Mulheres juntas.

Descubra 7 curiosidades sobre a pele

The estimated reading time for this post is 262 seconds

A pele funciona como uma barreira externa, por isso, é preciso cuidar muito bem dela. Encontrada em todo o corpo, ela possui diversas funções. Com isso, surgem as curiosidades sobre a pele. Afinal, quais outras funcionalidades ela possui?

A pele é o maior órgão do corpo humano, possuindo uma série de características e necessidades próprias. Para você saber curiosidades sobre a pele, desenvolvemos um conteúdo exclusivo sobre o assunto. Confira!

1. Regulação da temperatura corporal

Além de funcionar como uma barreira externa, a pele é responsável por regular a temperatura corporal, uma importante tarefa para manter a vitalidade do organismo.

Isso ocorre pelo suor. Durante a prática de exercícios físicos ou sensação de calor, por exemplo, é normal suar, uma prática do organismo para controlar a temperatura interna do corpo.

2. Três camadas

A pele é formada por três camadas, cada uma delas tem uma função própria e de extrema importância para o organismo, consequentemente, possui características únicas.

A epiderme é a camada mais externa. É a primeira linha de defesa contra agentes vindos de fora, funcionando como uma barreira protetora. Também é caracterizada pela presença de queratina, responsável pela elasticidade. 

A derme é a segunda camada. Ela possui vasos sanguíneos, glândulas sudoríparas e raízes de pelos. Além disso, é responsável pelos nervos que proporcionam a sensação de toque.

Por último, a hipoderme é a camada mais profunda. Ela conta com uma faixa de gordura, responsável por manter a temperatura corporal. Nela, é possível encontrar o tecido adiposo acumulado, uma fonte de energia para o corpo, usado em diversos momentos, como jejum prolongado.

3. Renovação da pele

Apesar do que muitos pensam, a renovação da pele a cada 28 dias ocorre de forma gradual na rotina. Isso porque as células mortas se desfazem e caem durante o banho, a prática de exercícios físicos ou até o ato de vestir roupas e se movimentar na cama. 

É essencial que as células mortas caiam do corpo para desobstruir os poros e manter a pele viçosa e saudável. Para quem deseja ver esses benefícios ainda mais acentuados, há o processo de esfoliação, que também ajuda na renovação celular, retirando o excesso de células mortas. 

Esse processo também facilita a absorção de cosméticos, mantém o tecido com textura mais homogênea e deixa a pele brilhante.

Esfoliação é com a Skelt

Com uma fórmula inovadora, o esfoliante corporal da Skelt proporciona uma esfoliação na medida certa para o corpo. A fórmula exclusiva conta com ingredientes emolientes e antioxidantes, como o óleo de café. Além disso, o produto é multifuncional, já que, enquanto esfolia e tonifica, hidrata e limpa profundamente.

4. Perda de fibras de colágeno e elastina

Outra informação e curiosidade sobre a pele é que, com o passar dos anos, ela diminui aos poucos a produção de fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela firmeza, pela sustentação e pela elasticidade. Consequentemente, ocorre o processo de envelhecimento natural.

Há algumas maneiras de aumentar a produção de colágeno e elastina na pele. A primeira é por meio de uma dieta rica em vitamina C, que pode ajudar a aumentar os níveis dessas proteínas no organismo.

Além disso, produtos antioxidantes contribuem para desacelerar o envelhecimento precoce. Busque sempre o cosmético ideal para seu tipo de pele. Afinal, há itens específicos para tipos secos, oleosos e mistos.

5. Influência da alimentação

Uma alimentação equilibrada é um dos principais fatores que contribuem para manter a pele saudável. Por isso, invista em comidas ricas em nutrientes que ajudam a manter o bem-estar dos tecidos e das células do corpo. 

Se você deseja retroceder o envelhecimento precoce, aposte em alimentos ricos em antioxidantes, que ajudam a combater o aumento dos níveis dos radicais livres no organismo, responsáveis pelas rugas, pelas linhas de expressão e por outros sinais. 

6. Impressões digitais

Outra curiosidade sobre a pele é que as pontas dos dedos possuem características únicas das demais partes do corpo: as impressões digitais. Com elas, é possível identificar quem somos, já que não há nenhuma igual a outra no mundo.

Além disso, elas ajudam a segurar os objetos com mais facilidade. Isso porque, se as pontas dos dedos fossem linhas, haveria mais dificuldade para segurar qualquer tipo de produto. 

7. Alertas sobre possíveis doenças

Muitas doenças podem causar alterações na pele. Algo diferente no rosto ou no corpo pode ser um sinal de alerta manifestado pelo organismo. Alergias respiratórias podem causar alterações, por exemplo. 

Ao perceber algo diferente na pele, é preciso consultar um especialista de confiança. Afinal, somente ele pode dizer com certeza as causas dessa alteração no corpo ou no rosto.

Curiosidades e novidades estão na Skelt!

Aqui, no blog da Skelt, estamos sempre com o radar ligado, levando as melhores novidades para você. Aproveite a visita e confira outros conteúdos exclusivos como este sobre curiosidades sobre a pele. Venha conferir!

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário