Logo da Skelt
Linha
mulher bronzeada.

Autobronzeador faz mal? Descubra mitos e verdades sobre esse tipo de produto!

O tempo estimado para leitura do post é 4 minutos

Não é mais segredo que o sol não é a única maneira de deixar a pele com a cor do verão. No entanto, ao procurar novos meios de conseguir um bronze, diversas dúvidas podem surgir, especialmente a respeito de métodos mais recentes. Você já se perguntou, por exemplo, se autobronzeador faz mal?

Se sim, não se preocupe: você não é a única. O uso de autobronzeadores ainda é uma incógnita para muitas pessoas, afinal é um mercado relativamente novo aqui no Brasil. Para ajudar, a Skelt reuniu alguns mitos e verdades sobre esses produtos aqui nesta publicação! 

Como os autobronzeadores funcionam?

O primeiro passo para entender se um autobronzeador faz mal ou não é saber como esses produtos funcionam. Diferentemente de outros métodos bronzeadores, um autobronzeador não precisa de nenhum fator além da sua pele para desenvolver um bronze perfeito.

Isso acontece porque um produto assim utiliza a própria química da pele do usuário para criar o tom bronzeado que conhecemos e adoramos. Isso se deve ao principal ativo das fórmulas desses produtos: DHA, ou di-hidroxiacetona. 

Esse ingrediente vai interagir com os aminoácidos presentes na camada mais externa da sua pele, fazendo aquelas células desenvolverem um tom bronzeado. Ele não entra em contato com nenhuma outra camada da sua pele e, conforme o tempo passa e as células se regeneram, o efeito vai embora completamente.

Autobronzeadores saem com água?

Muitas pessoas optam por outros tipos de produtos bronzeadores por terem medo de que o autobronzeador saia na água ou com o suor. Se é essa é sua preocupação, pode deixá-la de lado. Como a ação desses produtos se baseia na própria química da sua pele, ele não vai sair sem removedores específicos.

Enquanto está agindo na pele, na aplicação, o produto pode se transferir para tecidos e outras superfícies. No entanto, isso pode ser evitado. Ao aplicar um autobronzeador, evite utilizar roupas brancas e prefira vestes mais largas. Outra dica é esperar o produto secar completamente antes de se vestir.

Após deixar o autobronzeador agir completamente até conseguir aquela pele bronzeada dos sonhos, retire todo o produto com água morna. Você vai ter um tom maravilhoso com a liberdade de fazer qualquer atividade sem preocupações.

Por que escolher autobronzeadores?

Moramos em um país tropical com sol por boa parte do ano, então por que recorrer a um autobronzeador? Para essa pergunta, existem várias respostas. Primeiramente, um produto como esse é prático e rápido, especialmente quando você já adquiriu mais experiência com os usos. 

textura de produto skelt.

Além disso, essa é a maneira mais segura de conseguir o tom do verão e manter a pele saudável. Isso porque a exposição contínua ao sol para atingir o bronze ideal é um alto risco para a saúde cutânea, podendo causar queimaduras, manchas e até mesmo câncer.

Por fim, se a sua preocupação é se autobronzeador faz mal para a pele, é muito pelo contrário! Esse tipo de produto pode, inclusive, conter ingredientes que promovem diversos benefícios para a sua saúde cutânea. Tudo vai depender de como ele é formulado.

Já ouvi falar que autobronzeador faz mal para a pele. O que isso quer dizer?

Essa é uma confusão muito comum. Atualmente, existem três maneiras principais de conseguir um bronzeado “não natural”. A primeira, de que estamos tratando aqui, são os autobronzeadores. Estes são produtos que você aplica na sua pele, deixa agir e aproveita o tom bronzeado por alguns dias.

Contudo, bronzeadores são outro tipo de produto. Pense neles como potencializadores dos efeitos solares. Dessa maneira, para ter o efeito bronzeador que esses óleos e cremes oferecem, ainda é preciso passar um bom tempo debaixo do sol, o que pode ser perigoso, como já explicamos.

Por fim, outro método popular é o bronzeamento artificial. Basicamente, ele utiliza câmaras de raios UV para a pele bronzear rapidamente, sem nenhuma exposição ao sol. O problema é que essa radiação é exatamente o que faz mal para a pele e pode causar danos graves, agudos e crônicos.

Autobronzeadores mancham a pele?

Os Autobronzeadores não mancham a pele se você seguir corretamente as instruções de uso e contar com a luva aplicadora para te ajudar a espalhar o produto pelo seu corpo de maneira uniforme.

É importante também esfoliar a pele e hidratar as regiões mais secas como pescoço, cotovelo, mãos e joelhos antes de aplicar o produto. Se, no resultado final, você notar alguma falha no bronze, pode contar com a ajuda do removedor de autobronzeador para fazer a correção.

Tudo sobre autobronzeadores você encontra aqui na Skelt!

Gostou de saber se autobronzeador faz mal? Aqui na Skelt, você encontra tudo o que está relacionado a esses produtos que tanto amamos. Explore nosso blog, conheça nosso catálogo de produtos e aproveite!

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário