cuidados com a tatuagem

Cuidados com a tatuagem: 5 dicas para uma tattoo perfeita

Os cuidados com a tatuagem são essenciais para manter a arte na pele bonita e nítida por mais tempo. Antes mesmo de decidir o desenho, é importante saber como manter a pele saudável após o procedimento. 

Nas últimas décadas, a tatuagem se tornou uma importante forma de expressão da personalidade de quem se tatua. Se ela era um procedimento quase exclusivo de alguns grupos sociais antigamente, hoje, é mais fácil encontrar alguém com múltiplas figuras. 

O momento anterior à decisão de se tatuar – especialmente antes da primeira vez – é cheio de mitos e verdades sobre como cuidar da tatuagem. Por ser uma arte que sofreu preconceito por muitos anos, há ainda muita confusão sobre qual é a melhor maneira de manter a pele tatuada saudável. 

A Skelt preparou um conteúdo incrível com cuidados com a tatuagem para quem tem ou está pensando em fazer uma. São dicas fundamentais para manter sua pele saudável e a tatuagem bonita por mais tempo. 

Afinal, o que a tatuagem causa na pele?

Todo mundo sabe que a tatuagem é uma arte na pele, mas como realmente essa ilustração fica “impressa” no corpo? O aparelho do tatuador possui centenas de agulhas que aplicam o pigmento na derme, a camada que fica embaixo da epiderme. 

Portanto, o tatuador causa microferimentos na pele que formam o desenho escolhido. Por isso, são necessários muitos cuidados com a tatuagem nos primeiros dias para evitar qualquer dano ao corpo. 

Caso não seja bem cuidada, a tatuagem pode infeccionar. Além disso, queloides e alergias podem surgir nos primeiros dias pós-tatuagem. É sempre importante seguir as orientações do seu tatuador para ter uma cicatrização eficaz. 

Quais são os cuidados antes de me tatuar? 

Os cuidados com a tatuagem começam antes mesmo de se tatuar. Para isso, é importante consultar um dermatologista antes do procedimento e avaliar a pele a ser tatuada. 

Se houver alguma pinta ou mancha na região escolhida, é preciso que o médico examine-a para descartar um possível desenvolvimento de câncer. Ele também deve verificar seu histórico e orientar sobre a possibilidade de queloides e alergias no local. 

Como cuidar da minha tattoo? 

Os cuidados com a tatuagem nova se parecem bastante com o tratamento de qualquer ferimento na pele. É importante usar o plástico filme pelo tempo indicado e seguir todas as orientações do seu tatuador para evitar infecções. 

cuidados com a tatuagem

Para ajudar nessa fase pós-tatuagem, elencamos algumas sugestões para facilitar a sua cicatrização. Além disso, trazemos dicas preciosas para você cuidar da sua tatuagem no verão. 

1. Foco na higienização

Sempre limpe a tatuagem com muito cuidado e nos intervalos sugeridos pelo seu tatuador. Para isso, aposte em sabonetes neutros com agentes antissépticos para potencializar a higiene. 

Antes de qualquer higienização, lave bem suas mãos para não trazer nenhuma bactéria para a região. A limpeza deve sempre ser feita com água fria para alívio da coceira característica dessa etapa da cicatrização. 

Use as pontas dos dedos e massageie a tatuagem com cuidado para não causar mais trauma na pele. Após alguns dias, a limpeza pode acontecer apenas durante a hora do banho. 

2. Use pomada cicatrizante

A pomada cicatrizante é a maior aliada dos cuidados com a tatuagem recém-feita. O tempo de uso da pomada varia entre tatuadores, mas é preciso aplicá-la por sete dias, em média, após o procedimento. 

Utilize o produto logo após a higiene, inclusive quando a tatuagem começar a descascar. Aplique a pomada em camadas generosas pelo tempo indicado. Além de hidratar a região, esse tipo de produto contém propriedades bactericidas que potencializam a cicatrização. 

3. Cuidado com a alimentação

Essa etapa pode começar até antes de se tatuar. Alguns alimentos, como carne de porco, frituras e chocolates, são inflamatórios e podem prejudicar a cicatrização da sua pele. 

Para cuidar da tatuagem, não coma alimentos gordurosos por 15 dias após o procedimento pelo menos. É interessante evitá-los já alguns dias antes da tatuagem para limpar seu corpo desde as primeiras horas pós-tattoo. 

Aqui no blog da Skelt, sempre falamos sobre a importância da hidratação do corpo todo para manter a pele saudável. Nos dias pós-tatuagem, é fundamental ingerir bastante líquido para a cicatrização ser rápida e eficaz. 

4. Evite a exposição solar

O sol pode ressecar a pele, piorando os machucados da tattoo nova. Por isso, é necessário evitar ao máximo qualquer tipo de exposição solar. Também aposte em filtros solares com FPS alto, acima de 50, para uma fotoproteção robusta.

Proteger a pele tatuada do sol é um cuidado que se deve sempre seguir – não importa a idade da sua tatuagem. Ainda é preciso evitar o uso de autobronzeadores por cima da região tatuada, então contorne o desenho para não escurecê-la. 

Apesar disso, as makes corporais da Skelt proporcionam uma pele iluminada sem prejudicar sua tatuagem. O Kit Glow Makes Corporais pode até ser aplicado com as mãos, facilitando o contorno da sua tattoo. 

5. Não se esqueça de hidratar

Essa dica vale tanto para cuidados com a tatuagem nova quanto com as antigas. Para as tatuagens recém-feitas, a hidratação é importante para a cicatrização. Já nas mais antigas, manter a pele hidratada evita que a tatuagem desbote. 

Se você acabou de se tatuar, é interessante investir em hidratantes leves e sem cheiro para não irritar ainda mais sua pele. Após o processo de cicatrização, você pode voltar a usar seu hidratante favorito. 

Quando a pele começa a descascar, é hora de focar na hidratação e repeti-la várias vezes ao dia. A descamação é um aviso do corpo de que a pele naquela região está desidratada, portanto hidrate sempre que puder. 

Com a Skelt, você tem dicas de cuidados com a tatuagem em qualquer época do ano!

Os produtos Skelt foram elaborados para proporcionar um glow incrível em qualquer situação. Acesse nossa loja virtual para continuar por dentro das novidades do verão.

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário