Logo da Skelt
Linha
alimentos bons para pele

Alimentos bons para pele que não podem faltar nas suas refeições

O tempo estimado para leitura do post é 4 minutos

Ter um visual bonito e saudável é o sonho de muita gente. Porém, para isso se tornar realidade, além de contar com produtos que atendam às características da sua cútis, é necessário consumir alimentos bons para pele

É muito comum que a alimentação esteja ligada à estética do corpo. Entretanto, os benefícios não param por aí: escolhendo bem, também usufruímos de alimentos que são bons para a pele. Acompanhe a lista que preparamos e adicione-os nas suas refeições!

Benefícios da boa alimentação para a pele

Frutas, verduras, leguminosas, castanhas, sementes e proteínas são ricas em componentes que impactam diretamente a saúde da pele. Esses alimentos bons para a pele garantem maior firmeza e hidratação tanto no rosto quanto nas demais partes do corpo. 

Quando não temos uma alimentação balanceada, nosso corpo não tem forças para combater possíveis inflamações, prejudicando a proteção do tecido. O resultado disso é a aceleração do envelhecimento, tornando a regeneração mais lenta.

Esse processo também pode afetar a autoestima. Por isso, antes de procurar algum produto ou tratamento, é recomendado observar o que você consome e fazer algumas substituições com alimentos bons para pele. Se você não costuma comer fruta, por exemplo, que tal adicionar uma após o almoço?

Quais vitaminas e nutrientes são essenciais para a pele?

Os alimentos bons para a pele do rosto são ricos em substâncias que contribuem na melhora do funcionamento dos nossos órgãos internos. Veja a seguir alguns dos nutrientes e vitaminas que promovem isso. 

Vitamina A

Lipossolúvel, a vitamina A fica armazenada por um longo tempo em nosso corpo, proporcionando diversos benefícios para a pele, tais como:

  • prevenção de acne;
  • reparação dos efeitos negativos da exposição solar;
  • melhora na função celular da mucosa e da pele;
  • auxílio na reparação do tecido e do epitélio celular.

Portanto, o consumo da vitamina A é uma ótima alternativa para manter seu visual mais jovem e iluminado. Entre esses alimentos para pele saudável, estão: couve, caju, abóbora, morango, goiaba, cenoura, batata-doce amarela, espinafre e ovos.  

Vitamina C 

Provavelmente, você já ouviu falar dos benefícios que os produtos com vitamina C proporcionam para a pele, não é mesmo? Com os alimentos, isso não seria diferente. Excelente para o fortalecimento da imunidade, ela tem ação antioxidante e um bom combate aos radicais livres que causam o envelhecimento da pele.

alimentos bons para pele

Apostar em comidas ricas em vitamina C potencializa a formação do colágeno, proteína fundamental para manter o tecido conjuntivo mais firme e elástico. Acerola, kiwi, tangerina, limão, caju e laranja são alguns dos alimentos para uma pele bonita

Betacaroteno

Conhecido no mundo da saúde como carotenoide, esse nutriente é responsável pela pigmentação de frutas, plantas e legumes. Se você ama aquela ficar com a pele dourada, consumir comidas com betacaroteno ajuda a manter bronzeado por mais tempo.  

Esse nutriente atua contra a radiação solar, proporcionando proteção e ação antioxidante. Tem mais! Ele pode ser considerado o precursor da vitamina A no organismo. Não à toa, as opções com essa substância estão entre os alimentos para a pele ficar bonita, como é o caso da manga, da acerola, da goiaba, etc. 

Quais são os melhores alimentos para a pele?

Deu para ver que ter uma pele bonita e saudável vai muito além dos cuidados com o skincare, certo? Para ajudar nessa missão, separamos alguns alimentos bons para pele que você pode adicionar na sua rotina.

Cenoura

A cenoura é definitivamente um dos alimentos para pele com manchas. Rica em vitamina A e betacaroteno, ela atua na proteção contra os raios solares e no combate àquelas marquinhas causadas pela hiperpigmentação. Esse legume ainda previne o excesso de oleosidade, deixando a cútis mais viçosa. 

Abacate

O abacate é uma excelente fonte de gorduras boas, antioxidantes e vitaminas A, C, E, K e complexo B. Esses componentes atuam nas camadas mais profundas da pele e na hidratação, combatendo rugas, estrias e celulite. Se você não tem o costume de comer essa fruta, vale a pena adicioná-la nas suas receitas.

Brócolis

Quer manter a pele hidratada, sem rugas? Adicione o brócolis no seu dia a dia para proteger as células dos radicais livres com um alimento rico em carotenoides, zinco, vitaminas A e C. Por ser composto por sulforafanos, ele também age contra os danos do sol.   

Frutas vermelhas

Romã, cereja, mirtilo, morango, framboesa e morango são frutas antioxidantes, cheias de flavonoides e vitamina C. Juntos, eles ajudam na uniformização do tom da pele e na prevenção do envelhecimento precoce. 

Aprenda mais sobre a saúde da pele com a Skelt!

Como pudemos ver, ao apostar em alimentos bons para pele, você usufrui diversos benefícios que contribuem na saúde e no bem-estar de todo o corpo. Continue navegando pelo nosso blog para descobrir mais sobre o assunto.

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário