esfoliação para pele oleosa

Esfoliação para pele oleosa: cuidados e benefícios

Há inúmeras técnicas de esfoliação para pele oleosa. Porém, apesar de ser essencial para manter o equilíbrio da pele, essa técnica exige alguns cuidados para não trazer riscos para a saúde. 

A esfoliação promove uma limpeza mais profunda dos poros, diminuindo o aparecimento de espinhas, cravos e brilho excessivo, características da pele oleosa. Ainda assim, a maioria dos esfoliantes contém ingredientes que podem irritar as espinhas mais vermelhas e inflamadas. Por isso, a limpeza de pele é mais recomendada para quem tem pele acneica e busca desobstruir os poros. 

O blog da Skelt preparou um conteúdo exclusivo para você conhecer todos os benefícios da esfoliação para pele oleosa e, inclusive, garantir um bronzeado perfeito neste verão. 

Benefícios da esfoliação para pele

Esfoliar a pele com frequência estimula a renovação celular, melhorando a aparência de manchas e marcas, especialmente presentes nas peles oleosas. Essa prática também previne o aparecimento de novas espinhas e cravos, já que desobstrui os poros. 

Outra função da esfoliação para pele oleosa é preparar a pele para a aplicação de cosméticos. Por promover a renovação celular, os esfoliantes ajudam na uniformização do tom e da textura da pele. Assim, a pele fica pronta para absorver os benefícios de outros cosméticos, especialmente os de tratamento. 

Ela também facilita a aplicação de autobronzeadores, pois uma pele uniforme é essencial para conquistar um glow incrível em qualquer época do ano. Esse é o caso de produtos como os presentes no Kit Skelt Care, que promovem um bronzeado natural para todos os tipos de pele.

Após a esfoliação, utilize a luva aplicadora para passar o Autobronzeador em Mousse pelo corpo e o Autobronzeador Facial no rosto. O Autobronzeador Gradual também pode ser usado diariamente para reforçar o bronzeado.

Cuidados com receitas caseiras 

Desde o boom das redes sociais, é muito fácil encontrar receitas de esfoliante caseiro para o rosto oleoso. Apesar de trazerem resultados, é importante tomar alguns cuidados para não prejudicar a pele. 

Tanto no rosto quanto no corpo, o uso excessivo de esfoliação caseira pode trazer irritação, alergias e ressecamento. Dependendo dos ingredientes usados, há também o risco de aparecimento de manchas após a exposição solar. 

A falta de conservantes é outro perigo das receitas de esfoliantes caseiros. Seja qual for a mistura utilizada, é fundamental usá-la na hora para evitar a contaminação por bactérias e outros micro-organismos. 

Opte sempre que possível por produtos específicos de esfoliação para pele oleosa. Antes de usar qualquer técnica, consulte seu dermatologista de confiança para saber qual o melhor esfoliante para sua pele. 

Como realizar a esfoliação da pele? 

A frequência da esfoliação vai depender do seu tipo de pele e das recomendações do seu dermatologista. No caso da oleosa, a esfoliação para pele deve ocorrer por duas vezes na semana no máximo, enquanto outros tipos de pele podem ser esfoliadas apenas uma vez na semana. 

1. Preparando a esfoliação 

O primeiro passo é a escolha do esfoliante. Se optar por uma receita caseira, tome cuidado com ingredientes muito pontiagudos, como açúcar cristal ou sal grosso, para não machucar sua pele. 

Se preferir um cosmético, é importante evitar aqueles que apresentem esferas de microplásticos na fórmula. Apesar de ainda serem muito utilizadas pela indústria cosmética, elas saem de nosso corpo diretamente para rios e oceanos, poluindo o meio ambiente. 

Felizmente, já existem diversas opções de esfoliantes com ingredientes naturais como principal agente, como esferas vulcânicas ou cascas de arroz. Assim, você evita agredir sua pele e ainda protege a natureza. 

2. Esfoliando a pele 

A água quente facilita a esfoliação para pele oleosa por deixar os poros mais abertos. Quando for esfoliar o rosto, limpe-o com um sabonete recomendado para peles oleosas e prepare uma bacia de água quente para a etapa de vaporização. 

esfoliação para pele oleosa

Apoie o rosto próximo ao vapor da bacia e se cubra com uma toalha para expor a pele ao calor e abrir seus poros. Após cerca de 10 minutos, já fora do vapor, aplique o esfoliante escolhido. 

Faça movimentos gentis e circulares por toda a região, começando pela testa, descendo até o queixo e voltando para a região das bochechas e do nariz. Então, deixe agir por 10 minutos e enxágue com água fria ou morna. 

A esfoliação do corpo deve seguir os mesmos passos, mas troque a vaporização por um banho com temperatura entre morna e quente para abrir seus poros e potencializar o procedimento. 

3. Cuidando do pós-esfoliação 

Após a esfoliação, o foco deve ser no tratamento da pele. Para acalmar o rosto após a limpeza mais profunda, você pode aplicar tônicos sem ácidos e um hidratante para a pele oleosa na região. 

O corpo deve ser imediatamente hidratado após a esfoliação. Portanto, invista sempre em produtos recomendados ao seu tipo de pele para evitar o temido efeito rebote. Se for sair logo após o procedimento, aplique também um protetor solar. 

Tenho rosto acneico, e agora? 

Se sua pele tiver muitas espinhas aparentes, você deve optar pela limpeza de pele profunda. Enquanto a esfoliação para pele oleosa pode ser caseira, a limpeza de pele é um procedimento reservado aos consultórios dermatológicos ou clínicas estéticas. 

A técnica é realizada por profissionais para garantir segurança em cada etapa de desobstrução dos poros. É a maneira mais recomendada de retirar cravos e comedões sem prejuízos à saúde. 

Após o procedimento, aplique o Protetor Solar & Primer Skelt para proteger a pele dos raios solares enquanto controla a oleosidade dela. Assim, você mantém sua pele saudável em qualquer ocasião! 

Aprenda tudo sobre esfoliação para pele oleosa com Skelt! 

Os produtos Skelt foram elaborados para garantir um bronzeado natural e iluminado enquanto cuidam da sua pele. Visite nossa loja virtual para conferir todas as opções da marca de autobronzeadores mais vendida do Brasil.

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário