Mulher deitada, fazendo massagem.

Pantenol: descubra os benefícios deste ativo para a pele

The estimated reading time for this post is 242 seconds

Se você tem o costume de olhar os rótulos dos produtos de beleza, já deve ter percebido que alguns itens contam com o pantenol na composição. Ele é um ativo que traz diversos resultados benéficos em contato com a pele, deixando-a mais saudável e bonita.

Também conhecido como ácido pantotênico, está presente em diversos produtos de skincare e bodycare. Para você saber um pouco mais sobre ele, desenvolvemos um guia completo, repleto de dicas incríveis para a sua rotina de beleza. 

Afinal, o que é pantenol?

O pantenol é um precursor da vitamina B5, uma substância natural desenvolvida pelo organismo humano. Quando o ativo é absorvido pela pele, transforma-se nesse ingrediente essencial.

A vitamina B5 é fundamental para o bom funcionamento do corpo. Ela é queridinha nos cuidados com a pele porque ajuda na prevenção dos sinais de envelhecimento precoce, aumentando os níveis de glutationa nas células. 

Agora, você está por dentro do que é pantenol e porque ele é um precursor importante na rotina de bodycare.

Quais são os benefícios do pantenol?

Além da redução dos sinais de envelhecimento, outro benefício do pantenol para pele é o alto potencial hidratante. O ativo é muito utilizado em cosméticos para hidratação do corpo ou do rosto. Consequentemente, mantém a saúde da barreira externa.

Além disso, o pantenol conta com características físico-químicas que o tornam fácil de usar. Ele possui solubilidade em água, por exemplo, um dos motivos pelo qual ele é bastante encontrado nos produtos de beleza. 

Por último, o ativo também possui propriedades umectantes e cicatrizantes, ajudando em descamações, machucados, marcas de acnes e até feridas.

Como usar o ativo?

O ativo pode ser encontrado em hidratantes, sabonetes, autobronzeadores e muitos outros itens. Por isso, você pode usá-lo normalmente em sua rotina de bodycare. Apenas se lembre-se seguir as recomendações indicadas nos cosméticos. 

O pantenol também é muito utilizado na hidratação dos cabelos, dando maciez e brilho. Além disso, ele é um excelente aliado para dar força aos fios, fazendo-os crescerem bonitos e saudáveis, evitando possíveis quedas. 

É possível encontrá-lo em shampoos, condicionadores e máscaras hidratantes para os cabelos. Basta verificar a composição do produto no rótulo, procurando se há o ativo pantenol incluso na fórmula.

Produtos da Skelt com Pantenol

Com tantos benefícios, é claro que a Skelt não poderia deixar de incluir o pantenol para pele na composição de alguns produtos. Você o encontra no nosso autobronzeador facial e no Mousse Dark.  

O autobronzeador facial é perfeito para quem deseja ter o bronzeado leve e gradual. O produto é ideal para ter o bronze dos sonhos, sem precisar de exposição solar. Isso porque os raios solares são nocivos para a pele, predispondo a algumas doenças e aumentando a quantidade de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.

O autobronzeador Mousse Dark é indicado para quem gosta de um bronzeado mais intenso. Para facilitar no momento da aplicação, o produto conta com uma cor-guia, que mostra os locais aplicados. Assim, a pele fica com um bronze perfeito e uniforme. 

Rotina eficiente de bodycare 

Para manter sua pele saudável, bonita e viçosa, é preciso ter uma rotina eficiente de bodycare. Para isso, siga os quatro passos fundamentais: limpar, esfoliar, hidratar e proteger. 

Limpeza

Ao longo do dia, partículas de poluição, sujeira e maquiagem acumulam-se na pele. Para retirá-las do corpo ou do rosto, é preciso limpá-los. Afinal, com impurezas, você fica mais suscetível à oleosidade e à aparência opaca.

Esfoliação

A esfoliação também é um passo fundamental na rotina de beleza. Isso porque ela remove o acúmulo de células mortas presentes na pele, dando brilho e viscosidade para nosso corpo e rosto. Lembre-se que ela não deve ser feita todos os dias no seu bodycare ou skincare.

Hidratação

A hidratação é um passo de extrema importância tanto no bodycare, quanto no skincare. Ela ajuda a manter a barreira externa protetora da pele, além  de hidratá-la profundamente, devolvendo a maciez e a brilhosidade.

Proteção

Para proteger dos efeitos nocivos dos raios solares, é preciso passar o protetor solar. Ele é o último passo da rotina de beleza. Lembre-se de usá-lo tanto ao for sair de casa, quanto ao permanecer no lar. Isso porque o sol pode entrar em contato com a pele por meio das janelas.

Skelt sempre com você!

Após saber um pouco mais sobre o ativo pantenol, você não pode deixar de incluí-lo na sua rotina de beleza. Aproveite e confira nossos incríveis conteúdos. São diversas dicas para seu dia a dia. Você não pode perder!

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário