O tempo estimado para leitura do post é 3 minutos
O perfume que você usa é feito de um misto de ingredientes que agem de maneira diferente em sua pele. Eles são organizados em forma de pirâmide olfativa para criar uma fragrância única.
A pirâmide olfativa é composta por diferentes tipos de notas, que como em uma partitura, se unem para – em conjunto – formarem um único perfume.
Neste post, você vai aprender a decifrar a pirâmide olfativa e entender qual o papel de cada nota na composição de uma fragrância.
Para que serve a pirâmide olfativa?
A pirâmide olfativa de um perfume permite que nosso olfato perceba uma estrutura harmoniosa na fragrância. Usar a pirâmide olfativa é uma forma de equilibrar a fórmula do perfume para que ela evolua com o tempo, durante sua utilização e fixação.
O papel da composição da pirâmide olfativa é tornar o perfume mais vivo, mais evolutivo ou mesmo linear, dependendo da intenção do criador. A evaporação da fragrância é então feita de forma contínua e gradual e um perfume pode revelar a sua identidade através de múltiplas camadas que se vão revelando ao longo do seu tempo de fixação.
A estrutura da pirâmide olfativa
A estrutura de uma fragrância é construída em três níveis: primeiro a nota de saída, depois as notas de corpo e, por fim, as notas de base.
Notas de saída
As notas de saída são aquelas que marcam o aroma que você sente assim que espirra seu perfume. Elas são compostas por elementos olfativos mais leves e voláteis, geralmente frescos. Alguns ingredientes que encontramos no topo da pirâmide olfativa compõem notas cítricas e aromáticas como bergamota, flor de laranjeira, pêra ou alecrim. As notas de saída da pirâmide olfativa são uma parte decisiva na escolha do seu perfume, pois é o cheiro que você distinguirá primeiro. Esse nível da pirâmide olfativa é chamado, entre os perfumistas de “o vôo do perfume”, cujas notas devem preparar o nariz para o que vem a seguir, com as notas de corpo e de base. Por isso, quando for experimentar um perfume, é recomendado esperar algum tempo para conhecer a evolução da fragrância antes de se decidir.
Notas de corpo
Gradualmente, as notas de corpo da pirâmide olfativa aparecem e “substituem” as notas anteriores. Esse nível da pirâmide traz um aroma menos explosivo, mas mais constante, representando a identidade e intensidade da fragrância. Essas notas podem ser florais, atalcadas, verdes ou frutadas e se revelam por mais tempo que as notas de saída, sendo o nível mais complexo da pirâmide olfativa. São as notas de corpo que irão assumir a originalidade do perfume, criando uma verdadeira assinatura olfativa.
Notas de base
As notas são reveladas um bom tempo após a pulverização e permanecerão por horas ou até dias em suas roupas, dependendo da fixação do perfume. Esse nível da pirâmide olfativa conta com notas amadeiradas, castanhas e ingredientes como bálsamos, madeiras perfumadas, chipre, âmbar e baunilha. As notas de base são que dão profundidade à fragrância e a fazem perdurar por mais tempo.
O perfume não é uma ciência exata, o perfume não é uma ciência exata, mesmo que seja resultado de um trabalho minucioso. A percepção da fragrância e a sua fixação podem variar de uma pele para outra. A magia e a beleza da arte olfativa é essa: seu perfume torna cada pessoa única, assim como cada pessoa transmite personalidade à fragrância que escolheu.
Descubra a pirâmide olfativa do Shower Cream
A pirâmide olfativa é uma estrutura de notas que, juntas, compõem todas as sensações envolvidas em uma fragrância. O Shower Cream, além de contar com uma textura única, possui em sua pirâmide olfativa notas de saída de pimenta rosa, gengibre e flor de laranjeira, suas notas de corpo chegam com o doce de leite, a romã e a datura e sua base finaliza com notas de vetiver do haiti, patchouli e fava tonka. Uma explosão nos sentidos durante o seu banho.