Logo da Skelt
Linha
pés femininos com unhas pintadas em cima da cama.

Esfoliação dos pés: dicas para ter uma pele macia e hidratada

O tempo estimado para leitura do post é 5 minutos

São os pés que nos sustentam diariamente em nossa rotina de trabalho, de cuidados com a casa e em outras atividades. Por isso, muitas vezes, ao final do dia, eles podem estar ressecados ou até mesmo machucados. Uma das formas de evitar isso é a esfoliação dos pés. 

Os cuidados com a pele vão muito além do rosto e corpo. Então, é indispensável se dedicar aos pés para que, assim como as nossas pernas, eles fiquem macios e hidratados. Porém, você sabe como esfoliar os pés e quais são as vantagens disso? 

Por que fazer a esfoliação dos pés? 

Em qualquer parte do nosso corpo, a esfoliação tem o objetivo de retirar as células mortas. Com os nossos pés, não seria diferente. Ela deixa a pele do pé menos ressecada, porque auxilia na hidratação. 

Hoje em dia, um dos maiores inimigos das mulheres são as rachaduras nas solas dos pés. Essas fissuras aparecem devido à falta de hidratação da pele, que pode ser intensificada por alguns fatores, como estar acima do peso, andar muito tempo descalça, usar frequentemente sandálias e chinelos, e tomar banhos quentes. 

Portanto, a esfoliação dos pés se torna uma grande aliada para combater o ressecamento e as rachaduras, deixando-os mais macios e hidratados. Por isso, a seguir, vamos dar dicas sobre como tirar a rachadura dos pés com esfoliante.

Dicas sobre como fazer a esfoliação dos pés

Há diversas formas de esfoliar a pele no banho, antes de fazer as unhas, por exemplo. A mais comum é com a pedra-pomes, esfregando os pés até os calcanhares após deixá-los em água quente por 5 minutos ou até sentir a pele amolecida. 

Ainda existem as meias para esfoliação dos pés, que funcionam como um peeling caseiro, pois removem as células mortas da superfície do corpo. Elas são ótimas alternativas para quem não tem tempo de fazer um procedimento mais complexo, porque você pode fazer outras coisas enquanto está com elas. 

Já as alternativas caseiras não são muito recomendadas, porque, muitas vezes, os ingredientes da mistura podem prejudicar a barreira cutânea. Por isso, é importante optar por cremes específicos para a esfoliação do corpo. 

Cuidados importantes

É muito comum encontrarmos técnicas como dry brushing ou até mesmo receitas de esfoliantes caseiros na internet. Entretanto, é importante procurar um dermatologista para garantir que os produtos utilizados não causem alergias nem machucados.

pessoa utilizando pedra pomes para fazer esfoliação dos pés.

Sobre a esfoliação para os pés, assim como para o rosto, não é recomendado fazer com muita frequência e força. Na medida certa, ela promove a maciez, enquanto a frequência exagerada pode gerar irritação. 

Isso porque a prática remove a queratina dos pés, facilitando a hidratação da pele. Por isso, é recomendado fazer a esfoliação, no máximo, duas vezes por semana (com cremes específicos) e, no mínimo, a cada 15 dias (se utilizar um aparelho para esfoliação dos pés).

Esfoliante para usar dos pés a cabeça

A Skelt possui um esfoliante corporal ideal para quem está buscando deixar a pele mais bonita e hidratada. O Coffee Scrub renova a superfície do corpo com uma esfoliação na medida certa. Ele é perfeito para usar no corpo todo, inclusive nos pés. 

Sendo assim, além de esfoliar e limpar profundamente a nossa pele, ele ajuda na hidratação e na tonificação dela. A fórmula ainda apresenta óleo e partículas de café para deixar o seu corpo supercheiroso.

As vantagens da esfoliação dos pés

Como vimos, a esfoliação previne o ressecamento e a rachadura nos pés, mas ela ainda possui outros benefícios, como:

  • limpar profundamente a pele;
  • evitar o envelhecimento precoce da superfície dos pés;
  • melhorar a circulação sanguínea;
  • remover as células mortas;
  • melhorar a aparência dos pés;
  • manter a pele mais suave e uniforme.

Outros cuidados com os pés 

A esfoliação é um passo super importante para os cuidados com os pés. Porém, para você cuidar dos pés com ainda mais carinho, selecionamos algumas dicas especiais para incluir na sua rotina:

  1. Lave e seque bem os pés: 

Apesar de ser um passo bem simples, muitas pessoas não o fazem corretamente. Lavar e secar bem os pés é fundamental para evitar chulé, frieiras, micoses e outros fungos. 

  1. Passe hidratante nos pés:

Esse é um passo que vem para auxiliar a esfoliação dos pés. Utilizar cremes hidratantes específicos para os pés deixa a pele mais macia e auxilia na reposição da água perdida ao longo do dia. Vale lembrar que a hidratação pode ser mais frequente, ao contrário da esfoliação. 

  1. Faça as unhas regularmente:

O cuidado com as unhas é importante, pois elas acumulam sujeira quando estão muito grandes, o que pode causar infecções e inflamações. Além disso, alguns cuidados como tirar o esmalte entre as aplicações e não cortar a unha rente à pele ajudam na saúde dos pés.

  1. Use calçados arejados:

Sapatos que possuem aberturas para entrada de ar são mais indicados, porque permitem que a pele respire. Modelos fechados, de plástico ou de borracha, podem aumentar a transpiração dos pés, causando chulé. 

  1. Passe desodorante nos pés:

Quando não é possível utilizar sapatos muito abertos, uma dica é passar desodorante (ou até mesmo talco) nos pés após o banho.Assim como acontece nas nossas axilas, o desodorante previne a transpiração excessiva. 

Pele mais bonita dos pés a cabeça com Skelt

Seu momento de cuidado com a pele vai ficar mais especial com a linha Bodycare da Skelt. Com esses produtos, você pode transformar seu banho em um tempo de conexão, bem-estar e autocuidado com muito luxo!

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário