Logo da Skelt
Linha
o que é manteiga de karité

O que é manteiga de karité: conheça os benefícios desse poderoso hidratante natural

O tempo estimado para leitura do post é 4 minutos

Já se perguntou o que é manteiga de karité? Usada em diversos cosméticos, ela pode oferecer benefícios incríveis nos cuidados diários com o rosto. O elevado teor de componentes emolientes a torna um dos extratos vegetais mais valiosos do mundo.

Quando utilizada em produtos de beleza, ela auxilia no combate ao ressecamento, deixando sua pele macia e seus cabelos sedosos. Quer se aprofundar mais no assunto e entender para que serve a manteiga de karité? Acompanhe as informações que separamos abaixo!

Primeiramente: o que é manteiga de karité?

A manteiga karité pura consiste em um extrato de nozes produzidas por uma árvore africana chamada Butyrospermum parkii, que significa “árvore de manteiga”. Em média, a produção no ano por estação é de 10 a 15 kg de frutos, que caem naturalmente do pé.

Essas nozes são processadas para produzir uma gordura vegetal (manteiga de karité) muito rica em ômega 3 e vitamina E. Entre as propriedades dela, encontram-se o fator antioxidante e a capacidade emoliente, tudo com um toque leve, sem aquele efeito gorduroso após a aplicação.

Para que serve a manteiga de karité?

Agora que já sabemos o que é a manteiga de karité, o próximo passo é descobrir para que ela serve. No país de origem, é muito comum usá-la também na alimentação. Nesse caso, o óleo é adicionado na produção de chocolates, nos produtos de confeitaria e na preparação de demais alimentos.

No âmbito da beleza, há muitos anos, ela serve como ingrediente cosmético. Aqui, a função é promover uma hidratação intensa na pele e nos cabelos. Outro destaque é o poder de suavizar e condicionar essas áreas, evitando aquele aspecto ressecado. 

Tem mais! O creme de karité pode suavizar a aparência de estrias e, por conter vitamina E, prevenir o envelhecimento precoce. Ele também ajuda no tratamento de algumas lesões, como queimaduras e feridas, e minimiza incômodos da dermatite e da psoríase.

Quando é recomendado o uso de manteiga de karité?

A manteiga é recomendada sempre que você quiser deixar a pele, o cabelo, as unhas e as cutículas mais hidratados. Está com os fios ressecados? Saber o que é manteiga de karité e para que ela serve vai fazer toda a diferença na conquista do visual dos sonhos.

Embora se trate de uma gordura, quando aplicada no rosto, a manteiga não deixa aquela sensação pegajosa que outros produtos gordurosos tendem a deixar. Pelo contrário, o toque é seco e suave, o que mantém a região radiante com glow na medida certa. 

o que é manteiga de karité

Por ter ação cicatrizante e anti-inflamatória, ela contribui no alívio de sintomas de algumas condições, como a seborreia e a caspa. Entretanto, vale lembrar que ela funciona apenas como uma auxiliar de cosméticos recomendados para o tratamento dessas questões. Antes de acrescentá-la nos seus cuidados, consulte um dermatologista.

Durante a gestação, é interessante usar a manteiga, porque é comum aparecerem muitas estrias na barriga da futura mamãe nesta fase e, como dissemos anteriormente, o ativo atua bem no combate dessa condição. Se for aplicado desde os primeiros meses, ele pode evitar manchas, deixando a área bonita e uniforme.

Quais produtos geralmente possuem manteiga de karité?

Se tem uma vantagem que deve ser mencionada é o fato de ela ser segura e não conter compostos capazes de desencadear alergias. Ela também não obstrui os poros, então serve para todos os tipos de pele. Inclusive, existem diversos produtos que a trazem como base. Veja alguns exemplos:

  • sabonete;
  • batom;
  • hidratante corporal;
  • cremes para mãos e pés;
  • shampoo;
  • condicionador.

Usar esse ativo no dia a dia é superfácil, já ele está incluso em diversos cosméticos que a gente usa. Basta ficar de olho no rótulo de cada um e se certificar de que são indicados para as particularidades de seus cabelos e sua pele.

Quais são os benefícios dos produtos com manteiga de karité?

Já citamos algumas das vantagens que o óleo de karité pode proporcionar. No entanto, vale reforçar que, com esse ingrediente, você conquista:

  • cabelos fortes e brilhantes;
  • fios macios e sedosos por mais tempo;
  • pele hidratada e livre de toque oleoso;
  • nutrição e saúde para fios e pele;
  • regeneração dos tecidos;
  • cicatrização de marcas, como estrias, cicatrizes e rugas.

Esses benefícios só são possíveis porque a manteiga corporal hidratante e as versões para o rosto e os cabelos são ricas em nutrientes. Entre eles, estão:

  • vitaminas A, E e F, que atuam na saúde das células;
  • ácidos graxos, que equilibram a produção de oleosidade;
  • triglicerídeos, gorduras com ação condicionante;
  • ésteres etílicos, que retém a umidade com uma ação condicionante. 

Incremente seus cuidados diários com os produtos da Skelt!

Agora que você já sabe o que é manteiga de karité, que tal dar uma olhadinha em nossos produtos? Com esse ativo, é possível manter a cor do verão em dia por mais tempo, além da manutenção da saúde do seu corpo. Nosso Shower Cream e nosso esfoliante corporal Coffee Scrub contam com esse ingrediente em suas fórmulas. Confira!

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário