profissional passando óleo de girassol no corpo de cliente.

Conheça os 4 benefícios do óleo de girassol para a saúde

The estimated reading time for this post is 287 seconds

A natureza nos proporciona diversas plantas, nutrientes e materiais que são fundamentais não apenas para o skincare, como também para a nossa saúde. É por isso que hoje vamos falar sobre o óleo de girassol.

Rico em ácidos graxos insaturados e vitaminas (E, C, B1, B5 e B6), existem diversos benefícios no óleo do girassol. Quer saber mais sobre o extrato milagroso da planta? Continue a leitura!

O que é óleo de girassol?

Seja pela beleza, seja pelos retratos de Van Gogh, o girassol é uma das plantas mais conhecidas mundialmente. Também conhecida como Helianthus annuus, a planta é originária da América do Norte, e o óleo dela está cada dia mais popular por seus benefícios à saúde.

Rico em ácidos graxos e vitaminas, o óleo de girassol pode ajudar como anti-inflamatório e antioxidante, o que contribui para o coração, o cérebro, a pele e o cabelo. Perfeito para a sua saúde e beleza!

Quais são os benefícios do óleo de girassol? 

Agora que já sabe mais sobre a planta, você deve estar se perguntando quais são os benefícios do óleo de girassol. Ele traz vantagens que vão muito além da beleza, ajudando também a melhorar doenças.

Faz bem ao coração

Um dos mais notórios benefícios do óleo de girassol é a ação anti-inflamatória. Por ser rico em vitamina E, o óleo previne a inflamação das células, que favorece a ocorrência de doenças cardiovasculares, como o infarto ou o AVC.

Um estudo realizado pelo PREDIMED, com mais de 7.000 pessoas acompanhadas por 6 anos, aponta que o ácido oleico (componente do extrato de girassol) pode trazer inúmeros benefícios para a saúde cardiovascular.

Além da ação anti-inflamatória, um estudo realizado na Universidade Autônoma de Madrid apontou que alimentos fritos em azeite e óleo de girassol não estão associados a doenças cardíacas. 

óleo de girassol.

“A pesquisa foi feita em um país mediterrâneo, onde o azeite e o óleo de girassol são as gorduras mais comumente utilizadas para fritar alimentos e, nesse contexto, não foi observada associação entre o consumo de frituras e risco de doenças cardíacas ou morte”, comenta a coordenadora do estudo, Pilar Guallar-Castillón.

Hidrata o cabelo

Não podemos mencionar óleo vegetal sem falar de beleza, não é? O extrato da planta pode ajudar na hidratação da pele do couro cabeludo e, consequentemente, na hidratação dos fios.

Contudo, é importante alertar: não deixe o produto na cabeça por muito tempo. O recomendado é comprar algum cosmético que possui o óleo de girassol na composição, de maneira balanceada.

Além de hidratar os fios, o óleo da semente ajuda a controlar aqueles cabelinhos que ficam para cima (também conhecidos como frizz). Para isso, basta aplicar um pouco do extrato nos fios antes de lavar o cabelo ― no máximo, duas vezes por semana.

Hidrata a pele 

Outra das vantagens do óleo girassol para a pele é que, ao utilizar hidratantes que contenham o óleo na composição, o resultado desejado de uma pele mais lisa e macia vem mais rapidamente.

Isso porque cremes hidratantes com o óleo vegetal na composição são ótimos para melhorar a condição de barreira da pele em pessoas com a pele seca ou até mesmo pacientes com atopia.

Contudo, é importante alertar: não misture o óleo de girassol com qualquer creme, já que isso pode fazer os dois produtos perderem as propriedades. Dessa forma, procure por aqueles que já contenham o extrato da planta na composição.

Ah! É impossível falar em pele dos sonhos sem mencionar o Kit de BodyCare da Skelt, que conta com óleo de girassol na fórmula. Com um hidratante iluminador de banho, um esfoliante corporal e um autobronze, você tem o kit completo para um bodycare espetacular.

Combate o envelhecimento precoce 

Além de trazer pontos positivos para o corpo, há vantagens em usar produtos de óleo de girassol para o rosto. Isso porque, por ser rico em antioxidantes, a planta combate os radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento das células).

Dessa forma, manter uma rotina de cuidados com cremes hidratantes para o rosto e com óleo vegetal do girassol pode ajudar a combater dois temores da beleza: rugas e linhas de expressão em peles jovens.

Mitos do óleo de girassol

Como vimos, o extrato do girassol pode trazer inúmeros benefícios, não só para a sua saúde, como também para a pele e os cabelos. Entretanto, é importante alertar sobre um mito popular em relação ao óleo vegetal:

Ajuda na cicatrização de feridas 

Se você procurar na internet pelo extrato de girassol, uma das primeiras opções relacionadas é “óleo vegetal para feridas”, o que pode levar a achar que a planta ajuda na cicatrização.

Porém, estamos aqui para desmistificar que o óleo de girassol é cicatrizante. Pesquisadores confirmam que não há evidências de que o uso ou o consumo do óleo vegetal faça as feridas cicatrizarem mais rapidamente. 

Conheça a Skelt

Quer testar algum produto que contenha o extrato de girassol e ver por si só os benefícios? Então, corre lá para a nossa loja online e dá uma olhada no nosso Shower Cream, produto que promete transformar o banho em uma explosão de sentidos.

Se você gostou de saber sobre os benefícios do óleo de girassol, confira outros conteúdos incríveis no nosso blog. Lá, você pode encontrar várias indicações e informações interessantes.

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário