protetor solar para pele negra

Protetor solar para pele negra: como escolher o produto ideal?

Cuidados cutâneos podem ser difíceis de determinar, especialmente quando o tema está envolto de mitos. Por exemplo, muitas pessoas acreditam que protetor solar para pele negra é um passo desnecessário, quando, na verdade, é fundamental para manter a saúde em dia.

Por isso, para você ter controle do seu skincare com uma pele linda e saudável, o blog da Skelt preparou um conteúdo completo sobre como ter esse cuidado com a pele negra. Para saber todas as informações sobre o tema, é só continuar a leitura!

Como saber se tenho a pele negra?

Quando falamos de pele negra, é importante entender que aqui estamos tratando de um fototipo cutâneo. Existem diversas classificações que determinam as principais características de uma pele: tipo, tom, subtom e fototipo são algumas delas. 

Os fototipos cutâneos são uma escala criada pelo dermatologista Thomas B. Fitzpatrick em 1976. É um conceito puramente científico, determinado pela quantidade de reações de cada pele quando exposta ao sol. Segundo ele, uma pele negra pode ser classificada dessa maneira se:

  • nunca queima;
  • tem alta proteção solar;
  • é completamente pigmentada.

Por conta dessa classificação, é altamente difundida a ideia de que o protetor solar não é mandatório para pessoas com o fototipo negro. Contudo, isso não é verdade, visto que realmente há uma resistência aos danos causados pelo sol, mas ainda há sensibilidade.

O que acontece é que essa pele tem maior quantidade de melanina, uma proteína produzida naturalmente pelo nosso corpo que nos confere coloração à pele, aos olhos, etc. A melanina também tem um fator de proteção natural e, quanto mais ela está presente, menos sensível a pele é, o que não a impede de correr riscos.

Pessoas de pele negra precisam de proteção solar?

Sabendo que, mesmo tendo o fototipo negro, a pessoa corre riscos de desenvolver problemas de pele ligados ao sol, surge a dúvida: o uso do protetor solar para pele negra é necessário? A resposta é sim! Para a pele manter a saúde e a beleza, esse é um passo diário na rotina de cuidados.

Apesar de menos suscetíveis a doenças como o câncer de pele, pessoas de pele negra são mais afetadas por manchas de pele, que podem ter origem ligada ao sol e à produção de melanina. Além da proteção contra as manchas, o filtro solar tem ação contra o fotoenvelhecimento.

Então, qual é o fator de protetor solar para pele negra ideal? Nesse sentido, em dias de calor, é recomendado usar um filtro com FPS 30. Nos dias nublados, FPS 15 é suficiente. O PPD também é fundamental, por isso sempre escolha protetores solares de amplo espectro.

protetor solar para pele negra

Isso vale para o corpo e o rosto, que devem ter protetores específicos. Por fim, é importante manter os cuidados gerais ao aplicar o produto, que deve ser espalhado por toda a pele seca e reaplicado a cada 3h (ou 2h, caso haja sudorese ou exposição à água).

Como escolher o protetor solar ideal?

Mesmo sabendo que o protetor solar para pele negra é essencial, o FPS e o PPD não são os únicos parâmetros que determinam se um produto é ideal para uma pele ou não. Isso porque, como mencionamos, existem outras características cutâneas que influenciam em como escolher o protetor solar.

Dessa maneira, não há como determinar o melhor protetor solar para pele negra, mas sim testar diferentes fórmulas com base naquilo que cada pele exige. Por isso, se você apresenta um fototipo negro e pele acneica, você pode preferir usar um produto diferente de alguém com o mesmo fototipo, mas com a pele seca.

Por exemplo, se você tem manchas pelo rosto, um segredinho valioso é buscar por protetor solares com cor que, além da proteção, ajudam a uniformizar suavemente o tom da pele. 

Já um protetor transparente é uma ótima vantagem para pessoas com o fototipo negro, pois não modifica o tom nem deixa a pele esbranquiçada. A textura das soluções são outro fator de grande importância na hora de escolher o produto ideal. Opte por produtos em sérum, não oleosos.

Se você tiver dúvidas sobre como determinar os cuidados contra o sol corretos para sua pele, é ideal consultar um dermatologista. O profissional pode fazer alguns exames para entender o que você precisa, além de oferecer o acompanhamento ideal para assegurar sua saúde.

Outros cuidados contra o sol

Além do protetor solar para pele negra, há outros cuidados que podem ser tomados para proteger a pele ainda mais contra a radiação solar. Evitar a exposição solar é um deles, especialmente em dias de calor extremo e nos horários de sol mais forte. 

Além disso, manter o corpo e a pele devidamente hidratados, com os cuidados de skincare em dia, é uma boa dica. Assim, a pele fica mais bem-cuidada, com uma aparência mais radiante e viçosa!

Cuide-se com a Skelt!

Aqui na Skelt, você encontra um protetor solar ideal para todos os tipos de pele! Confira esse e nossos outros produtos, e aproveite o melhor do sol com a proteção ideal para você!

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário