Logo da Skelt
Linha
Ativos naturais.

Ativos naturais: saiba o que são, onde encontrá-los e quais são os benefícios

O tempo estimado para leitura do post é 4 minutos

Se costuma ler o rótulo dos cosméticos, você já deve ter reparado que alguns produtos contêm ativos naturais. Contudo, você sabe qual é a principal função deles na nossa pele?

Os cosméticos com ativos naturais são livres de ingredientes tóxicos para o organismo e o meio ambiente, trazendo diversos benefícios para a pele. Para você entender um pouco melhor sobre o assunto, desenvolvemos um guia completo, com dicas para incluir na sua rotina de bodycare. Confira!

O que são ativos naturais?

Os ativos naturais podem ser substâncias químicas ou biológicas obtidas a partir da natureza, como: argila, cascas, raízes, flores e diversos outros. Eles são responsáveis por diversas funções dentro um cosmético, podendo hidratar, cicatrizar, nutrir, regenerar a pele e muitas outras funções, conforme o papel dentro de determinada fórmula.

Cada vez mais, as pessoas buscam cosméticos que sejam eficientes e não causem nenhum dano à própria saúde ou à de outro ser vivo. Por isso, os ativos naturais são grandes aliados das fórmulas dos produtos veganos, sustentáveis e cruelty-free.

Ativos sintéticos, naturais e orgânicos

Chamamos de naturais os ativos da natureza extraídos diretamente do meio ambiente, como folhas, raízes, cascas e muitos outros elementos. Apesar de eles serem muitos parecidos com os orgânicos, há uma grande diferença.

Isso porque classificar os ativos orgânicos considera como o componente foi cultivado, não somente a origem natural. Para ser considerado totalmente orgânico, o local do cultivo do ativo precisa ser livre de agrotóxicos, pesticidas ou outras substâncias químicas.

Diferentemente dos demais, o sintético é um ativo desenvolvido diretamente em laboratórios, podendo imitar os componentes da natureza. Dentro dessa categoria, há os ativos sintéticos sustentáveis e seguros, ou seja, os ingredientes dos cosméticos são seguros para sua saúde e colaboram para o meio ambiente.

Por que os ativos naturais são importantes?

São os ativos naturais que determinam a funcionalidade do produto, podendo gerar um cosmético hidratante, regenerador, cicatrizante e muitos outros tipos. Por isso, eles são considerados o ingrediente principal dos itens de beleza.

Principais ativos

Os ativos naturais podem ser divididos em três categorias: óleo, manteiga e extrato vegetal. Cada um possui características próprias e funcionalidades diferentes. Saiba um pouco mais sobre cada um deles.

Óleos

Os óleos são gorduras que contam com a principal função de hidratar o corpo ou o rosto, além de finalidades cicatrizantes, regeneradoras, rejuvenescedoras e muitas outras. Eles podem ser extraídos das plantas ou desenvolvidos em laboratório de forma sustentável e ética.

Entre alguns dos principais óleos encontrados nos cosméticos, estão: esqualano, óleo de macadâmia, óleo de coco, óleo de semente de uva e óleo de damasco. Você também pode encontrar outros óleos de ativos naturais nos produtos de beleza.

ativos naturais interna

Extratos

Diferentes dos óleos, os extratos são preparações líquidas com alta concentração dos ativos naturais. Devido à estabilidade oxidativa, eles podem ajudar na vida útil do cosmético, estendendo o tempo de validade dele.

Há diversas opções de extratos nos cosméticos, tanto produzidos em laboratórios quanto extraídos das plantas. Entre alguns deles, estão: pepino, shiitake, calêndula e tara tree peruana.

Manteigas

Geralmente, os ativos naturais denominados de manteigas são extraídos de sementes de plantas. Com características ricas em vitaminas, ácidos graxos e esteróis, esses ingredientes são muito utilizados nos cosméticos para manter a vitalidade da pele.

Entre alguns dos principais ativos dessa categoria, estão: manteiga de karité, manteiga de cupuaçu e manteiga de cacau. Além de serem retirados da natureza, alguns desses ingredientes podem ser desenvolvidos em laboratórios.

Fórmulas Skelt com ativos naturais

Agora que você já sabe que os ativos naturais ajudam no desenvolvimento de produtos e cosméticos, é claro que a Skelt não poderia deixar de incluir alguns deles nas nossas fórmulas inovadoras.

Entre os principais produtos queridinhos da Skelt que contam com ativos naturais, estão o sabonete hidratante e o esfoliante corporal. Ambos contam com os benefícios desses ingredientes, proporcionando mais vitalidade para a pele de forma sustentável e cruelty-free.

Além disso, os nossos autobronzeadores também contam com outro ativo natural, o aloe vera. Ele traz diversos benefícios para nossa pele, como maior hidratação para o corpo.

Como saber se um produto possui ativos naturais?

Para verificar se um produto conta com ativos naturais, basta ler e procurar extratos, óleos ou manteigas na composição dele. Além disso, para certificar-se de que esses ingredientes são desenvolvidos de forma sustentável, confira as informações fornecidas no site da marca.

Soluções inovadoras com a Skelt!

Aqui na Skelt, você encontra os melhores produtos com ativos naturais, em diversas opções para todos os tipos de pele. Basta adquirir o ideal para as necessidades do seu corpo ou do seu rosto e ter uma rotina de beleza eficiente com ele.

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário