Logo da Skelt
Linha
dry brushing

Dry brushing: tudo sobre a técnica milenar de esfoliação

O tempo estimado para leitura do post é 5 minutos

Uma das grandes tendências nos cuidados corporais nos últimos anos, o dry brushing continua em alta entre aqueles que buscam uma pele saudável e iluminada. 

Também conhecida como escovação seca, essa técnica proporciona uma profunda esfoliação corporal capaz de melhorar a circulação e a aparência dos poros enquanto diminui o aspecto de casca de laranja das áreas afetadas pela celulite. 

Para conquistar todos esses benefícios, basta ter uma escova com cerdas densas e naturais ou uma bucha vegetal e fazer muitos movimentos circulares. Esse tipo de esfoliação pode ser repetido de duas a três vezes por semana. 

Para saber todos os detalhes de como fazer o dry brushing de forma correta e garantir uma pele fabulosa nesse verão, acompanhe esse conteúdo exclusivo preparado pelo blog da Skelt. 

O que é o dry brushing?

O dry brushing surgiu na Índia há mais de cinco mil anos e nunca deixou de ser utilizado pela medicina ayurvédica. Apesar da longevidade, essa técnica se tornou muito popular no Ocidente há poucos anos. 

Com tantos produtos para limpeza de pele disponíveis no mercado, pode parecer estranho que apenas uma escova de cerdas naturais traga tantos benefícios para a nossa pele. 

Porém, isso decorre dos movimentos e da pressão colocada sobre os vasos sanguíneos e linfáticos do nosso corpo. Por isso, essa técnica traz benefícios para todo o organismo, e não só para a pele. 

Apesar disso, a escovação corporal a seco não deve ser feita por pessoas com dermatites, psoríase e outras lesões abertas, como queimaduras, ferimentos, entre outros. Quem tem a pele sensível também deve evitar esse procedimento, optando por produtos que promovem uma esfoliação mais gentil. 

Quais são os benefícios?

O movimento de fricção realizado ao escovar o corpo seco remove as células mortas, desobstrui os poros e melhora a textura da pele. A escovação seca prepara o corpo para receber os ativos de outros produtos como os hidratantes corporais. 

Por estimular os vasos sanguíneos e linfáticos, o dry brushing proporciona um efeito detox e drenante em nosso corpo. Em outras palavras, essa técnica age contra a retenção de líquidos e é especialmente benéfica para regiões com gordura localizada. 

Por conta desse estímulo aos vasos do corpo, esse tipo de esfoliação ajuda a disfarçar as celulites e estrias, já que promovem uma renovação celular eficaz. O resultado é uma pele mais sedosa, luminosa e pronta para arrasar. 

Passo a passo do dry brushing

1. Escolha a escova 

Queridinha dos adeptos aos cuidados com a pele há muitos anos, a bucha vegetal também é perfeita para um dry brushing eficaz. Outra opção é em uma escova mais dura, mas também com cerdas naturais. 

É muito importante seguir alguns cuidados com sua escova para evitar a proliferação de fungos e bactérias. Após a técnica, lave-a com sabão neutro, tire o excesso de água e deixe-a secar ao ar livre. 

Depois, guarde sua escova em pé para se certificar de que ela está seca. Jamais deixe sua escova de esfoliação no banheiro ou em outros ambientes úmidos para evitar que micro-organismos nocivos tomem posse dela. 

2. Escove o corpo 

Quando for possível, opte pela escovação seca anterior do banho, assim você garante que as células mortas e outras impurezas deixarão o seu corpo livre. Além disso, a água morna potencializa a esfoliação corporal. 

Comece passando a escova pelas extremidades em movimentos circulares e com pressão suficiente para fazer o sangue circular. Tome cuidado para não exagerar na força e acabar agredindo sua pele do corpo. 

dry brushing

Três círculos em cada região são suficientes para conquistar todos os benefícios do dry brushing. Suba dos pés à panturrilha, depois para as coxas, então comece pelas mãos, suba pelos braços e assim sucessivamente. Os movimentos devem sempre se direcionar para o centro do corpo (coração e barriga). 

3. Invista na hidratação

Após o término da esfoliação e do banho, chega a hora da hidratação para repor nutrientes presentes na camada lipídica que protege a nossa pele. Aproveite para massagear seu corpo e se reconectar consigo mesma.

Aposte em hidratantes à base de óleo e com ativos potentes como ácido hialurônico, vitamina E, ceramidas e outras substâncias que reforçam a camada protetora. 

Não se esqueça de utilizar sempre produtos indicados para o seu tipo de pele para não sobrecarregá-la após o dry brushing. Para quem é adepto do autobronzeamento, o produto deve vir  após a esfoliação seca. 

Produtos como o Kit Expert Dark combinam o poder da água autobronzeadora da Skelt com as propriedades do ácido hialurônico e da vitamina C. Enquanto o ácido hialurônico potencializa a hidratação da pele, a vitamina C combate os radicais livres. 

Pode fazer no rosto? 

Por ser mais vascularizada, a região do rosto tem a pele mais fina que o resto do corpo, por isso o dry brushing não pode ser feito no rosto. A esfoliação facial deve ser mais gentil para evitar reações alérgicas e sensibilização da região. 

Se você sente que seu rosto precisa de uma esfoliação, invista em um ritual de limpeza de pele caseiro. Com alguns ingredientes da cozinha, como mel e açúcar mascavo, você obtém um esfoliante facial bastante eficaz. 

Há também diversos produtos no mercado que promovem esfoliação química durante o ritual de skincare diário. Já se você quer uma limpeza de pele profunda, procure um profissional da área de estética ou um dermatologista para garantir a segurança do procedimento. 

Dry brushing e outras tendências de beleza você encontra no Blog da Skelt! 

O radar da Skelt está sempre ligado para você saber das principais tendências da estação em primeira mão. Acompanhe nossos conteúdos para ficar por dentro dos temas mais importantes do mundo da beleza.

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário