo e o inverno austral

Em nosso hemisfério, o inverno é conhecido como inverno austral. Uma das principais características da estação, especialmente no Brasil, é a temporada com menos chuvas de norte a sul do país.

Como dizem Elis Regina e Tom Jobim, as águas de março fecham o verão e, com isso, inicia-se um período de temperaturas mais frias e clima mais seco. Em climas tropicais, em que as estações se mesclam, essa é a diferença principal. Já em regiões mais distantes da linha do Equador, o inverno tem características mais agudas.

De qualquer maneira, é muito importante criar hábitos para cuidar da saúde durante o inverno. A mudança climática pode afetar tanto a saúde psicológica quanto a física, tornando alguns cuidados fundamentais. Por isso, o inverno e a alimentação saudável sempre devem andar juntos.

Isso porque a dieta que estabelecemos no dia a dia é um dos alicerces para manter a saúde em dia. Os alimentos são fontes fundamentais de vitaminas e minerais essenciais para a mente e o corpo funcionarem corretamente.

Dicas de alimentos para o inverno

Para você estar saudável e radiante durante o ano inteiro, a Skelt separou algumas dicas saudáveis e deliciosas de alimentação no inverno. É hora de aproveitar pratos bem quentinhos e frutas que só crescem durante esta linda estação!

Sopas

Não tem como dar dicas de alimentação para a estação mais fria do ano sem falar das deliciosas sopas, não é mesmo? A melhor parte é que elas podem ser pratos simples ou mais complexos, e você pode incrementá-las com diversos sabores e ingredientes, da maneira que quiser.

caldo verde e pão servidos em um prato.

A principal indicação com as sopas é sempre utilizar ingredientes frescos e evitar os produtos industrializados. As sopas em pó, por exemplo, contêm uma alta quantidade de sódio, o que pode fazer mal para o nosso organismo, especialmente a longo prazo.

Frutas da estação

As frutas típicas do inverno são aquelas que só crescem durante esta estação, por isso é o momento ideal para apreciá-las. Elas são ideais para fazer parte da sua dieta saudável para o inverno e contêm diversos nutrientes que vão reforçar seu sistema imunológico. Algumas frutas de inverno são:

  • morango: fonte de vitamina A e C;
  • abacate: rico em fibras, potássio e vitaminas do complexo B;
  • tangerina: fonte de vitamina A, B6 e C, potássio e magnésio;
  • caqui: contém vitamina A, C e fibras;
  • kiwi: rico em potássio, magnésio e vitamina A, B6, C e E.

Feijoada

Outro prato típico da alimentação no inverno é a feijoada, popular em todo o Brasil. Apesar do que muitas pessoas acreditam, essa pode, sim, ser uma opção saudável! Tudo depende dos ingredientes escolhidos durante o preparo.

Nesse sentido, prefira descartar as partes mais gordurosas da carne e escolha cortes mais magros. Além disso, evite exagerar no sal e nos acompanhamentos fritos, como o torresmo e a mandioca. Algumas opções tradicionais, saudáveis e deliciosas são a couve refogada e a laranja!

Outros cuidados durante o inverno

Além de manter uma alimentação saudável no inverno, a estação exige outros cuidados. Por conta do clima frio, costumamos deixar os ambientes fechados, o que pode contribuir para a proliferação de doenças transmitidas pelo ar. Dessa maneira, evite ficar em locais sem circulação de ar.

Ao contrário do que imaginamos, nossa pele também sofre muito durante a estação mais fria do ano. Por conta do clima, ela tende a ficar mais ressecada, o que costumamos agravar com banhos muito quentes.

Por isso, mesmo que seja tentador aproveitar o calor do chuveiro, tome banhos em temperaturas mornas. Certifique-se de utilizar produtos esfoliantes, para se livrar da pele morta, e hidratantes, para ajudar a pele a manter a saúde e o viço. Por fim, lembre-se de passar protetor solar diariamente e tomar muita água.

Cuidados com o corpo você encontra na Skelt!

Aqui na loja oficial da Skelt, você encontra todos os cuidados que sua pele precisa para ficar linda durante todo o inverno! Além disso, você pode contar com nossos autobronzeadores para ter a cor do verão o ano todo, mesmo na temporada de frio. Aproveite!

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário