Logo da Skelt
Linha
Creme na pele

Cuidados com o corpo no inverno: confira dicas

O tempo estimado para leitura do post é 4 minutos

Está sentindo a sua pele mais ressecada, esbranquiçada e sem viço? Os lábios começaram a rachar? Esses sintomas anunciam a chegada do inverno, estação que provoca mudanças significativas na superfície cutânea.

Conversamos com a dermatologista Bárbara Carneiro, membro da Associação Brasileira de Medicina Estética (ABME), para entender por que isso acontece e trazer as principais dicas de cuidados com o corpo no inverno. Saiba como manter a sua pele hidratada e luminosa, mesmo durante o frio.

Como o frio afeta a nossa pele? 

De acordo com a Dra. Bárbara, no inverno a pele precisa de cuidados ainda mais especiais. Isso acontece, principalmente, por causa da queda da temperatura e baixa umidade do ar. “A pele no inverno tende a ficar mais seca, ressecada e desidratada, devido ao tempo frio e seco que favorece a perda da umidade natural do corpo”. 

No calor excessivo, acontece o oposto: “Já no verão, por exemplo, a pele fica com uma sensação grudenta, mais oleosa, devido ao tempo menos seco e sudorese excessiva, que não ocorre no inverno”.

Mas, não é só o tempo frio que afeta o maior órgão do corpo: os nossos hábitos também! Nesta época, os banhos tendem a ser mais quentes, fator que favorece o enfraquecimento da barreira cutânea. Tomar menos água também é um problema, já que colabora para a desidratação.  

Como cuidar da pele no inverno: 5 dicas de cuidados com o corpo 

Para manter a pele livre do ressecamento nesta época, não tem jeito: é preciso incluir novos hábitos em sua rotina de autocuidado, além de investir nos cosméticos certos. Confira 5 dicas da dermatologista: 

  1. Hidratar a pele: intensificar a hidratação é regra, especialmente no corpo. Isso previne o ressecamento, coceiras e descamação. No entanto, a Dra. Bárbara alerta: “Recomendo o uso de um hidratante corporal no máximo 2 vezes ao dia. Não devemos hidratar o tempo inteiro, pois o uso exacerbado pode provocar um efeito rebote”. O melhor momento para hidratar a pele é logo após o banho.
  2. Evitar banhos quentes: nós sabemos que um banho quentinho no frio é uma tentação, mas dê preferência à água morna para manter a sua pele saudável. Banhos mais rápidos também são recomendados.
  3. Usar protetor solar: sim, o uso do melhor amigo da pele é indispensável em todas as estações, até mesmo em dias nublados. “Independente do tempo, sempre estamos expostos aos raios solares. Seja diretamente, na rua, ou indiretamente, através de uma janela ou porta aberta. Os raios UVA e UVB têm grande incidência, podendo causar o envelhecimento precoce e as temidas manchas na pele”.
  4. Beber bastante água: a quantidade ideal varia de uma pessoa para a outra. De forma geral, para adultos, a recomendação é ingerir pelo menos dois litros de água por dia.
  5. Ter uma alimentação equilibrada: investir em refeições saudáveis e balanceadas é o segredo para um corpo cheio de saúde. No inverno, inclua no seu dia a dia alimentos ricos em nutrientes, vitaminas, ômega 3 e betacarotenos. 

Apesar das super dicas da Dra. Bárbara, vale lembrar que consultar um especialista é muito importante para descobrir o tratamento ideal para a sua pele, que é única.

Como manter a pele hidratada e bronzeada no inverno? 

Para manter o bronze conquistado nos dias de calor, a dermatologista recomenda o uso de um autobronzeador, além de todos os cuidados mencionados acima. Melhor ainda se for um produto que alia o tom dourado com hidratação, né? 

Pele bronzeada e hidratada

Ativos como ácido hialurônico, vitamina c, aloe vera, nano-resveratrol, pantenol e ácido lático são aliados da pele no inverno, já que possuem propriedades hidratantes. E, adivinha? Todos eles podem ser encontrados nos autobronzeadores Skelt.

Confira nossas indicações para uma pele bronzeada e impecável o ano inteiro:

  • Mousse Tradicional: o clássico da Skelt. Tem cor guia para facilitar a aplicação e permite que você escolha o tom do seu bronze de acordo com o tempo que deixa o produto no corpo. O bronze pode ser leve ou médio-forte. Com ácido lático, pantenol, aloe vera e óleo de rícino, bronzeia e hidrata na medida certa.
  • Mousse Dark: também possui cor guia, mas promove um bronze intenso. Contém todos os ingredientes do mousse tradicional e nano-resveratrol, um fitonutriente que auxilia na hidratação da pele. 
  • Água Autobronzeadora: o primeiro autobronzeador com ácido hialurônico do mercado nacional. Promove um bronzeado médio-forte e estimula a produção de colágeno, deixando a pele mais macia e firme.
  • Água Autobronzeadora Dark: com ácido hialurônico e vitamina C, essa é a pedida perfeita para quem é expert em autobronzeamento e não dispensa um bronze bem intenso. O produto hidrata e protege a pele dos radicais livres, ao mesmo tempo que bronzeia.

Antes de passar o autobronzeador, não deixe de hidratar e esfoliar as áreas mais secas do corpo, como mãos, cotovelos e joelhos – sobretudo no inverno. Assim, o bronze ficará mais uniforme, a sua pele mais saudável e você muito mais poderosa!

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário