Mulher passando hidratante na pele.

Hidratação para pele oleosa: entenda por que é um cuidado necessário

The estimated reading time for this post is 276 seconds

A hidratação para pele oleosa é um cuidado tão fundamental quanto para outros tipos de pele. Mesmo assim, graças à falta de informação, muitas pessoas optam por pular essa parte do skincare, com medo que a produção sebácea do rosto aumente. 

Por isso, a Skelt preparou um conteúdo cheio de informações e dicas para você entender por que e como hidratar a pele oleosa corretamente. Assim, você vai garantir os cuidados de que sua pele precisa para se manter saudável e viçosa por muito mais tempo!

A importância da hidratação

Quando o assunto é skincare, existem três pilares principais que não podem faltar na rotina diária: limpeza, hidratação e proteção. Sem eles, seu ritual não está completo e sua pele sofre danos desnecessários, de origem interna ou externa.

No caso da hidratação, este passo tem uma série de benefícios que a maioria das pessoas não imagina. Desde a proteção contra agentes externos até a manutenção de propriedades cutâneas únicas, é por causa de uma hidratação adequada que a pele pode continuar a cuidar de si mesma.

Essa regra vale até mesmo para uma pele oleosa! Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, a hidratação cutânea está principalmente ligada à água na pele, e não ao óleo. Portanto, mesmo tipos cutâneos que sofrem com o excesso de sebo precisam dar atenção a esse cuidado. 

Inclusive, a importância de hidratar a pele é ainda maior em tipos mais oleosos, dependendo dos cuidados mantidos. Isso porque pessoas de pele oleosa costumam utilizar sabonetes mais poderosos, que retiram toda a oleosidade cutânea, que também tem uma função protetora.

Toda pele precisa de uma quantidade equilibrada de sebo, pois ele é responsável por evitar que ela perca água. É por isso que sua pele pode adquirir uma sensação repuxada depois da limpeza. Então, a hidratação em seguida é fundamental.

Como hidratar uma pele oleosa corretamente?

Da mesma maneira que a hidratação para pele oleosa é um passo essencial, utilizar os produtos corretos também é. Isso porque qualquer cuidado cutâneo deve ser otimizado para garantir resultados positivos. Entenda quais atributos você deve levar em conta a seguir.

Textura

Por mais que pareça apenas um atributo sensorial dos cosméticos, a textura pode influenciar a maneira como eles se comportam no rosto. Texturas mais leves e fluidas são absorvidas mais facilmente, enquanto as mais espessas ficam na superfície cutânea por mais tempo.

Por isso, escolher a textura ideal é muito importante ao adicionar produtos para pele oleosa na rotina. Neste caso, prefira texturas leves, como séruns e géis. Elas oferecem os mesmos cuidados que outros produtos, mas não deixam sua pele com aspecto oleoso.

Propriedades

A hidratação para pele oleosa não é a mesma que uma pele seca ou normal receberia. Por isso, é importante conhecer as propriedades de cada cosmético antes de adicioná-lo na sua rotina. 

Sempre adquira produtos não comedogênicos, que não obstruem os poros. Além disso, existem produtos com ação antioleosidade, ideais para controlar a produção de sebo em excesso. 

Ingredientes

Por fim, sempre verifique a lista de ingredientes do seu hidratante e cheque as funções dos ativos principais. No rótulo dos produtos, sempre devem constar os componentes da fórmula, da maior à menor porcentagem. Alguns ingredientes interessantes serão:

  • água: um hidratante à base de água oferece hidratação sem aumentar o sebo do rosto;
  • AHAs: alfa-hidroxiácidos têm propriedades seborreguladoras e antiacne;
  • ácido salicílico: controla a oleosidade cutânea;
  • melaleuca: reduz a aparição de acne.

Cuidados extras com uma pele oleosa

Além de utilizar um hidratante adequado, existem outros cuidados com uma pele oleosa que devem estar sempre em seu radar. Como explicamos anteriormente, a limpeza e a proteção solar não podem faltar no skincare. Conheça o passo a passo de uma rotina de cuidados e aplique no seu dia a dia!

  1. Limpeza: comece utilizando um sabonete poderoso na textura que preferir. É importante que ele seja capaz de retirar todas as impurezas da sua pele. Se for necessário, faça um double cleanse.
  2. Hidratação: aqui entra seu produto hidratante de preferência, conforme as dicas que mostramos anteriormente.
  3. Tratamento: o tratamento pode vir antes ou depois da hidratação, por isso verifique as indicações de uso no rótulo do produto. Aqui, você vai utilizar produtos para solucionar problemas específicos da sua pele, como acne ou linhas finas, por exemplo.
  4. Proteção: o último passo do skincare é sempre a proteção solar. Tenha um produto com um bom FPS, que converse com a sua pele. Uma recomendação é juntar esse cuidado ao primeiro passo da maquiagem, o primer.

Lembre-se de que a hidratação para pele oleosa não vem só do uso de produtos hidratantes. Ter uma dieta saudável, cultivar uma boa rotina de sono e beber bastante água são partes do seu dia a dia que vão ajudar a cuidar da sua pele e mantê-la saudável. 

Hidratação é com a Skelt!

Manter a pele do rosto e do corpo hidratadas não precisa ser uma tarefa difícil. Com produtos específicos como o Shower Cream da Skelt, você faz isso enquanto toma banho! Visite nossa loja virtual e garanta já o seu.

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário