Logo da Skelt
Linha
como usar protetor solar

Como usar protetor solar? Veja dicas para se proteger de forma eficaz

O tempo estimado para leitura do post é 4 minutos

Mesmo que seja um passo fundamental em qualquer rotina de cuidados com a pele, existem muitas dúvidas acerca da proteção correta contra a radiação solar. Saber como usar protetor solar e aproveitar todos os atributos desse produto pode beneficiar muito a saúde de nossa pele e corpo.

Nesse sentido, é preciso prestar atenção não só no seu tipo de pele e na região do corpo, como também naquilo que sua rotina exige do seu filtro solar. Por isso, o blog da Skelt preparou um conteúdo completo para você entender a melhor forma de aplicar seu protetor solar e correr menos riscos.

A importância do protetor solar

Antes de entender como usar protetor solar de forma correta, é fundamental saber que esse passo não pode faltar em nenhuma rotina de cuidados com a pele. É um produto que deve ser usado mais de uma vez ao dia e traz benefícios a curto, médio e longo prazo:

  • previne o fotoenvelhecimento;
  • minimiza o risco de doenças (como o câncer de pele);
  • diminui a aparência e o desenvolvimento de manchas;
  • protege contra os raios ultravioleta;
  • evita queimaduras.

Dessa forma, sem o uso correto do protetor solar, além do grande risco de queimaduras, existe a possibilidade de desenvolver problemas mais graves. O câncer de pele é o tipo mais comum da doença no Brasil, e a exposição contínua e desprotegida da pele ao sol é um dos agravantes do desenvolvimento dela.

Como escolher o protetor solar ideal

Usar protetor solar é tão benéfico que fica fácil de entender porque ele é um dos pilares dos cuidados com a pele. No entanto, escolher o produto ideal para ter na nécessaire pode ser uma tarefa um pouco mais difícil.

Ao procurar esse tipo de produto existem diversos fatores a serem analisados: o seu tipo de pele, o seu fototipo cutâneo e a sua rotina também. A partir daí, você pode descobrir qual textura mais combina com você e que fator de proteção solar e PDD são ideais para seus cuidados.

Segundo a Dra. Priscila Ribas, cirurgiã-dentista e especialista em harmonização facial, peles negras, por exemplo, podem escolher um protetor que tenha FPS a partir de 30. Já as pessoas brancas precisam de um fator de protetor solar de, no mínimo, 40. 

“Para peles claras e/ou com melasma, ou manchas, o ideal é associar o fator de proteção solar mais alto com protetor solar com cor, pois eles atuam como protetores físicos, além da barreira química do FPS”, completa Dra. Priscila.

Proteção de amplo espectro

O PDD é fundamental quando se trata de proteção solar. Basicamente, o Persistent Pigment Darkening, ou escurecimento persistente do pigmento, em português, protege-nos contra os raios UVA, enquanto o famoso FPS nos protege dos raios UVB. Ambos raios ultravioleta são nocivos para nossa saúde cutânea.

como usar protetor solar

Nesse sentido, para escolher o seu produto ideal e aprender como usar protetor solar do melhor jeito, procure a textura que mais agrada sua pele, um FPS poderoso e uma proteção de amplo espectro, que age contra os raios UVA e UVB. Também lembre-se: tenha um protetor para o corpo e um protetor para rosto.

Aplicação do protetor solar

Agora que você já sabe como escolher, é hora de aprender como usar o protetor solar corretamente. “O protetor solar deve ser utilizado pela manhã e diariamente, pois a radiação solar está presente até mesmo em dias nublados”, explica Dra. Priscila. Se você for sair durante a noite, ele também é necessário.

“Também devemos usar se ficarmos em ambientes fechados, pois a luz visível e a luz emitida pela tela do computador prejudicam a pele”, acrescenta. Por isso, deve-se passar protetor solar mesmo em partes do corpo cobertas pela roupa, ainda que ela tenha proteção UV.

Protetor solar corporal

O protetor solar é o último passo da sua rotina de cuidados com a pele. Por isso, aguarde que outros produtos façam efeito e sequem completamente antes de fazer a aplicação. 

Deposite uma quantidade generosa nas mãos e espalhe pelo corpo todo, sem esquecer a nuca, os pés, as mãos e as dobras. Tenha certeza de que toda a superfície foi coberta. Reaplique a cada 3 ou 2 horas, especialmente se houver sudorese ou contato da pele com a água.

Protetor solar facial

Assim como passar protetor solar corporal, o facial é o último passo do skincare. Por isso, você pode unir esse passo com a primeira etapa da maquiagem utilizando um protetor solar com função de primer, que protege contra o sol e prolonga a duração da maquiagem.

A ordem a ser seguida é: limpador facial, produtos de tratamento (ácidos, cremes, etc.), hidratante e, então, protetor. É importante esperar todos os outros produtos secarem antes de fazer a aplicação, bem como esperar o protetor secar para começar a se maquiar.

Também deve haver reaplicação a cada 3 ou 2 horas, seguindo o mesmo padrão do filtro solar corporal. Se houver possibilidade, dê preferência a bases e pós faciais com FPS, para essa proteção ser renovada e fortificada mesmo com maquiagem.

Cuide-se com a Skelt!

A Skelt, além de um protetor solar maravilhoso, oferece diversos produtos para que você tenha o verão na palma da mão. Conheça nosso catálogo e aproveite para arrasar aonde for!

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário