banho de sol

Aprenda a tomar banho de sol de forma saudável

Assim como o cálcio encontrado nos alimentos é essencial para a saúde dos nossos ossos, a vitamina D também é muito importante. Mas como consumi-la? A melhor forma de obter esse nutriente é por meio do banho de sol, seja durante um dia de praia ou até mesmo em casa, naquele cantinho especial na varanda.

Mas será que tomar banho de sol é seguro? Provavelmente você já ouviu alguém falar sobre os malefícios da exposição excessiva aos raios solares. De fato, ela pode causar danos à saúde, porém, ainda assim, é fundamental para o equilíbrio e bem-estar do nosso corpo. Acompanhe-nos para saber mais!

Quanto de sol podemos tomar?

Isso vai depender de uma série de fatores, tais como peso, idade, estado de saúde, tom da pele e região onde se vive. O recomendado para adultos é tomar sol no mínimo três vezes na semana, sem aplicação de filtro solar nas áreas expostas, pois ele impede a produção de vitamina D.

A média diária é de 15 a 20 minutos para pessoas brancas, até uma hora para negras e cerca de 30 a 40 para quem tem um tom intermediário. Após esse período, quem continuar tomando sol precisa passar protetor solar para evitar insolação e outras doenças.

Mas por que pessoas negras precisam de mais tempo em exposição solar? Quanto maiores os níveis de melanina, maior a dificuldade em absorver os raios ultravioletas. Portanto, se você tiver esse tom, vale apostar em um banho de sol mais demorado. Essa é uma ótima oportunidade para curtir os dias na praia. 

Qual o melhor horário para tomar banho de sol?

O melhor horário para tomar banho de sol de maneira saudável é antes das 10h e depois das 16h, visto que a incidência de raios UV atinge o pico durante esse horário. No verão, quando as temperaturas ultrapassam os 30 ºC, o recomendado é evitar o sol do meio-dia, uma vez que, por ser muito intenso, ele fica mais perigoso. 

Prefere evitar a exposição do rosto ou da cabeça? Deixar mãos, braços e pernas à mostra é o suficiente para a produção de vitamina D. Vale lembrar que a obtenção de vitamina D é impedida quando a exposição acontece por trás de janelas de vidro, já que os raios solares chegam fracos devido ao ângulo da Terra.

Antes de pôr essa dica em prática, é importante consultar um dermatologista. Esse profissional irá avaliar suas características, indicando quantos minutos de banho de sol você precisa por dia. Dessa forma, é possível passar por esse processo com maior segurança. 

Vale tomar sol por tempo prolongado uma vez por semana?

Produzir vitamina D em um dia para não ter que se preocupar com isso nos próximos parece uma ideia tentadora, porém, não é aconselhável. Isso porque essa exposição excessiva pode acabar acarretando sérios riscos à saúde e danos à pele, que ficará desprotegida por muitas horas. 

banho de sol

Nesses casos, se ela se bronzear demais, pode demorar ainda mais para absorver os raios ultravioleta, que impulsionam a produção da vitamina D. Agora, se o resultado for a irritação, o recomendado é dar um tempo na exposição ao sol até que a pele se restaure novamente. 

Caso você esteja com deficiência de vitamina D e não consiga reproduzi-la de forma natural, o melhor a se fazer é adicionar a suplementação à sua rotina. Esse processo deve ser administrado por um médico, que vai prescrever a quantidade baseada em suas particularidades individuais.

Como a suplementação não te dá aquele dourado na pele, investir em um autobronzeador é o ideal para conquistar o bronze perfeito. Nossa mousse é uma ótima opção para quem nunca usou um produto assim antes, proporcionando um bronzeado médio e impecável, com durabilidade entre 7 e 14 dias. 

Quais os benefícios do banho de sol?

Afinal, quais são os benefícios de tomar sol? Além de deixar sua pele muito bonita, com a cara do verão, e fortalecer os ossos, esse hábito pode reduzir a pressão arterial, amenizar os sintomas de Alzheimer e ajudar no combate à depressão, entre outras vantagens. 

A exposição ao sol também pode suprir um sistema imunológico hiperativo, o que pode explicar o porquê de a luz solar ser utilizada no tratamento de doenças autoimunes. Como os glóbulos aumentam durante esse momento, desempenham papel fundamental na defesa contra infecções, aumentando a imunidade.

Acompanhe mais conteúdos como este no blog da Skelt!

Agora que você já sabe tudo sobre banho de sol, que tal continuar aprimorando seus conhecimentos sobre os dilemas da pele? Aqui, no blog da Skelt, você encontra diversos conteúdos relacionados à saúde.
Se interessou pelo autobronzeador? Em nosso site, você encontra diversas opções seguras e eficazes em nosso site, que cuidam do seu corpo enquanto proporcionam o bronze perfeito, como os das celebridades. Confira!

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário