O tempo estimado para leitura do post é 5 minutos
A pele é o maior órgão humano e a primeira defesa do corpo contra diversos fatores externos. Para ter uma barreira eficaz, é necessário que ela esteja saudável e protegida. Essa saúde depende de cuidados essenciais e aprender como usar protetor solar é um dos mais importantes deles.
Uma efetiva proteção exige produtos de qualidade e indicados conforme o tipo de pele e o clima ao qual é exposta. Para ajudar a entender os benefícios do protetor solar e como usá-lo, a Skelt preparou este conteúdo. Confira!
Saiba por que você deve proteger a pele
Proteger a pele é fundamental, pois ela mantém o equilíbrio dos fluidos do corpo — evitando a perda de hidratação — neutraliza agressores externos, como bactérias, poluição, vírus, radiação ultravioleta e outros fatores.
Ela também regula a temperatura corporal, transpirando para diminuí-la e também conserva o calor. Não proteger esse órgão vital é deixá-lo vulnerável, exposto ao envelhecimento precoce, às manchas, ao câncer de pele, às queimaduras de sol, à irritação, ao melasma e pode prejudicar a autoestima.
A importância do protetor solar
Os principais agentes dos quais devemos proteger a pele são a radiação solar, o infravermelho, calor produzido pela radiação, e a poluição. Não apenas elementos naturais prejudicam a pele, mas também a iluminação artificial emitida pelas lâmpadas e telas de celulares ou computadores.
Inclusive, a luz visível pode ser a mais problemática. Isso porque ela penetra profundamente na pele, aumenta a produção de radicais livres e pode agravar problemas já existentes, como o melasma, gerando uma pigmentação de difícil tratamento.
O filtro é a melhor forma de proteger nossa pele de todos esses fatores, pois possui ampla comprovação científica na prevenção do envelhecimento precoce e de outras doenças. Ainda, os benefícios do protetor solar podem ser potencializados quando associados a antioxidantes e hidratantes.
Além disso, se você tem pele acneica, o protetor solar para o rosto pode ajudar a controlar a oleosidade, já que o calor estimula as glândulas sebáceas. Dessa forma, esse produto não deve ser usado apenas na exposição ao sol, mas como parte dos cuidados diários.
Saiba como escolher o protetor solar ideal
Então, como usar protetor solar e quais as diferenças entre eles? A mais comum diferenciação do filtro solar é o Fator de Proteção Solar (FPS). Ele corresponde ao tempo de eficácia do produto sobre a pele.
O órgão apresenta uma tolerância de proteção natural contra a radiação UVB, e o número do FPS corresponde ao tempo em que ela pode ser prolongada. Se a pele começa a queimar a partir de 10 minutos, um filtro solar com FPS 15 vai protegê-la por 150 minutos.
Desse modo, é importante saber qual o melhor protetor solar para o seu tipo e fototipo de pele e rotina. Existem filtros específicos para peles acneicas, sensíveis, para o rosto e corpo, por exemplo.
Os filtros podem ser cremoso, oil-free, spray, em pó, em bastão, com cor, anti-idade, entre outras variações e propriedades complementares. A consulta ao dermatologista é indispensável para saber qual o melhor protetor solar para o rosto e corpo.
Aplicação do protetor solar
Afinal, como usar protetor solar? Eles devem ser aplicados e reaplicados a cada duas horas, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), independente do tipo de filtro. Devem ser usados todos os dias, em qualquer clima e até em ambientes fechados.
Além disso, o filtro deve ser aplicado em todos os tipos e tons de pele. Conforme a Dra. Priscila Ribas, cirurgiã-dentista e especialista em harmonização facial, peles negras, por exemplo, podem escolher um protetor que tenha FPS a partir de 30. Já as pessoas brancas precisam de um protetor solar com fator de, no mínimo, 40.
“Para peles claras e/ou com melasma, ou manchas, o ideal é associar o fator de proteção solar mais alto com protetor solar com cor, pois eles atuam como protetores físicos, além da barreira química do FPS”, completa a profissional.
Protetor solar corporal
Os melhores tipos de protetor para o corpo são as loções cremosas porque possuem melhor espalhabilidade. Com isso, para saber como usar protetor solar corporal, é importante observar o seu tipo de pele.
A quantidade indicada para aplicação no corpo é uma colher de sopa no lado anterior do tronco e outra na parte posterior, assim como uma colher para cada perna e cada braço. A fotoproteção deve ser resistente à água, já que é usada em praias, piscinas e durante atividades ao ar livre, na maioria das vezes.
Usualmente, aplica-se protetor solar apenas em áreas descobertas pelas roupas, mas tecidos leves não protegem a pele das radiações ultravioleta. Por isso, é importante usar o filtro em todo o corpo.
Protetor solar facial
O protetor solar facial é de extrema relevância para uma rotina diária de cuidados com a pele. Afinal, nosso rosto é a área mais exposta e vulnerável à radiação solar e à luz visível das telas do celular e computador.
Para evitar manchas na pele do rosto ou que essas piorem, o filtro solar facial é um importante aliado. Ele serve para o tratamento de manchas, como o melasma, controle da oleosidade, no caso de peles oleosas e acneicas, ou peles sensíveis com rosácea.
No caso desse tipo de protetor, também existe a opção com cor ou um primer com protetor solar, indicadas para peles com cicatrizes de acne. Como tais marcas são lesões mais profundas provocadas pela acne, a exposição ao sol pode piorá-las. Além disso, o pigmento serve para uniformizar o tom da pele.
Proteja-se com a Skelt
Gostou de saber como usar protetor solar? Com uma rotina de hidratação e proteção desde cedo, é possível manter uma pele saudável e bonita. A Skelt oferece proteção e beleza com produtos de toque aveludado e rápida absorção. Conheça nosso catálogo de produtos e experimente ter beleza e saúde na sua pele.