mulher com pele madura de maiô na piscina.

Quais são os cuidados essenciais com uma pele madura? Entenda aqui!

O tempo estimado para leitura do post é 4 minutos

Conforme os anos vão passando, nossa pele vai se modificando e exigindo cuidados diferentes. Quando chegamos ao ápice da meia-idade e conquistamos uma pele madura, podemos observar mudanças permanentes em nosso corpo, por isso nossa rotina também precisa se adaptar. 

Contudo, é importante notar que esta transição não acontece do dia para a noite. Por isso, precisamos manter uma rotina de cuidados com a superfície do corpo desde cedo a fim de garantir resultados mais positivos durante esta fase. Para entender melhor, acompanhe o artigo que a Skelt preparou a seguir!

Como saber se sua pele é madura?

O primeiro passo para identificar quais cuidados a pele madura exige é, de fato, entender se você tem uma. Não existe uma regra clara que determina a partir de que ponto ela passa a ser classificada dessa maneira. No geral, algumas características em conjunto podem ajudar a chegar a uma conclusão.

É comum que essas singularidades apareçam entre 40 e 50 anos de idade, por isso as recomendações são indicadas para pessoas dessa faixa etária em diante. No entanto, é fundamental acompanhar as mudanças da sua pele e fazer consultas rotineiras com o dermatologista para receber descrições mais certeiras.

Alguns sinais que o profissional pode procurar e você pode tentar observar em sua casa são:

  • perda de elasticidade;
  • rugas e linhas finas mais proeminentes;
  • poros dilatados;
  • pele mais seca;
  • vasos sanguíneos destacados;
  • aparecimento de hiperpigmentações.

Se você notar que algumas dessas características estão ficando mais evidenciadas em seu corpo e seu rosto, talvez seja hora de começar um tratamento para pele madura. No entanto, caso você ache que os sinais estão exacerbados, procure a ajuda de um dermatologista para examiná-la com mais precisão.

Principais cuidados com a pele madura

Para começar a escolher os cuidados com a pele madura, você deve identificar como você quer lidar com a sua. Algumas pessoas, por exemplo, não se importam com o aparecimento de linhas finas, enquanto outras preferem eliminá-las.

A pele madura não é um problema — é apenas um sinal de suas vivências. Não é possível nem necessário evitar as marcas do tempo. Contudo, é necessário manter alguns cuidados para garantir sua saúde cutânea e, consequentemente, sua saúde geral. 

Hidratação

Conforme vamos envelhecendo, nossa pele perde algumas capacidades fundamentais. Com isso, ela pode parecer mais ressecada, especialmente em pessoas que já têm essa tendência. Dessa forma, a hidratação se torna um grande destaque entre os produtos para pele madura.

Para redobrar a hidratação da pele, é possível adicionar alguns produtos na sua rotina. Um deles é o shower cream, um sabonete hidratante para o corpo que você aplica durante o banho e, depois, enxágua. Ele é um ótimo aliado dos hidratantes que já estamos acostumadas a utilizar diariamente.

Proteção solar

Outro cuidado fundamental durante a vida toda é a proteção solar. Por carregar muitos anos de exposição solar na superfície, a pele madura está mais suscetível a danos causados pelo sol. Por isso, é importante atentar-se à proteção solar para evitar o aparecimento de manchas como o lentigo solar.

Dessa maneira, não importa qual é o seu tipo ou fototipo cutâneo, sempre escolha filtros solares com, no mínimo, FPS 50 e proteção UVA. As regras de aplicação permanecem: espalhe bem por todo o corpo e rosto, e reaplique a cada três horas de uso. 

Tratamento

Se você deseja minimizar uma questão específica, como as rugas ou as hiperpigmentações, você pode optar por um tratamento específico. Existe uma série de produtos para o skincare da pele madura com os mais variados objetivos, por isso cada cuidado é único.

mulher com uma pele madura saudável.

Mesmo com as opções disponíveis, há alguns ingredientes que você pode procurar nas fórmulas para cada tipo de problema. Alguns exemplos são:

  • ácido hialurônico: favorece a elasticidade e a viçosidade da pele;
  • niacinamida: age contra hiperpigmentações, deixando a pele mais uniforme;
  • esqualano: protege contra os radicais livre e hidrata;
  • ácido lático: promove uma esfoliação suave e a regeneração celular;
  • colágeno: melhora a elasticidade da pele;
  • aloe vera: hidrata e acalma a pele.

Ao utilizar qualquer tipo de produto em sua pele, lembre-se de sempre checar as instruções do fabricante. Isso porque alguns ingredientes podem não trabalhar muito bem em uma mesma rotina. Não se esqueça de contar com a ajuda de um profissional.

Cuidados durante a vida toda

Nunca é tarde para começar a cuidar da pele, mas quanto mais cedo você começar, melhores vão ser os resultados futuros. Por isso, garanta que você está atendendo às necessidades da sua pele desde cedo, criando uma rotina de skincare e bodycare que funcione para você e o seu dia a dia.

As rotinas não precisam ser complicadas: tanto para o corpo quanto para o rosto, limpeza, hidratação e proteção solar são os três passos essenciais. A partir deles, você pode desenvolver cuidados mais específicos, encaixando produtos que solucionem questões com que você se preocupa.

A ação dos radicais livres e da radiação solar é um dos principais problemas relacionados ao envelhecimento precoce. Por isso, garanta que a sua pele esteja protegida contra esses agentes para minimizar os efeitos negativos que podem aparecer com o tempo.

A Skelt cuida da sua pele sempre!

Não importa a sua fase de vida: a Skelt oferece os melhores cuidados para o seu corpo! Conheça a nossa loja virtual e aproveite todos os benefícios que nossos produtos podem proporcionar!

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário