Logo da Skelt
Linha
ácido lático para que serve

Ácido Lático: para que serve e como age na pele?

O tempo estimado para leitura do post é 3 minutos

Os ácidos fazem maravilhas para a pele, por isso estão presentes em muitas formulações renomadas do skincare. O ácido lático, por exemplo, aparece na fórmula dos autobronzeadores corporais da Skelt, promovendo benefícios incríveis. Sim, o poder deste ativo vai muito além dos cuidados com o rosto e se estende para diversos fins. 

Se você quer saber para que serve o ácido lático, está no lugar certo! Entenda como o ativo age na pele e os principais motivos para procurá-lo na composição dos seus cosméticos favoritos – até mesmo aqueles que não possuem a função de um ácido, propriamente dito. 

Conheça o ácido lático

Afinal, o que é ácido lático? O ativo é um dos alfa-hidroxiácidos (AHAs) mais amados da atualidade. É um ácido orgânico que pode ser produzido por síntese química ou fermentação de substratos que contenham açúcar, feito por bactérias lácticas. 

A médica dermatologista Ana Carolina Peters Nogueira, explica que ele também é produzido naturalmente pelo nosso organismo. “No ser humano, o ácido lático é produzido durante a realização de atividades físicas. Quanto mais exercícios fizermos, mais vamos produzi-lo. Entretanto, quando produzimos mais do a capacidade de eliminação, surgem as incômodas dores musculares”. 

A Dra. Ana Carolina aponta que ”na área cosmética, ele é um excelente umectante e esfoliante, capaz de promover hidratação e renovação celular, deixando a pele mais iluminada, uniforme e macia. Quando falamos de cuidados faciais, o lático é bastante utilizado para realizar a esfoliação química da pele”.

O ingrediente é famoso por ser versátil e multiuso, proporcionando benefícios tanto para pele quanto para os cabelos. 

Como o ativo age na pele? 

A molécula do ácido lático tem um tamanho moderado em comparação com outros alfa-hidroxiácidos, por isso não penetra tão profundamente na pele, sendo considerado suave. “Ao fazer a esfoliação química no skincare facial, ele retira as camadas mais superficiais – a córnea principalmente – diminuindo a adesão entre as células enquanto renova a pele, sem irritar”.

O ácido lático atua como regulador do ph da pele, protegendo-a da proliferação de bactérias, fungos e agressões externas. Outro efeito associado é o estímulo leve à produção de colágeno, proteína indispensável para a sustentação e firmeza da pele do corpo como um todo. 

ácido lático
O ácido lático é um dos ingredientes do nosso amado Autobronzeador em Mousse.

Motivos para usar produtos com ácido lático na pele

Um dos maiores benefícios do ácido lático está associado à hidratação. “O ativo é parte do fator natural de hidratação da nossa pele, que contêm moléculas umectantes fundamentais para a retenção de água”.

Além da ação hidratante, ele estimula a produção de ceramidas. Elas são a base para manter a integridade da barreira cutânea, que protege a nossa pele contra fatores internos e externos.

A profissional Ana Carolina complementa: “para a face, promove esfoliação leve, melhora textura, o viço, diminui poros e aumenta a absorção de hidratantes e vitaminas, o que é ideal numa rotina de cuidados com a pele. Para o corpo, é um excelente umectante e ajuda a manter o ph levemente ácido, protegendo contra possíveis infecções”.

Função do ácido lático nos autobronzeadores Skelt

Como já mencionamos, o ácido lático oferece inúmeros benefícios para a pele. Na fórmula dos autobronzeadores corporais da Skelt, o composto orgânico é um dos destaques, pois:

  • controla o ph da pele, reforçando a sua proteção;
  • Possui ação emoliente, devido a capacidade de retenção de água;
  • Mantém sua pele mais resistente, macia e saudável.

Gostou de saber mais sobre o ácido lático? O nosso Autobronzeador em Mousse possui a mais alta tecnologia em autobronzeamento. Sua fórmula contém, além deste queridinho, aloe vera, pantenol e óleo de rícino. A Skelt investe nos melhores ingredientes e em ativos consagrados do skincare para levar até você o bronze dos sonhos. Já garantiu o seu?

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário