para que serve o primer na maquiagem

Para que serve o primer na maquiagem? Descubra como usar esse produto!

Você já se perguntou para que serve o primer na maquiagem? Esse passo pode gerar muitas dúvidas na hora de construir um look, por isso, muitas vezes, é deixado de lado — um erro que pode mudar completamente o resultado final da maquiagem.

Se você quer saber para que serve o primer na maquiagem e como o uso de um produto como esse pode mudar todo o seu visual, continue a leitura! Nós, do blog da Skelt, preparamos um conteúdo completo, cheio de dicas valiosas para você arrasar ainda mais na make.

O que é o primer?

Se você tem dúvida sobre o que é o primer na maquiagem, saiba que essa não é uma pergunta tão simples de responder. Isso porque esse é um produto que pode ter diversas funcionalidades, se adaptando às necessidades da pessoa que está utilizando o produto.

Basicamente, o primer é o primeiro passo de uma rotina de maquiagem. A função principal dele é fixar melhor os produtos que virão depois, bem como prolongar o tempo que vão durar no rosto.

Além disso, alguns primers também têm uma função protetora, trabalhando como um tipo de barreira entre a pele e os produtos de maquiagem. Isso é fundamental porque diversas maquiagens que utilizamos são comedogênicas, podendo obstruir poros e, dessa forma, causar acne.

Outra vantagem de ter um primer na maquiagem é que vários desses produtos funcionam não só como o primeiro passo dessa rotina, mas também como a última etapa do skincare. Isso significa que eles podem trazer ativos que cuidam da pele ao mesmo tempo que beneficiam a maquiagem.

Diferentes tipos de primer

Agora que você já sabe para que serve o primer na maquiagem, é importante conhecer os tipos de primer que existem. Cada um deles serve um propósito, e é importante não só entender como eles funcionam, mas a forma correta de aplicá-los em sua make.

Primer facial

O primer facial é a porta de entrada da maioria das pessoas quando tratamos de produtos como esses. Isso porque esse é o produto que deverá ser aplicado por todo o rosto, assim como um creme ou protetor solar, para que outras soluções, como a base e o corretivo, tenham maior aderência e durabilidade.

para que serve o primer na maquiagem

O primer pré-maquiagem facial deve ser aplicado em abundância, seguindo as instruções do fabricante. É importante que toda a rotina de skincare já tenha sido feita previamente (limpeza, hidratação e proteção), e que todas as soluções já tenham secado.

Primer para os olhos

Saber qual é a função do primer na maquiagem é o primeiro passo para entender o que os outros tipos de primer fazem. O produto para os olhos, por exemplo, é um grande aliado na hora de fazer a sua sombra e delineado durarem o máximo de tempo possível.

Esse produto também ajuda a ressaltar a saturação do que é aplicado em cima dele. As sombras, por exemplo, aparentam ser mais pigmentadas. Outra vantagem que o primer para os olhos tem é que ele evita que a região dos olhos fique com acúmulo de base e corretivo nas linhas finas e na pálpebra.

Primer labial

O primer de maquiagem labial não é um produto tão conhecido, mas ele faz toda a diferença na hora de preparar a boca para aquele batom incrível. Assim como o facial, esse produto pode ter diferentes finalidades — caso você tenha lábios mais secos, pode escolher uma solução hidratante, por exemplo.

O ideal é aplicá-lo logo no começo da maquiagem, após a aplicação do primer facial. Isso porque, dessa forma, ele poderá agir nos lábios enquanto você prepara o restante do visual, deixando uma base perfeita para a aplicação do batom, lápis ou gloss.

Como escolher o primer ideal

Não existe uma fórmula secreta para descobrir qual é o primer que vai melhor agir na sua pele. Então, para escolher um produto compatível, o recomendado é comparar os ingredientes que a fórmula leva e os resultados que ela promete com o que você deseja.

Se você tem poros mais acentuados, por exemplo, pode escolher um primer com efeito blur, que deixará a pele com uma textura e aparência mais uniformes. Já se procura uma solução para otimizar a sua rotina e deixá-la mais dinâmica, um protetor solar com primer pode ser ideal.

Por isso, leve em conta o seu tipo de pele e as condições que ela apresenta e você gostaria de acentuar ou disfarçar. Outro ponto importante é a finalização que você deseja para a sua maquiagem: um primer pode ter um efeito mais puxado para o matte ou deixar a pele com um glow, dependendo do que ele propõe.

Os segredinhos de beleza estão na Skelt!

Gostou de saber para que serve o primer na maquiagem? Aqui, na Skelt, estamos sempre postando os segredos que você precisa saber para ficar ainda mais bonita! Por isso, não deixe de acompanhar o nosso blog e conferir nosso catálogo de produtos!

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário