Logo da Skelt
Linha
higiene da pele

Higiene da pele: cuidados necessários com o rosto e corpo

O tempo estimado para leitura do post é 5 minutos

O banho diário é hábito entre os brasileiros, mas você sabe por que a higiene da pele é tão importante? Quando falamos do rosto, a higienização correta garante o controle da oleosidade, prevenindo o tão temido brilho excessivo no calor.

Ao longo do dia, diversas impurezas vão se acumulando em nossa pele, então é importantíssimo terminar o dia com um ritual de limpeza tanto para o corpo quanto para o rosto. Limpar a pele previne a proliferação de bactérias, fungos e outros micro-organismos que prejudicam a nossa saúde. 

Conquistar uma pele luminosa e saudável requer uma rotina de cuidados diária além do banho. Por isso, a Skelt preparou um conteúdo com dicas de cuidados com a higiene da pele, tanto do rosto quanto do corpo, para você manter a sua hidratada, saudável e protegida em qualquer ocasião.

Pele do rosto x do corpo

São vários os tipos de pele e eles variam conforme a região. Então, é bastante comum uma pessoa ter rosto oleoso e a pele do corpo mais seca, ou o contrário.  Por isso, não se deve utilizar o mesmo sabonete nos dois lugares, mesmo que tenham o mesmo tipo de pele. 

O rosto é uma região que necessita de cuidados especiais para se manter saudável e iluminado. Por ele ser mais fino e vascularizado, a barreira lipídica de proteção responde de maneira diferente às agressões externas como exposição solar, luz azul, poluição e, é claro, maquiagem.

Quando essa proteção está em desequilíbrio, ou seja, quando a produção de sebo está maior ou menor que a necessária, sentimos a pele seca ou oleosa. 

Cuidados com o rosto

1. Higienização

O skincare básico é formado por três etapas: higiene, hidratação e fotoproteção. A limpeza deve ser feita com sabonete específico para seu tipo de rosto para não agredir a barreira lipídica. 

A higiene da pele mista ou oleosa deve usar produtos com textura em gel e ingredientes adstringentes, que ajudam na desobstrução dos poros, na retirada do sebo excessivo e das impurezas.

Lembre-se: é importante não lavar o rosto mais do que duas vezes ao dia para evitar o efeito rebote. Quando lavamos o rosto, retiramos o sebo e, se isso ocorrer muitas vezes ao dia, o organismo entende que precisa produzir ainda mais sebo para protegê-lo. Assim, o rosto fica mais oleoso.

Se você tem pele seca ou normal, invista em sabonetes líquidos com pH neutro e complemente o processo com uma loção de limpeza. Os tônicos faciais, como a água micelar retiram as impurezas mais profundas e também servem como removedor de maquiagem.

2. Hidratação

A pele limpa está preparada para receber nutrientes de maneira tópica, então escolha um hidratante específico para essa região. Opte por produtos oil free, à base de água, para não aumentar a oleosidade de rostos mistos e oleosos. 

Para secos ou normais, um hidratante em creme de rápida absorção é suficiente para repor as substâncias naturais da pele como vitamina E, ceramidas, colágeno e a mais importante: a água.

3. Fotoproteção

Durante o dia, é essencial utilizar um filtro solar com, no mínimo, FPS 30 para proteger o rosto dos raios UVA e UVB. Se gostar de se maquiar, você pode investir em fotoprotetores com pigmento que servem como base.

O Protetor Solar & Primer Skelt é um produto multifuncional que cabe em qualquer estação do ano. Com FPS 45, ele protege sua pele enquanto a prepara para receber a maquiagem, funcionando como primer.

Cuidados com a pele do corpo

1. Banho

Sabe aquele longo banho quente após um dia cansativo? É coisa do passado! A água quente não faz bem para nenhum tipo de pele, especialmente para as secas ou sensíveis.

Ela remove os óleos naturais da pele, dilata os poros e estimula a produção das glândulas sebáceas. Esse ressecamento pode causar coceira, irritação e acne corporal.

higiene da pele

Portanto, na hora da higiene do corpo, deixe a água de morna para garantir que o banho não afete a barreira de proteção cutânea. Também deixe as buchas ou esponjas corporais para os momentos de esfoliação.

O sabonete deve ser líquido e ter pH neutro para limpar as impurezas sem agredir. Após a higiene da pele, aplique um hidratante para repor os nutrientes da barreira cutânea.

Aposte em produtos como o Shower Cream da Skelt. Sua fórmula inovadora tem textura cremosa e é composto por oléos de coco e girassol, manteiga de karité e esqualano. Nosso Shower Cream foi elaborado para hidratar a pele sem perder a sensação de limpeza.

2. Esfoliação

Enquanto a esfoliação facial deve vir junto à limpeza de pele, a corporal pode ser feita em casa sem complicações. A esfoliação ajuda a retirar impurezas e toxinas acumuladas no corpo, além de melhorar a circulação da região, ajudando a minimizar o aspecto de marcas como a celulite e as estrias.

Produtos como o Coffee Scrub Skelt são perfeitos para esse ritual. Sua fórmula conta com ingredientes emolientes e antioxidantes, que esfoliam enquanto promovem a hidratação da pele, além de tonificar e limpar profundamente.

A esfoliação uniformiza o tom, sendo um passo importante antes de procedimentos como o autobronzeamento. Após o banho, esfolie o corpo com o Coffe Scrub e hidrate as áreas mais ressecadas, como joelhos, cotovelos, pés e mãos.

Depois, aplique o Kit Bronze Body & Face para obter um bronzeado em poucas horas! Esse kit contém o Mini Autobronzeador em Mousse e o Autobronzeador Facial, que proporcionam um glow incrível para todos os tipos e tons de pele.

A importância da higiene da pele e outros cuidados diários você encontra no blog da Skelt!

As Skelt Tips são conteúdos recheados de dicas sobre cuidados com a pele para você arrasar em qualquer ocasião. Acompanhe nosso blog e fique por dentro das últimas tendências!

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário