Logo da Skelt
Linha
Esfoliação corporal

Esfoliação corporal: benefícios e dicas para fazer em casa

O tempo estimado para leitura do post é 4 minutos

Você sabia que a esfoliação corporal é um procedimento indispensável para deixar a pele mais hidratada, saudável, renovada e limpinha? Além disso, se você está em busca de um bronze perfeito e totalmente uniforme, essa é uma etapa quase obrigatória antes de passar o autobronzeador Skelt. 

Entrevistamos a médica dermatologista Ana Carolina Peters Nogueira para falar um pouquinho mais sobre o assunto e te dar dicas valiosas de como fazer esfoliação em casa. Acompanhe o blog da Skelt para não perder nenhum detalhe e deixar sua pele muito mais bonita e radiante!

Quais são os benefícios da esfoliação corporal?

A especialista explica que a esfoliação corporal limpa profundamente e acelera o processo de regeneração celular. Dessa forma, elimina as células mortas, promove maciez e melhora a absorção das substâncias presentes em cosméticos, fazendo com que a pele aproveite melhor as propriedades dos produtos aplicados em seguida.

“A esfoliação atuará superficialmente na epiderme, eliminando as primeiras camadas sem vida e dando um aspecto mais uniforme e aveludado”, diz a Dra. Ana Carolina. Entre os benefícios da esfoliação para o corpo também estão a redução da oleosidade, a melhora da circulação sanguínea e a desobstrução dos poros.

Cuidado com o excesso! 

Apesar de ser uma técnica importante para a saúde e boa aparência da pele, é preciso tomar cuidado com o excesso. Para nos ajudar a entender melhor as consequências disso, Ana Carolina nos explica que se o processo de regeneração estiver acelerado, a pele pode espessar e ficar com mais linhas de camadas.

esfoliação corporal

”Isso pode causar coceira (prurido), vermelhidão e aumento da sensibilidade local, que pode evoluir para hiperpigmentações e piora de algumas condições no rosto, como acne, rosácea, melasma, entre outras”, conta a dermatologista.

Quando perguntamos sobre a frequência ideal, ela responde prontamente que não existe um consenso ou “receita” pronta sobre como e quantas vezes fazer a esfoliação para pele

“O paciente precisa conhecer sua pele, esfoliar levemente e de maneira uniforme. Quanto mais sensível a pele ficar após uma esfoliação, menor deve ser a frequência. A esfoliação física geralmente é recomendada 1x por semana”, explica. 

Por que esfoliar a pele antes de passar o autobronzeador?

Esfoliar a pele antes do uso do autobronzeador levará à melhor uniformidade da cor na superfície de aplicação, devido à diminuição da espessura da última camada da epiderme, que chamamos de camada córnea. Isso dá o aspecto de um bronzeado mais natural”. 

“Essa camada é mais espessa nos joelhos, cotovelos, mãos e pés, o que pode gerar áreas mais pigmentadas”, explica a dermatologista. Por isso, antes de passar o seu Skelt, lembre-se de dar uma atenção especial a essas regiões na hora de esfoliar o corpo, tá? 

Vale passar um hidratante nessas áreas para evitar que elas fiquem com aquelas manchas indesejadas. Caso você nunca tenha passado um autobronzeador, a dica é apostar em uma fórmula com cor guia para facilitar a aplicação, como o autobronzeador em mousse

Como fazer esfoliação corporal em casa: 7 dicas

Afinal, como esfoliar o corpo? Para te ajudar nessa missão, a Dra. Ana Carolina compartilhou algumas dicas de como fazer uma esfoliação segura em casa. Confira o passo a passo:

  1. Primeiramente, conheça sua pele. Procure auxílio profissional de pessoas que estudaram e têm experiência com treinamento nessa área, como um dermatologista; 
  2. Procure produtos de boa procedência e com registro para comercialização para esfoliar a pele. Respeite os prazos de validade dos esfoliantes. Uma substância hidratante associada às partículas esfoliantes é bem-vinda;
  3. Mantenha a pele hidratada sempre, principalmente antes da esfoliação. Evite fazer em pele seca ou com alguma condição/doença local ou sistêmica.
  4. Respeite seus limites. Sua pele avisará se a esfoliação está além do necessário, com aumento da sensibilidade. Perceba que a frequência da esfoliação pode variar com as estações do ano: menos frequente no inverno e mais frequente no verão;
  5. Procure manter uma rotina de cuidados com a pele que vá além da esfoliação, usando sabonetes, hidratantes, vitaminas e cosméticos próprios para a sua pele. Lembre-se que abaixo da pele existem outros tecidos e estruturas que colaboram para nossa aparência e também podem ser tratados com o médico em conjunto com os cuidados que mantemos em casa;
  6. Evite exposição solar após esfoliação corporal, pois isso pode causar manchas;
  7. Use bastante filtro solar. Ele evita sinais precoces de envelhecimento, além dos riscos de câncer de pele. Evite exposição solar quando fizer bronzeamento e nunca faça esse processo em câmaras de bronzeamento artificial. No Brasil, elas são proibidas.

Confira outros conteúdos como este!

Agora que você sabe tudo sobre a esfoliação corporal, que tal conferir os demais conteúdos disponíveis no blog da Skelt? Aqui, temos artigos que vão desde os cuidados básicos com a pele, até o modo de uso de nossos produtos. Acompanhe para não perder nenhuma novidade!

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário