Logo da Skelt
Linha
Mulheres juntas com diferentes tipos de pele.

Tipos de pele: identifique a sua e saiba como mantê-la radiante

O tempo estimado para leitura do post é 5 minutos

Você já deve saber que existem vários tipos de pele, mas consegue identificar o seu? Conhecer seu tipo é o primeiro passo para se dedicar a uma rotina de cuidados eficaz. 

Vale ressaltar que o tipo de pele do rosto pode ser diferente de outras áreas do corpo. Então, é preciso prestar muita atenção nos sinais que sua pele dá para entender o que ela precisa para se tornar mais saudável. 

Preparamos um guia com as principais características dos tipos de pele e os cuidados recomendados para cada um deles. Porém, lembre-se: apenas uma consulta com um dermatologista pode garantir uma avaliação personalizada das necessidades da sua pele. 

Quais são os tipos de pele?

As características de cada um dos tipos de pele variam principalmente pela quantidade de lipídios (óleo) que cada uma produz para construir a própria barreira de proteção natural. 

A pele normal possui produção de lipídios balanceada, textura aveludada e poros menos visíveis. Por outro lado, a pele seca produz menos lipídios e, consequentemente, perde água com mais facilidade. 

Já a pele oleosa é o oposto da pele seca: produz oleosidade em excesso, o que facilita o aparecimento de espinhas e deixa os poros mais aparentes, além de apresentar um brilho excessivo característico. 

A pele mista se caracteriza por produzir mais oleosidade na zona T (testa, queixo e nariz) e ter áreas mais secas no resto do rosto. Ainda há a pele sensível, que não é exatamente um tipo, mas também exige atenção. 

Cuidados para a pele do rosto e do corpo 

Cada um dos tipos de pele precisa de cuidados específicos que, em todos os casos, ocorrem em três etapas: higienização, hidratação e fotoproteção. Seguir essa rotina de cuidados é a resposta para uma pele saudável em qualquer parte do corpo. 

Por ter glândulas sebáceas em maior quantidade, a pele negra tende a ser mais oleosa, enquanto a pele branca, por possuir pouca melanina, sofre mais ressecamento causado pela exposição solar.

Uma dica valiosa é evitar banhos com água muito quente. A água quente prejudica a barreira natural de proteção, causando ressecamento na pele seca e sensível. Já no tipo oleoso, ela pode causar o temido “efeito rebote”: por perder mais lipídios que o necessário para a saúde da pele, o corpo entende que precisa produzir mais oleosidade. 

Cuidados com a pele seca 

Para saber se sua pele é seca, faça o teste do banho. Realize sua rotina de higiene completa como habitualmente e verifique se alguma parte do seu corpo está “repuxando” ao sair do chuveiro. 

Essa sensação ocorre por causa do ressecamento, por isso o foco do cuidado da pele seca é a hidratação. Em sua rotina, é fundamental investir em um hidratante potente indicado para corpo ou rosto seco. Procure por produtos com textura cremosa ou loções para potencializar a hidratação. 

Como sempre falamos aqui no blog da Skelt, a hidratação da pele também vem de dentro: beba ao menos dois litros de água todos os dias para manter seu corpo saudável! 

Cuidados com a pele oleosa

Para identificar a pele oleosa, verifique brilho excessivo, poros dilatados e grande aparecimento de cravos e espinhas. Essas são as principais características da pele oleosa, um dos tipos de pele mais comuns entre a população brasileira. 

A etapa de higienização da pele oleosa é importantíssima para manter o equilíbrio. Então, invista em produtos com textura em gel ou loções de limpeza que higienizam de forma mais gentil. 

Apesar do mito em torno do tema, a pele oleosa também necessita de hidratação para se manter saudável. Então, não se esqueça dessa etapa em sua rotina de cuidados com sua pele do corpo e do rosto. 

Cuidados com a pele mista

Se você acorda com a zona T oleosa e o resto do rosto seco ou até ressecado, provavelmente, sua pele é mista. Então, seus cuidados devem combinar características da pele seca e da pele oleosa. 

Para a pele mista, também é essencial utilizar produtos indicados para seu tipo, especialmente no verão. Alcançar uma proteção solar sem pesar pode ser um desafio. Produtos como primers, que ajudam no controle da oleosidade, podem ser grandes aliados de uma rotina corrida. 

Um exemplo disso é o Protetor Solar & Primer, que une duas funções em um produto curinga para carregar sempre com você! Com FPS 45, ele tem textura em gel e rápida absorção, sendo perfeito para preparar o rosto misto ou oleoso antes da aplicação da maquiagem enquanto mantém a hidratação. 

Cuidados com a pele sensível

Como identificar a pele sensível? Se sua pele apresenta vermelhidão ou sensação de coceira após o banho, ou a exposição solar por poucos minutos já a agride, ela pode ser sensível.

O aparecimento de alergias e outras dermatites também são supercomuns. Essa sensibilidade pode acometer qualquer um dos tipos de pele, então não pense que você está livre por ter a pele mais oleosa ou mista.

Ela pode ser sensível durante a vida inteira ou ficar sensibilizada apenas por algum período, como após a exposição solar sem a devida proteção, por exemplo. Especialmente para quem tem a pele ressecada, a fotossensibilidade pode ser um empecilho para ter um bronzeado dos sonhos. 

Por isso, os autobronzeadores são perfeitos para você conquistar um glow incrível sem sensibilizar a pele do corpo! A fórmula com componentes naturais como o ácido hialurônico promove um bronze natural sem agredi-la. 

A Skelt tem produtos para todos os tipos de pele!

Os autobronzeadores Skelt foram desenvolvidos com fórmulas inovadoras para proporcionar um bronzeado fabuloso em qualquer época do ano, e o melhor: para todos os tipos de pele e fototipos. Visite nossa loja oficial para conhecer as novidades!

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário