Logo da Skelt
Linha
como escolher protetor solar

Como escolher protetor solar: dicas para cada tipo de pele

O tempo estimado para leitura do post é 4 minutos

Proteger-se dos raios solares é sempre importante, independentemente da estação do ano. Para usar um filtro apropriado, porém, é fundamental saber como escolher protetor solar adequado para seu tipo de pele. 

Pensando nisso, o blog da Skelt traz algumas informações e dicas de como escolher o protetor solar feito para você. Aqui, você poderá aprender também a diferença entre os FPS para cada fototipo. Vamos lá?

Por que usar protetor solar?

Antes de saber como escolher o protetor solar, vamos entender a importância de usá-lo. Não só no rosto, mas também no corpo todo, o filtro solar tem a função de te proteger contra os raios nocivos do sol. 

É por meio dessa proteção que você pode prevenir câncer de pele, sinais de envelhecimento precoce e surgimento de manchas indesejadas. Por isso, usar o produto adequado é a melhor forma de se cuidar e garantir uma pele ainda mais saudável. 

Protetor solar para cada tipo de pele

Depois de entender a importância do uso do filtro solar diariamente, vamos ao ponto principal: como escolher protetor solar? As primeiras dicas são de acordo com cada tipo de pele — normal, oleosa, mista e seca. 

Pele normal

Uma pele considerada normal tem uma textura macia e poucos ou nenhum poro visível. A oleosidade é bem controlada e não há ressecamento. Quem apresenta essas características está liberado para usar qualquer tipo de protetor, em especial sérum e spray, por conta do suor natural liberado ao longo do dia. 

Pele oleosa

A pele oleosa é caracterizada por um brilho excessivo na chamada zona “T” do rosto, contribuindo para a formação de espinhas também no corpo. Isso é o resultado da produção de sebo em excesso pelas glândulas sebáceas. 

Para saber como escolher o protetor solar para pele oleosa, é preciso levar em conta a fórmula do produto e sua consistência. Opte por itens com uma textura leve, como o gel e o sérum. O protetor em pó também é uma ótima opção pela aderência. 

Pele mista

Como o próprio nome diz, a pele mista é uma mistura entre a oleosa e a seca. Por ter uma concentração de oleosidade na zona “T” e apresentar um aspecto seco nas bochechas, o mais recomendado é usar um protetor em sérum ou gel-creme. Isso porque, além de proteger, ele hidrata e equilibra a região mais pegajosa. 

Pele seca

O tipo seco carece de hidratação mais profunda. Ela é áspera e mais opaca  do que os outros tipos. Para esse aspecto, o mais indicado é usar protetores com ativos hidratantes, que ajudam a hidratar todo o corpo. 

Com essas dicas, você já pode começar a pensar em como escolher o protetor solar para o rosto e para o corpo. Além de saber qual é a melhor textura para seu tipo de pele, é importante conhecer o fator mais indicado de acordo com seu fototipo. 

Como saber o FPS para o tom de pele

Saber como escolher protetor solar é importante para que você possa evitar queimaduras e manchas no seu tom de pele. Confira quais FPS são indicados para cada fototipo:

como escolher protetor solar
  • FPS 20: mais indicado para peles com mais melanina, como a negra;
  • FPS 30: peles morenas se queimam mais facilmente do que a negra, mas o FPS 30 já ajuda a proteger;
  • FPS 50: ele pode ser usado por todos os tons, no entanto, é ainda mais indicado para peles claras e sensíveis.

A última opção também é ótima se você não sabe como escolher protetor solar infantil, pois a pele das crianças necessita de uma maior proteção. 

Como aplicar o protetor solar

Tanto na sua rotina de skincare como nos dias de praia e piscina, a aplicação do protetor solar deve ser feita do jeito certo. Como vimos, o uso diário do produto proporciona diversos benefícios. Por isso, separamos algumas dicas para que você o utilize corretamente:

  • use o protetor, pelo menos, 20 minutos antes de se expor ao sol. Assim, dá tempo de o produto aderir completamente ao corpo;
  • reaplique a cada duas horas, pois o suor natural pode remover o protetor aos poucos;
  • passe por todo o corpo e rosto para cobrir todas as áreas;
  • por fim, tenha cuidado com os horários de exposição ao sol. Entre 10h e 16h é o período mais “perigoso” e que requer mais proteção. 

Com todas essas dicas para escolher o seu protetor, que tal conhecer o produto da Skelt? Ele pode ser o seu último passo do skincare e a primeira etapa da maquiagem diária. O FPS é de 45, com alta proteção UVB e UVA, para que você fique bem segura!

Beleza e cuidados com a sua pele é com a Skelt!

Saber como escolher protetor solar ideal para você é fundamental para garantir aquele bronze saudável. Mas a Skelt também pode ajudar você a ter um bronzeado perfeito com os autobronzeadores. Eles são práticos de serem usados e cada um atende a uma necessidade!

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário