Logo da Skelt
Linha
mãos segurando embalagem redonda e rosa de um hidratante corporal coberto por leve espuma em um fundo laranja

Descubra o que é pirâmide olfativa

O tempo estimado para leitura do post é 4 minutos

Todo hidratante perfumado possui algumas notas olfativas, e a forma mais comum de classificá-las é por meio da pirâmide olfativa, um termo muito utilizado no mundo da perfumaria.

Ao analisar uma pirâmide olfativa, é possível saber quais são as notas do perfume de maior destaque, quais evaporam primeiro e quais permanecem por mais tempo na pele. Portanto, quem se pergunta “qual perfume combina comigo?” precisa saber como analisar essa pirâmide. 

O que é pirâmide olfativa?

Essa maneira de classificar as fragrâncias dos perfumes é dividida em 3 etapas, que são baseadas na ordem que os aromas evaporam. Cada nota olfativa apresenta um peso molecular diferente, e as mais leves evaporam primeiro.

Algumas fragrâncias podem apresentar uma maior concentração de notas com baixo peso molecular, pois o perfumista quis criar um aroma no qual uma determinada família olfativa predomina no perfume.

Por isso, é importante saber que, mesmo a pirâmide olfativa sendo dividida de acordo com o peso molecular das notas, algumas fragrâncias podem ser feitas predominantemente com notas mais leves. Confira a seguir como funciona esse sistema de classificação de perfumes.

Notas de topo

Também chamadas de “notas de saída” ou de “cabeça”, as notas de corpo são as que apresentam um peso molecular menor, e por isso evaporam mais rápido. Elas são as primeiras a serem sentidas quando você aplica um hidratante perfumado na pele. 

Notas de corpo

As notas de corpo, também conhecidas como “notas de coração”, possuem um peso molecular maior e são responsáveis por conferir personalidade à fragrância. Elas costumam aparecer alguns minutos após a aplicação do hidratante Skelt perfumado e duram mais na pele. 

Notas de fundo

Também chamadas de “notas de fundo”, as notas de base são as que têm o maior peso molecular e também as que demoram mais para evaporar. Portanto, o aroma que permanece na sua pele horas após a aplicação do hidratante perfumado vem das notas de fundo. 

Quais são as principais famílias olfativas?

Agora que você já sabe como funciona a classificação de uma pirâmide olfativa, vale a pena conhecer também as principais famílias olfativas utilizadas na produção de fragrâncias. 

As famílias olfativas são compostas por notas que possuem características parecidas, e uma das mais usadas na produção de fragrâncias é a cítrica, que é composta por notas de frutos cítricos, como laranja e limão. 

As notas cítricas apresentam um peso molecular baixo e, por isso, costumam ser classificadas como notas de topo. Outra família muito comum é a floral, que é formada por notas de flores, como jasmim, rosas e lírios — geralmente, essa família compõe o corpo da pirâmide. 

Há também a família olfativa das notas amadeiradas, que é formada por aromas como o pinho e o sândalo. Esse grupo possui um peso molecular alto, portanto, as notas dessa família tendem a ser mais usadas no fundo da pirâmide olfativa. 

Por que usar um hidratante perfumado?

Hidratar a pele é fundamental para evitar problemas como descamação, opacidade, perda da elasticidade e envelhecimento precoce. Além disso, quando a pele está bem-hidratada, a barreira cutânea fica mais fortalecida. Isso significa que o corpo vai ficar mais protegido contra agressores externos, como microrganismos. 

Já os perfumes podem ajudar a aumentar a autoconfiança e até a melhorar o humor. Além disso, quando você encontra uma fragrância que combina com o seu estilo, consegue demonstrar de uma forma muito mais eficaz a sua personalidade.

Por isso, vale a pena investir em hidratantes que substituem perfumes, como os produtos da linha Bodycare & Fragrance da Skelt, que possuem fragrâncias exclusivas e desenvolvidas por perfumistas profissionais.

Linha Bodycare & Fragrance

Essa linha é composta por 3 hidratantes perfumados que possuem fragrâncias marcantes e alto poder de hidratação. O primeiro deles é o Amalfi Sunset, que deixa a pele hidratada por até 48 horas e ainda conta com niacinamida na sua fórmula, um ativo que contribui para a redução de manchas.

O Amalfi Sunset possui um perfume composto por notas florais e frutadas, que remetem ao frescor do começo da noite.  Outro hidratante dessa linha é o Urban Beat, que apresenta uma fragrância sofisticada, formada por uma família olfativa floral. A fórmula desse produto é enriquecida com colágeno vegetal e óleos ômega.

O terceiro hidratante dessa linha é o Unexpected Day, que tem um perfume fresco composto por notas olfativas cítricas. Esse creme possui um ativo chamado prolevis, que proporciona um efeito tensor na pele. 

Como escolher o hidratante perfumado ideal para você?

Na hora de escolher o hidratante perfumado que mais combina com o seu estilo, vale a pena analisar as notas de corpo desse produto, já que são elas que dão personalidade à fragrância. 

Se você quer um perfume mais fresco, que combine muito bem com os dias mais quentes, vale a pena investir em uma fragrância com mais notas cítricas, como o Unexpected Day, por exemplo.

Já se você quer uma fragrância mais elegante para usar em ocasiões especiais, ou sempre que você quiser se sentir mais sofisticada, pode ser interessante apostar em um hidratante como o Urban Beat, que apresenta uma combinação de notas de corpo florais e notas de fundo amadeiradas. 

Hidratantes que substituem perfumes, você encontra na Skelt

Agora que mostramos como funciona a pirâmide olfativa, você vai conseguir escolher as fragrâncias que melhor combinam com o seu estilo. Se você quer investir em produtos para pele com alta performance e muito perfumados, continue no site da Skelt e confira todas as nossas novidades. 

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário