Logo da Skelt
Linha

Ácido hialurônico: hidratante que previne o envelhecimento

O tempo estimado para leitura do post é 1 minutos

O ácido hialurônico (AH) é uma molécula de açúcar que funciona como hidratante na pele. Além disso, é aliada da elasticidade.

A farmacêutica Ângela Zélia Moreira de Oliveira, na tese Desenvolvimento de Formulações Cosméticas com ácido hialurônico, publicada pela Universidade do Porto, afirma que o AH é uma das moléculas com mais potencial para absorver água – por isso é uma grande aliada no combate ao envelhecimento, pois ele está diretamente relacionado à capacidade da pele de reter água e propriedades hidratantes.

“Quando hidratado, (o ácido hialurônico) pode conter cerca de 1000 vezes o seu tamanho em moléculas de água. Assim, este efeito é particularmente relevante ao nível da pele, pela sua capacidade hidratante, o que contribui para a sua utilização em produtos antienvelhecimento”, descreve.

A autora ressalta os benefícios do ingrediente. “O ácido hialurônico exibe também efeito antioxidante, porque funciona como agente sequestrante de radicais livres, o que aumenta a proteção da pele em relação à radiação UV e contribui para aumentar a capacidade de reparação teciduar”.

Onde encontrar o ativo?

Vários cosméticos disponíveis no mercado contêm ácido hialurônico. Entre eles, a Água Autobronzeadora da Skelt, que une bronzeamento e hidratação.

Em um artigo publicado na Revista Médica Drug Delivery, um grupo de farmacêuticos destaca que o ácido hialurônico é benéfico ao corpo, não sendo prejudicial usá-lo ao se expor corretamente ao sol.

Mas atenção: sempre use protetor solar.

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário