O tempo estimado para leitura do post é 4 minutos
Quando se trata de proteção contra a radiação solar, existem diversas regras que devemos seguir para garantir que estamos tomando todo o cuidado possível. Por isso, surgem diversas dúvidas, incluindo se devemos passar protetor solar à noite.
Para responder a essa pergunta e outras relacionadas a esse tema, o blog da Skelt preparou um conteúdo completo ao lado da Dra. Mariana Marques, especialista em harmonização facial. Por isso, se você quer sanar todas as suas dúvidas sobre o uso de protetor solar durante a noite, continue a leitura!
O uso do filtro solar é importante por diversos fatores, sendo um passo indispensável na rotina de cuidados com a pele do rosto e do corpo. Por isso, não importa o dia e o clima, deve-se passar protetor diversas vezes, renovando a proteção da nossa pele a cada nova aplicação.
Entre os benefícios do uso do filtro solar, existe não só a prevenção do fotoenvelhecimento, como também a diminuição do risco de várias doenças. Podemos destacar que o produto:
Por essas razões, o filtro solar se tornou indispensável em qualquer nécessaire. Saber escolher qual protetor utilizar é fundamental para a saúde. É importante ter uma solução corporal e uma facial, que atuam de acordo com as necessidades de cada área.
Dessa forma, sempre procure um filtro solar que tenha um fator de proteção solar potente, de, pelo menos, 30 FPS, dependendo do seu tipo de pele. Além disso, o produto deve ser de amplo espectro, protegendo contra os raios UVA e UVB. “É importante procurar protetor com PPD”, completa Dra. Mariana.
Enquanto o FPS nos protege da radiação UVB, que causa as queimaduras e pode aumentar o risco de desenvolver câncer de pele, o PPD (Persistent Pigment Darkening ou escurecimento persistente do pigmento, em português) age contra o UVA, ligado ao aparecimento de rugas e manchas, entre outros problemas.
É muito difundida a ideia de que só precisamos usar protetor solar em dias ensolarados, nos quais vamos nos expor ao sol. No entanto, isso não é verdade: o problema é a radiação solar, em especial, a UVA, que consegue ultrapassar diversas barreiras.
Por isso, precisamos usar protetor mesmo em dias nublados ou quando vamos ficar dentro de casa. A luz visível, por exemplo, é uma radiação solar, que nos possibilita enxergar todas as coisas ao nosso redor. Além disso, é considerada um radical livre, ou seja: pode fazer mal à nossa pele.
“Mesmo sem o sol, temos a luz visível”, reforça Dra. Mariana. Por isso, é tão importante usar protetor solar à noite também. No entanto, o ideal é aplicá-lo enquanto você ainda vai ficar acordada, antes da sua rotina de skincare para ir dormir.
Para uma proteção eficaz, é importante entender como passar protetor solar. Não é uma tarefa difícil, mas existem algumas dicas que podem ajudar na hora de assegurar que você está realmente protegida.
É bom passar protetor solar à noite, mas não é recomendada a aplicação na hora de dormir. Nesse momento, o protetor (assim como todos os resíduos do dia) devem ser retirados do rosto, de forma a fazer uma limpeza profunda, preparando a pele para os cuidados durante o período de sono.
Se uma pessoa passar protetor solar à noite e for dormir, a pele pode ter reações negativas, como “oleosidade, obstrução dos poros e coceira”, lista Dra. Mariana. Por isso, retirar o produto quando for necessário também é uma forma de cuidado cutâneo.
Na hora de aplicar um protetor solar facial, a pele tem que estar seca e limpa, apenas com os produtos que você costuma usar na sua rotina de skincare. Espalhe uma quantidade generosa por todo rosto, pescoço e colo, sem esquecer as orelhas.
Se você for usar maquiagem por cima, além de passar protetor solar à noite, recomenda-se usar uma base e um pó com FPS. Como apenas esses produtos serão reaplicados, é importante escolhê-los pensando na proteção solar também.
No caso do protetor solar para o corpo, após a rotina de hidratação e cuidados, espere a pele secar e aplique uma quantidade abundante do filtro. Espalhe bem, sem deixar nenhum lugar de fora, como entre os dedos, a nuca, o peito do pé e as dobras.
Após duas horas, ou se a pele molhar com água, suor ou outra substância, reaplique o protetor (tanto o corporal quanto o facial). Durante o dia ou à noite, a proteção é considerada eficaz quando o corpo não se bronzeia. Para conseguir a cor do verão de maneira segura, é recomendado o uso de um autobronzeador.
Agora você já sabe como é importante passar protetor solar à noite. Aproveite para conhecer os produtos da Skelt, que variam entre proteção e autobronzeamento para você!
Se você busca uma fragrância para valorizar as grandes conquistas e os pequenos momentos do…
Provavelmente você já se lembrou de alguém ou de algum momento especial após sentir um…
Devido à correria do dia a dia, muitas vezes tomamos banhos rápidos no intuito de…
Se você gosta de fragrâncias sofisticadas e faz questão de estar sempre bem-perfumada, saiba que…
Você provavelmente já passou um perfume no corpo e achou que a fragrância desapareceu muito…
Uma fragrância jovem, moderna e que transmite confiança e autenticidade: esse é o cheiro do…