O tempo estimado para leitura do post é 4 minutos
A luz azul, também conhecida como luz visível, pode ser encontrada tanto nos raios solares quanto em aparelhos eletrônicos. Pensando nisso, você já deve ter se perguntado se ela faz mal para a nossa pele e se é necessário se proteger dela.
Para responder todas as suas dúvidas sobre a luz azul, desenvolvemos um conteúdo completo sobre quais são seus malefícios, o que ela pode causar na pele, como se proteger e muito mais. Confira!
Afinal, o que é a luz azul?
A luz azul é um intervalo do espectro de luz visível transmitida pelos raios solares e aparelhos eletrônicos. Ela é divida em duas partes: luz azul-turquesa (benéfica) e a luz azul-violeta (fração que faz mal).
Fique tranquila: por ser uma pequena fração emitida pelo sol, ela sozinha não deve ser uma preocupação. Isso porque nosso organismo tem a estrutura química adequada para nos proteger dessa radiação. Agora, você já sabe o que é luz azul.
Quais são os malefícios da luz azul?
Apesar de a luz azul ter uma radiação menos danosa em comparação à radiação ultravioleta, isso não quer dizer que você pode ficar exposta excessivamente sem protetor solar. Pouco se sabe sobre os efeitos da luz sozinha na nossa pele, por isso, não podemos dizer se ela pode ou não induzir a algumas doenças.
A fração da luz visível emitida pelos aparelhos eletrônicos é muito menor do que as ondas do Sol. Por isso, podemos dizer que a luz azul tem efeitos negativos, contudo, não tanto quanto os raios UV.
A relação da luz com a nossa pele
Se você tem o costume de cuidar da pele, já deve ter ouvido falar da radiação ultravioleta. Os produtos de proteção solar focam especialmente nela. Isso porque ela aumenta a produção de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, além de causar possíveis doenças de pele.
Contudo, a radiação ultravioleta representa somente cerca de 3% a 4% da energia solar que chega ao nosso planeta. A luz azul, por outro lado, tem, em média, 45% de energia vinda do Sol para a Terra.
Por esse motivo, os dermatologistas começam a investigar se essa radiação pode ser ou não danosa. Muito se falará sobre a luz azul nos próximos anos e, consequentemente, novos produtos serão desenvolvidos.
Como se proteger da luz visível?
Mesmo não sabendo ao certo o que a luz azul pode causar, isso não significa que você deve abrir mão do protetor solar. Ele é o único produto disponível para barrar a luz visível e outras radiações nocivas para nós.
Sendo assim, ao sair de casa, é necessário passar o protetor solar. Mesmo que for ficar em sua residência, também é essencial passar o produto, visto que as radiações nocivas do Sol podem entrar pelas janelas.
Como escolher o protetor solar ideal?
Se você é uma pessoa observadora, já deve ter percebido que os protetores solares contam com ingredientes diferentes. Os filtros físicos ou orgânicos apresentam uma barreira que reflete a luz azul, além de proteger dos raios UV.
Alguns ingredientes que você pode procurar na fórmula do protetor solar de luz azul e outras radiações nocivas são: óxido de ferro, óxido de zinco e dióxido de titânio.
Protetor solar da Skelt
Para ter uma rotina de bodycare mais prática, conte com os produtos da Skelt. Nosso protetor solar tem textura em gel, com leve e rápida absorção. Sua formulação exclusiva promove a primeira camada de proteção da pele, impedindo a ação danosa dos raios solares.
Além disso, o protetor solar deixa a pele mais uniforme, fazendo com que a maquiagem dure o dia todo. O produto conta com FPS 45 e é resistente à água.
Cuidados com a radiação solar
Se você não abre mão de tomar Sol, deve ter em mente alguns cuidados essenciais com a sua pele. O primeiro é não ficar exposta aos raios solares nos horários mais quentes. Opte pela manhã ou no final da tarde.
Além disso, não se esqueça de passar o protetor solar no rosto, corpo e couro cabeludo. É preciso reaplicá-lo a cada três horas e, se o Sol estiver muito forte, a cada duas horas.
Por último, lembre-se de que se for entrar na água também é preciso reaplicar o protetor solar. Chapéu, bonés e lenços são grandes aliados para proteger seu rosto e couro cabeludo.
Cuidados garantidos com a Skelt
Após saber um pouco mais sobre a luz azul, que tal ficar por dentro de algumas dicas de bodycare práticas e fáceis para o dia a dia? Aqui, no blog da Skelt, você encontra os melhores conteúdos para ficar por dentro dos cuidados essenciais com a pele e as tendências do momento. Venha conferir!