Logo da Skelt
Linha
Mulher passando a mão no braço com vista para o mar.

Proteção da pele: saiba como fazer isso corretamente

O tempo estimado para leitura do post é 4 minutos

A pele é o maior órgão do corpo humano, responsável por proteger o organismo dos fatores externos. Por isso, é fundamental cuidar da vitalidade, garantindo a proteção da pele

A pele conta com três camadas e diversas outras subcamadas, cada uma com características diferentes. Para você entender melhor sobre a proteção da pele, desenvolvemos um conteúdo exclusivo com diversas dicas para seu dia a dia. Confira!

Conhecendo um pouco mais sobre pele

Conhecida como extrato córneo ou camada escamosa, essa é a camada mais externa da epiderme, responsável por proteger a pele dos diversos agentes externos. Ela é formada por células mortas, sem núcleos e achatadas.

No extrato córneo, podemos encontrar o manto ácido, que conta com a principal função de evitar a entrada de substâncias externas e a perda de água. Também conhecido como manto hidrolipídico, ele é o responsável pelo pH cutâneo ser considerado ácido. 

Ainda na epiderme, podemos encontrar o filme hidrolipídico, também conhecido como barreira cutânea. Assim como o sistema imunológico, a pele também conta com defesas primárias, protegendo contra bactérias, vírus e outros fatores.

A barreira cutânea é formada por secreções, pelos e suor. Em apenas uma camada, podemos encontrar diversas finalidades diferentes, colaborando para a principal ação, a proteção da pele.

Como proteger a pele?

A proteção da pele vai desde a utilização de cosmético correto até uma alimentação balanceada. Afinal, uma rotina eficiente de bodycare engloba todos os fatores, certo? A seguir, separamos algumas dicas de como manter a pele saudável e protegida.

Produtos de bodycare

Para manter a pele saudável, é preciso optar por produtos de bodycare desenvolvidos para seu tipo de corpo. Isso porque, se você possui a pele mais seca, não é recomendado usar itens produzidos para oleosidade, por exemplo.

Além disso, uma dica para manter a proteção da pele é investir em hidratantes. Passe o produto por todo o corpo ou rosto, lembrando de dar uma atenção especial para cotovelos, joelhos e partes mais ressecadas.

Hidratação com a Skelt

Se você gosta de praticidade, já pensou em hidratar sua pele durante o banho? Com o nosso sabonete hidratante, além de realizar a higienização necessária, você obtém maciez, brilho e perfume — uma combinação perfeita para quem quer realizar a rotina de bodycare com eficiência. 

Ingestão de líquidos

Outra dica fundamental para ajudar na proteção da pele é consumir a quantidade de água necessária para o corpo. Com a hidratação do organismo, você garante que as células da pele fiquem saudáveis para combater os agentes externos do ambiente.

Para quem não costuma beber água, ter uma garrafinha em mãos é uma excelente opção para ingerir o líquido ao longo do dia. Lembre-se de enchê-la novamente assim que terminar.

Alimentação equilibrada

Para garantir um bom funcionamento do organismo e manter a pele saudável, é importante ter uma alimentação equilibrada. Inclua alimentos saudáveis no seu dia a dia e mantenha a proteção da sua barreira cutânea.

Uma dica para ajudar a manter a pele protegida e prevenir os sinais de envelhecimento é consumir alimentos ricos em antioxidantes, como frutas, verduras e outras comidas.

A importância de proteger a pele

Sem a defesa da pele, o corpo está exposto a todos os diversos fatores que existem no ambiente, como bactérias, vírus e muitos outros. Assim, o organismo ficaria sucessível à maior contaminação, contribuindo para a piora da saúde.

Afinal, os vírus e as bactérias, por exemplo, só entram em contato com o organismo quando são levados para o corpo por meio da boca e do nariz. 

Sendo assim, além de ser o maior órgão do corpo humano, a pele funciona como a maior barreira protetora contra agentes externos. Agora, você sabe a importância de protegê-la corretamente.

Saiba um pouco mais sobre as outras camadas da pele

Além da epiderme, a pele conta com outras duas camadas, a derme e a hipoderme. Ambas contam com funções fundamentais para o corpo. A derme tem como principais características a junção de glândulas, folículos capilares e vasos linfáticos, além de proporcionar a sensação de dor, temperatura, pressão e toque.

A hipoderme conta com a reserva energética do tecido adiposo, a isolação térmica e a proteção contra choques mecânicos como principais características. Diferente da epiderme, ela é a camada mais profunda da pele.

Além disso, ambas camadas contam com subcamadas que possuem características próprias, diferente das demais. Você tinha imaginado que era possível a pele ter tantas camadas e funções?

Fique por dentro das novidades

Após saber um pouco mais sobre a proteção da pele, você precisa ficar por dentro das diversas novidades que o blog da Skelt oferece. São conteúdos exclusivos, com curiosidades, dicas, recomendações e muito mais. Fique por dentro do universo do bodycare conosco!

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário