sol faz bem para a pele

Será que o sol faz bem para a pele? Descubra como aproveitá-lo da melhor maneira

Existem diversos mitos que circundam os benefícios e os malefícios que o sol pode trazer para nós. Entre todas essas afirmações, pode ficar difícil de entender quanto se expor ou se proteger do astro. Então, qual é a verdade: o sol faz bem para a pele ou só é responsável pelo fotoenvelhecimento?

Esse assunto pode ser delicado, por isso merece bastante atenção ao ser tratado. Para você se livrar dessas dúvidas e aproveitar o sol ao máximo, o blog da Skelt preparou um conteúdo exclusivo. É só continuar a leitura!

Um pouco mais sobre o sol

O Sol é o centro do Sistema Solar e está a cerca de 150 milhões de quilômetros de distância da Terra. Esse é um espaço tão significativo que a luz que a estrela emana leva cerca de 8 minutos para atravessá-lo e chegar até nós. 

Por sua vez, essa luz é o que chamamos de radiação solar, um termo muito conhecido, especialmente por quem se interessa pelos cuidados com a pele. Dessa maneira, podemos classificar essa radiação em três tipos: infravermelha, luz visível e ultravioleta. 

Contudo, quando falamos de saúde cutânea, devemos dar os holofotes a uma dessas três: a radiação ultravioleta. Por si só, ela é dividida em duas, que chamamos de radiação ultravioleta A (UVA) e radiação ultravioleta B (UVB), das quais você já deve ter ouvido falar em algum lugar.

Porém, isso não é tudo, pois foi descoberto que a luz visível também pode ser outro fator de preocupação que o sol traz para a nossa pele. No entanto, isso não significa que o sol é um poder maligno sobre nossas cabeças, muito pelo contrário, mas sim que existem lados positivos e negativos a respeito do astro.

Amigo ou inimigo?

Então, como saber se o sol faz bem para a pele? Como pontuamos, ao tomar sol, existem três grandes preocupações para a pele: a UVA, a UVB e a luz visível. Mesmo assim, o astro traz uma grande quantidade de benefícios para o nosso corpo que são absorvidos via cutânea.

Por isso, é importante entender quais são os benefícios de tomar sol e quais são os pontos negativos da exposição solar. Isso permite criar uma rotina equilibrada em que é possível balancear essas questões. 

Benefícios da exposição solar

Produção de vitamina D

A falta de vitamina D é um problema muito comum, especialmente para pessoas que passam muito tempo em lugares fechados. O que poucos sabem é que isso acontece porque são os raios UVB que ativam a produção dessa substância no nosso corpo.

Ação antidepressiva

O nome pode parecer estranho, mas a endorfina e a serotonina são substâncias produzidas naturalmente pelo cérebro que ajudam a prevenir e minimizar sintomas de depressão. A síntese delas também é impulsionada pela exposição ao sol.

Bronze natural

Não tem como falar dos benefícios de tomar sol sem mencionar o bronzeado. Ele acontece pois a radiação solar age diretamente na produção de melanina na nossa pele, que é a responsável por dar aquela corzinha que a gente ama.

sol faz bem para a pele

Malefícios da exposição solar

Queimaduras

A exposição prolongada ao sol sem a proteção correta pode causar queimaduras que, por sua vez, podem trazer outros riscos maiores à saúde da pele e do corpo, de maneira geral. Nesse sentido, podem aparecer lesões cutâneas grandes, além de irritabilidade e maior sensibilidade na pele.

Fotoenvelhecimento

O fotoenvelhecimento é um malefício a longo prazo, ou seja, ele se desenvolve e fica aparente em um período maior. Por isso, muitas pessoas não chegam nem a perceber os sinais dele, que resultam em uma pele com uma aparência bem mais envelhecida, um possível aparecimento de manchas e uma falta de elasticidade.

Câncer de pele

O câncer de pele é o tipo mais comum de câncer no Brasil e no mundo. O tipo mais grave da doença é chamado de melanoma, e uma das causas principais da doença é a exposição solar sem proteção por longos períodos.

Como aproveitar o sol de maneira correta

Deu para perceber que sim, o sol faz bem para a pele, desde que se aproveite do jeito certo. Por isso, existem alguns cuidados a serem tomados antes de ir a qualquer passeio (os raios solares podem atravessar diversos tipos de proteção)!

  • Fuja dos horários mais quentes: prefira se expor ao sol durante o começo da manhã ou no fim de tarde. Durante as horas em que ele está mais forte, como no sol do meio-dia, a radiação UVB também está.
  • Passe protetor solar: a proteção de um filtro solar é essencial. Escolha um produto que combine com a necessidade da sua pele e tenha proteção de amplo espectro, contra raios UVA e UVB.
  • Evite a exposição prolongada: quanto mais tempo você fica sob o sol, menos efeito o protetor solar terá. Por isso, fique apenas o período necessário sob a luz solar direta.

Uma ótima alternativa também é utilizar produtos autobronzeadores de qualidade. Assim, você consegue o bronze do sol sem precisar se expor à radiação por muito tempo e ainda pode usar o protetor solar tranquilamente por todo o corpo.

Mantenha a melhor relação com o sol ao lado da Skelt

Viu só como o sol faz bem para a pele? Com a Skelt, você alcança aquele tom que o sol oferece sem correr riscos. Por isso, não deixe de conferir nosso catálogo e aproveitar todos os nossos incríveis produtos!

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário