Logo da Skelt
Linha
aloe vera cortada.

O que é Aloe vera e quais são os benefícios dela?

O tempo estimado para leitura do post é 4 minutos

Sem dúvidas, a rainha egípcia Cleópatra é lembrada até os dias de hoje pelas maquiagens, pelos romances e, é claro, pela beleza natural. Porém, você sabia que pode usar o mesmo produto que ela? A babosa era uma das preferidas de Cleópatra e ainda é utilizada nos cuidados com pele e cabelos. Então, o que é Aloe vera?

A planta Aloe vera, popularmente conhecida como babosa, possui diversos benefícios quando é agregada à rotina de cuidados: ela pode ter efeitos calmantes, anestésicos, além de hidratar o cabelo e a pele. Quer saber mais sobre esta planta milagrosa e como utilizá-la? Continue lendo o texto!

O que é Aloe vera?

Aloe vera, também conhecida como babosa, é uma planta herbácea do norte da África, mas pode crescer em qualquer tipo de solo. Ela  é constituída de uma superfície externa com um suco de látex, uma folha central verde e uma gelatina interna, composta por água, polissacarídeos e outros componentes, como vitaminas A, B, C e E.

Além de trazer inúmeros benefícios para a beleza, como a hidratação da pele e cabelos, ela possui características medicinais, como efeito calmante, cicatrizante, anestésico e anti-inflamatório.

Quais os benefícios para a saúde?

Então, o que é Aloe vera: um produto para a saúde ou para a beleza? Na verdade, a babosa pode ajudar nos dois aspectos. Além de ser um ótimo produto natural estético, a planta ajuda em vários quesitos relacionados ao bem-estar, como:

Auxilia na cicatrização

Alguns componentes da babosa, como glicoproteínas, açúcares e polissacarídeos, ajudam na estimulação da produção de colágeno. Isso recupera a pele e reduz a fase de inflamação de um machucado.

Em outras palavras, a Aloe vera ajuda a reparar os tecidos de dentro para fora, seja de machucados, seja de queimaduras. Então, se você se queimou muito neste verão, passar algum creme com babosa pode ajudar!

Foi para a praia ou à piscina e se esqueceu de usar o protetor solar? Confira algumas dicas de cuidados para a pele pós-sol clicando aqui.

Favorece as articulações

Os polissacarídeos presentes na planta diminuem os efeitos da velhice na pele, o que contribui para o rejuvenescimento das articulações. Inclusive, o uso da Aloe vera ajuda a tratar bursite, tendinite e artrite reumatoide.

pessoas segurando vasos com aloe vera.

Além de tratar as articulações, o enxofre presente na composição é uma ótima maneira de hidratar o tecido corporal, agindo contra o enrijecimento dos órgãos. O que é aloe vera se não uma planta milagrosa, não é?

Promove o controle de diabetes

Para que serve Aloe vera? Um estudo realizado pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) apontou que a babosa possui um indicativo de efeito hipoglicemiante, ajudando a reduzir a glicemia e balancear a insulina no corpo.

Assim, pode-se dizer que alguns tipos de Aloe vera têm potencial medicinal no controle da diabetes. Além disso, a planta pode agir na prevenção do pé diabético (doença que causa perda de sensibilidade nos pés).

Anti-inflamatório

Por fim, a babosa também possui propriedades que auxiliam no tratamento de inflamações, infecções e especialmente queimaduras. Sim, muitos produtos de pós-sol trazem Aloe vera na composição.

Você pode optar por passar um produto específico para amenizar a ação inflamatória ou também usar a própria planta! Basta passar o gel localizado na parte interna das folhas na área afetada.

Como usar aloe vera?

Como vimos, o extrato de Aloe vera possui diversos benefícios medicinais. Porém, o que realmente chama atenção são os efeitos da babosa na pele e no cabelo. Por isso, trouxemos algumas dicas para usar corretamente a planta:

No cabelo

O gel do Aloe vera é muito bom para nutrir e hidratar o cabelo, diminuindo as tão odiadas pontas duplas e a quebra. Para alcançar o efeito, é preciso seguir esses passos:

  • lavar os fios de cabelo;
  • aplicar uma mistura do gel de babosa com seu creme de hidratação do meio até as pontas dos fios;
  • esperar agir por 30 minutos (aqui, você pode usar uma touca para proteger e segurar o cabelo);
  • por fim, enxaguar os cabelos e retirar toda a mistura dos fios;

No corpo

O creme hidratante de pele da rainha do Egito tinha apenas quatro (mas poderosos) ingredientes: extrato de Aloe vera, cera de abelha, óleos essenciais de rosa e de amêndoas. Dá pra acreditar?

O creme tinha 96% de água e 4% de moléculas de carboidratos, que trazem a capacidade de penetrar na pele, ajudando na limpeza dos poros e na hidratação do corpo.

Porém, aqui na Skelt, você encontra produtos que, além de oferecerem todos os benefícios da Aloe vera, deixam sua pele bronzeada ao longo do ano todo. Alguns exemplos são os mousses autobronzeadores e as águas autobronzeadoras.   

Outras opções de produtos

Se você gostou de descobrir o que é Aloe vera, não se esqueça de conferir o nosso blog. Lá, você pode encontrar conteúdos educativos e muitas dicas legais, como indicações sobre como esfoliar as pernas de forma prática e saudável. Para garantir produtos que contenham a babosa na composição, confira nossa loja oficial e compre, agora mesmo, os produtos que mais atendem à sua necessidade: desde nossos kits de banho até autobronzeadores e maquiagens corporais.

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário