Categories: Skelt Tips

Como diminuir a retenção de líquido: confira nossas dicas

O tempo estimado para leitura do post é 4 minutos

Você já ouviu falar de retenção hídrica? Ela nada mais é que o acúmulo de água em locais como barriga, pernas, mãos e diversos outros tecidos corporais. Também chamada de edema, ela causa sensação e aparência de inchaço, o que pode incomodar. Pensando nisso, entenda como diminuir a retenção de líquido.

Quando nosso corpo não consegue eliminar o excesso de fluidos, além do inchaço e do aumento de peso, podem ocorrer outros problemas. Por isso, é essencial ficar por dentro do que pode causar a retenção hídrica e aprender como diminuí-la. Continue a leitura e confira nosso conteúdo exclusivo!

O que causa a retenção de líquido?

Há algumas causas que podem aumentar a retenção de líquido no nosso corpo. Uma das principais é a alimentação, porque, quando consumimos alimentos ricos em sódio, como salgadinhos industrializados, temperos, macarrão instantâneo e muitos outros, nosso organismo não é capaz de eliminar todos os fluidos. 

Outra causa de retenção de líquido no corpo é não beber a quantidade ideal de água por dia. Por isso, lembre-se de se hidratar durante a sua rotina, principalmente quando praticar atividades físicas e nos dias de temperaturas mais altas. 

Outros fatores que podem causar a retenção hídrica no nosso corpo são algumas doenças renais. Isso porque o bom funcionamento do rim é essencial para eliminar as toxinas do corpo.

Como diminuir a retenção de líquido no nosso corpo?

Agora que você já sabe alguns dos motivos da retenção hídrica no nosso corpo, fique por dentro de mudanças de hábitos que podem fazer muita diferença no seu dia a dia. Contudo, fique tranquila, são pequenas alterações muito práticas e fáceis de encaixar na sua rotina. Confira como diminuir a retenção de líquido!

Evite alimentos ricos em sódio

Como foi dito, alimentos ricos em sódio são uma das principais causas para os edemas. Por isso, busque uma alimentação mais equilibrada, com a ajuda de recomendações de uma nutricionista, para criar uma rotina com menos sódio e menor retenção de líquido.

Ao contrário do que muitos pensam, não são somente alimentos salgados que contam com altos níveis de sódio. Doces e refrigerantes também possuem uma elevada quantidade de sal. 

Beba bastante água

Outra maneira de eliminar a retenção de líquido é beber bastante água. Além de hidratar, a água ajuda a conduzir as substâncias pelo nosso organismo, colaborando para um bom funcionamento dos rins e a eliminação de algumas toxinas presentes.

Lembre-se de que a quantidade indicada de consumo de água para um corpo adulto é de dois litros diários. Contudo, essa quantidade também pode variar de um organismo para outro. Você já tinha imaginado que a água ajudaria a diminuir a retenção líquida do nosso corpo?

Opte por alimentos ricos em água

Outra excelente escolha são os alimentos ricos em água, que também ajudam tanto na hidratação quanto na eliminação de toxinas. Entre os alimentos mais ricos em água, estão: melancia, melão, limão, maçã, pera, tomate cru, rabanete cru, morango, abacaxi, cenoura crua, couve-flor cozida, nabo cozido e muitos outros.

Consuma alimentos ricos em fibras

O que é bom para retenção de líquidos? Um grande aliado contra os edemas são os alimentos ricos em fibras. Entre os mais fáceis de encontrar, estão: ameixa, mamão, laranja e folhas em geral.

Coloque o corpo em movimento

Colocar o corpo em movimento evita que o organismo retenha líquidos e acelera o nosso metabolismo, auxiliando também na eliminação das toxinas do corpo. Por isso, se você deseja diminuir os edemas, comece praticando as atividades físicas que combinem com sua rotina.

Tratamentos para retenção de líquidos

Além das dicas citadas acima, você deve estar pensando se há tratamentos para retenção de líquidos, certo? Para facilitar o processo e ficar livre dos edemas, há algumas massagens que combatem o excesso de água do corpo, como a drenagem linfática.

A drenagem linfática ajuda a linfa (líquido que circula nos vasos linfáticos e transporta glóbulos brancos) a atravessar o seu corpo com mais praticidade. Dessa maneira, favorece a eliminação do excesso de toxinas e líquidos presentes em alguns tecidos. 

Ao contrário do que muitos pensam, a drenagem linfática não ajuda a emagrecer. Ela apenas elimina o acúmulo de líquidos de algumas partes do nosso corpo que causam desconforto e inchaço. Aliás, busque sempre um profissional especializado para realizar o procedimento de forma segura e eficiente.

Conheça nossas outras dicas

Agora que você está por dentro de como diminuir a retenção de líquido, não deixe de conferir nossas outras dicas incríveis aqui no blog da Skelt. Desenvolvemos conteúdos exclusivos para trazer mais praticidade na sua rotina de cuidados com o corpo e com a pele.

Skelt

Recent Posts

Perfume Mist Velvet Milano: o prazer de celebrar cada momento

Se você busca uma fragrância para valorizar as grandes conquistas e os pequenos momentos do…

3 dias ago

Memória olfativa: por que os cheiros nos trazem recordações?

Provavelmente você já se lembrou de alguém ou de algum momento especial após sentir um…

4 meses ago

Banho premium: saiba como ter esse momento de autocuidado

Devido à correria do dia a dia, muitas vezes tomamos banhos rápidos no intuito de…

4 meses ago

Perfume floral frutado unexpected day: a fragrância perfeita para energizar os seus dias

Se você gosta de fragrâncias sofisticadas e faz questão de estar sempre bem-perfumada, saiba que…

5 meses ago

Onde passar perfume? Conheça as melhores áreas do corpo para aplicar esse produto

Você provavelmente já passou um perfume no corpo e achou que a fragrância desapareceu muito…

6 meses ago

Perfume Mist Spray Urban Beat, ideal para quem tem uma personalidade forte e envolvente

Uma fragrância jovem, moderna e que transmite confiança e autenticidade: esse é o cheiro do…

6 meses ago