Logo da Skelt
Linha
o que é esqualano

Afinal, o que é esqualano? Conheça este poderoso ativo hidratante

O tempo estimado para leitura do post é 4 minutos

Apesar de ser um dos principais hidratantes para a pele, há ainda muitas dúvidas sobre o que é esqualano e qual é a função para nosso corpo. A história dele é um pouco antiga, mas o uso em cosméticos está super em alta! 

Por ser uma substância natural da nossa pele, o esqualeno é rapidamente absorvido pelo organismo, tornando-se um excelente ativo hidratante quando usado em cosméticos. 

Mas para entender direitinho o que é esqualano, é preciso entender as diferenças entre o ativo encontrado no nosso corpo e aquele que faz parte da fórmula de produtos da indústria da beleza. 

Esqualano x esqualeno 

Você sabe qual é a diferença entre o que é esqualano e o esqualeno? O esqualeno é uma substância química descoberta no fígado de tubarões no início do século 20. Ele recebeu esse nome por causa do tipo de tubarão onde foi encontrado, os Squalidae

É esse composto que também está presente na nossa pele. Então, a indústria dos cosméticos usava o óleo de fígado de tubarão para extrair o esqualeno e inseri-lo nas fórmulas dos mais variados produtos. 

Como era muito utilizado, a produção de cosméticos com esqualeno gerava um grande impacto ambiental, pois dependia diretamente da caça dos tubarões. Felizmente, o óleo de fígado de tubarão foi proibido em 2009, poupando a vida desses animais. 

A partir daí, surge o esqualano, uma fórmula mais estável do esqualeno, encontrada em vegetais como a azeitona e a cana-de-açúcar. Além de ser mais estável, o esqualano vegetal gera um impacto muito menor ao meio ambiente. 

Para que serve o esqualano? 

Agora que você já sabe o que é esqualano, é preciso esclarecer os benefícios desse ativo. Produzido pelas glândulas sebáceas, o esqualeno constitui cerca de 12% da barreira natural de proteção da epiderme. Porém, a partir dos 20 anos, a produção começa a cair e a reposição se torna muito necessária. 

Por isso, os cosméticos que contém esqualano são os melhores amigos de quem busca hidratação natural e o tão desejado efeito glow. O esqualano é responsável não só por hidratar, mas também por manter o viço e a textura saudável da região. Por ser muito próximo do esqualeno, ele é reconhecido e absorvido totalmente pelo organismo, recuperando rapidamente a barreira de proteção natural da pele. 

Por isso, produtos com esqualano são conhecidos como biocompatívieis. Ele também pode ser combinado com outros ingredientes incríveis para a saúde da pele como retinol, ácido salicílico, vitamina C, vitamina E, entre outros. 

o que é esqualano

Além disso, os benefícios hidratantes do esqualano se estendem para outras áreas do corpo, como o cabelo. A indústria cosmética também utiliza o ativo em perfumes como fixador de fragrância, em maquiagens e em produtos para acalmar a pele após a depilação. 

Esqualano + Skelt 

Aqui na Skelt, você encontra os benefícios do esqualano em nosso Shower Cream, produto elaborado para proporcionar uma hidratação profunda mesmo em peles extremamente secas. 

Além do esqualano, o Shower Cream da Skelt conta com óleo de coco e manteiga de karité, outros dois ativos poderosos para a hidratação da pele. Na fórmula, ainda estão presentes micropartículas iluminadoras para garantir um glow incrível em qualquer ocasião. 

Com a pele ainda úmida, aplique e espalhe o Shower Cream com movimentos circulares gentilmente em todo o corpo. Depois, é só enxaguar e sair do banho pronta para arrasar. 

O Shower Cream também está disponível no nosso Kit Bath & Glow, que une outro produto que cuida da sua pele: o Coffee Scrub, um esfoliante corporal da Skelt. Enriquecido com manteiga de karité e óleo de semente de girassol, o Coffee Scrub retira impurezas profundas e revitaliza a pele durante o banho. 

O esqualano pode prejudicar a pele? 

Como o esqualano é principalmente usado na forma de óleo, pode parecer que ele traz prejuízos para as peles mais oleosas, especialmente as com tendência ao aparecimento de cravos e espinhas. Porém, a boa notícia é que ele é um ingrediente não comedogênico, ou seja, não obstrui nossos poros, porque é reconhecido pelo nosso organismo. 

Por isso, não tenha medo de usar esqualano na pele, mesmo que ela seja acneica. Os benefícios desse ativo são essenciais para quem busca uma pele saudável e iluminada. 

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o que é esqualano e os benefícios dele, procure orientação de um dermatologista de sua confiança. Apenas um especialista pode fazer uma avaliação personalizada e indicar os melhores produtos para sua pele. 

Aprenda o que é esqualano e outros ativos incríveis no blog da Skelt! 

Com as Skelt Tips, você fica por dentro das últimas tendências do mundo da beleza, conhece os principais ativos dos cosméticos e aprende como cuidar da sua pele de maneira prática. Visite nosso blog para conferir nossos conteúdos exclusivos e não perder nenhuma notícia.

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário