mulheres com diferentes fototipos.

O que é melanina: confira a relação entre ela e a pele!

The estimated reading time for this post is 263 seconds

Você já parou para pensar sobre qual substância é responsável pela tonalidade da sua pele, do seu cabelo e dos seus olhos? A melanina não só dá o pigmento a essas partes do corpo, como também participa da proteção natural da pele e de muitos outros fatores. Por isso, vamos explicar o que é melanina.

Para você entender melhor o que é a melanina e como ela funciona no seu corpo, o blog da Skelt desenvolveu este conteúdo exclusivo sobre o assunto. Afinal, é importante estar por dentro das funções dessa substância tão importante, não é mesmo?

Partindo do início: o que é melanina?

A melanina é uma substância produzida pelo nosso corpo, responsável pela tonalidade de olhos, cabelo e pele, além da proteção contra os raios ultravioletas. Ela evita que o sol nos queime com muita intensidade, desde as camadas superficiais até as mais profundas da nossa pele.

Como a quantidade de melanina pode variar de uma pessoa para outra, é importante se atentar às recomendações sobre o protetor solar. Assim, os raios solares não atingem tanto seu corpo causando diversos problemas.

Para que a melanina serve?

A melanina serve para proteger a epiderme, camada externa da nossa pele, contra os grandes efeitos da absorção dos raios ultravioletas (UV). Na presença desses raios, aumenta a produção de melanina no corpo e, consequentemente, assumimos um tom mais bronzeado.

Sabendo a importância da melanina para a sua pele, lembre-se de passar protetor solar, já que o excesso dela também não é indicado para nosso corpo. Afinal, não queremos deixá-la sensível, vermelha, irritada ou até queimada, certo? Também se atente àquilo que você consome, já que alguns alimentos favorecem a produção da substância.

O que produz a melanina?

Então, o que produz melanina? Temos algumas maneiras de aumentar a melanina no nosso corpo, por exemplo, consumo de alguns alimentos, mas há uma proteína responsável por essa produção, chamada tirosina. 

A tirosina é um aminoácido muito importante para o corpo humano que geralmente apresenta um pigmento produzido com a coloração marrom. Proteger a pele da radiação ultravioleta é a principal característica dela. 

Tipos de melanina da pele

Agora, você já leu sobre o que é melanina, como ela é produzida no seu corpo e os benefícios dela. É incrível como essa incrível substância pode proteger nossa pele contra a exposição dos raios ultravioleta, mas você sabia que existem diversos tipos de melanina da pele?

mulher olhando para a câmera.

Contudo, os dois principais são: eumelanina e feomelanina. A primeira se caracteriza pela cor, que pode variar entre preto e marrom. Já a segunda conta com uma coloração mais avermelhada e amarelada. 

O que aumenta a produção de melanina?

Como já foi dito, a produção da melanina é importante para a nossa pele para nos proteger de raios ultravioletas. Pensando nisso, como aumentar a produção dessa substância? Uma das maneiras é a exposição solar. 

Porém, é essencial não se esquecer de passar protetor solar e não se expor em horários em que o sol está mais intenso. Apesar de ser boa para o nosso corpo, não devemos ter melanina em excesso, então evite tomar sol ao meio-dia e opte pela manhã ou final de tarde.

Outra forma de aumentar a presença da substância do seu corpo é uma alimentação rica em vitamina A e principalmente betacaroteno, um pigmento encontrado em frutas e verduras. Para isso, consuma tomate, cenoura, agrião, beterraba, mamão e muitos outros alimentos.

As vitaminas B e D também entram na lista sobre o que aumenta a melanina. Você pode encontrar a vitamina B facilmente em ovos, vegetais, legumes e frango. Já a vitamina D está presente em carnes, peixes e frutos do mar.

Não nos podemos esquecer da vitamina E, que está presente em óleos vegetais, aspargos, kiwi, manga, nozes, amêndoas e muitos outros. Esses alimentos também contam com antioxidantes que mantêm a pele mais bonita e saudável.

Cuidados com o excesso de melanina

Se você deseja aumentar o seu bronze, é importante estar ciente que altos níveis de melanina no corpo também podem ser prejudiciais. Assim, lembre-se de não tomar sol em excesso e não se alimentar somente com alimentos que aumentam a produção da melanina na pele. Também é importante consultar um especialista para verificar uma dieta adequada para seu corpo.

Por outro lado, há diversos tipos de produtos corporais para trazer o seu bronze dos sonhos. Para isso, conte com a ajuda de mousses e águas autobronzeadores da Skelt. Esses produtos são práticos, fáceis de utilizar e ideais para manter um bronze durante o ano todo.

Confira nossos outros conteúdos

Gostou de saber um pouco mais sobre o que é melanina? Então, não deixe de conferir nossos outros conteúdos exclusivos desenvolvidos especialmente para você. Aqui no blog da Skelt, você encontra diversas informações e dicas incríveis que fazem toda a diferença no dia a dia da sua pele ou do seu corpo. Venha conferir!

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário