Logo da Skelt
Linha
Pessoa deitada fazendo tratamento no rosto.

Celulite no queixo: é possível se livrar desse incômodo?

O tempo estimado para leitura do post é 4 minutos

Muitas vezes, olhando no espelho, notamos novos traços que não percebíamos antes. Algo comum que costumamos ignorar até que passe a incomodar é a celulite no queixo, aquele aspecto de furinhos que aparecem na região abaixo da boca, especialmente quando ela está contraída.

Se você começou a notar o aparecimento desses acúmulos de gordura no queixo e deseja se livrar deles, não se preocupe! Existem maneiras de minimizar essa característica com facilidade. Descubra mais detalhes sobre isso a seguir!

O que é a celulite?

A celulite é um problema que afeta cerca de 95% das mulheres, mas poucas pessoas realmente sabem o que ela é e como ela surge. Chamada de lipodistrofia ginoide por profissionais da área da saúde, ela não é considerada uma doença, mas sim uma condição cutânea ligada à presença do hormônio estrogênio.

Outros fatores internos do organismo, como a prolactina, e fatores externos, como a dieta, também podem afetar o aparecimento ou não da celulite. A condição pode ser observada facilmente pela presença de pequenas “valas” ou “furinhos” na pele, causadas pelo acúmulo de gordura nas áreas mais altas.

Conforme o aparecimento dessas características, a celulite pode ser categorizada em quatro graus diferentes:

  • primeiro grau: só aparece quando a pele é contraída;
  • segundo grau: aparece mesmo com a pele relaxada;
  • terceiro grau: formação de nódulos mais protuberantes;
  • quarto grau: a pele fica rígida nos locais onde há celulite.

Por não ser uma condição que afeta negativamente quem a carrega, não existe nenhuma urgência, que não seja estética, ligada ao tratamento da celulite, a não ser que ela esteja relacionada a algum quadro clínico. Existe o mito de que a condição está ligada ao excesso de peso, mas pessoas de qualquer peso corporal podem desenvolvê-la.

Celulite X erisipela X lipodistrofia ginoide

É fundamental saber diferenciar alguns problemas de saúde que podem ser considerados graves da celulite, como é conhecida popularmente. Como mencionamos, referimo-nos à celulite como uma condição cutânea benigna. No entanto, existe uma doença denominada celulite que se assemelha à erisipela.

A doença celulite é uma infecção causada por bactérias que penetram a camada mais profunda da nossa pele. A erisipela acontece da mesma maneira, mas permanece na parte superficial da pele. Ambas causam lesões vermelhas, inchaço e dor na área afetada.

Queixo celulítico

Quando falamos da presença de celulite no queixo, ou queixo celulítico, estamos nos referindo à concepção popular da condição. Assim como costuma aparecer em regiões como coxas, nádegas e braços, a celulite pode aparecer em qualquer outra parte do corpo em que haja acúmulo de gordura.

No entanto, algumas regiões do corpo também podem sofrer com problemas parecidos com a celulite, especialmente conforme perdemos a elasticidade nessas áreas. Dessa maneira, a flacidez em certos locais pode fazer parecer que temos celulite no rosto ou em outras partes incomuns do corpo.

Pessoa com a mão no queixo.

Se você percebeu que, ao contrair a parte inferior do seu rosto, pequenos furinhos estão aparecendo, isso pode ser considerado um caso de queixo com celulite. Não é preciso se preocupar e, se a aparência causar algum incômodo, é possível fazer alguns tratamentos e mudanças de rotina para minimizar a característica.

Tratamentos contra o queixo celulítico

Existem três maneiras principais de evitar e/ou minimizar a celulite: manter uma dieta saudável, livre de açúcares e gorduras; utilizar produtos que disfarcem a presença das lesões; aplicar tratamentos cosméticos.

Contudo, é importante notar que a celulite nunca vai desaparecer eternamente. Todos os métodos que conhecemos atualmente agem a pequeno e médio prazo, mas devem ser mantidos rotineiramente (em regularidades diferentes) para continuar a controlar a condição.

Consumir alimentos saudáveis ajuda não só a minimizar a celulite no queixo que já existe, como também evita que novas surjam no futuro. Se quiser disfarçá-las ainda mais, você pode utilizar maquiagens e primers uniformizadores para isso.

Já se você prefere um tratamento para celulite com efeitos mais poderosos e duradouros, existe a opção dos métodos cosméticos. É muito comum utilizar técnicas de preenchimento e harmonização facial com botox e ácido hialurônico para isso.

Cuidados ao tratar celulite

Mesmo que já existam esses tratamentos e técnicas contra a celulite, é importante que, antes de fazer qualquer procedimento estético, você consulte um médico especialista. Ele pode identificar as possíveis causas da celulite, além de indicar o tratamento ideal para seu caso.

Lembre-se de que todo tratamento estético é um investimento de médio a longo prazo que precisa de acompanhamento especializado e manutenção. Por isso, se essa for a opção que você desejar, tenha isso em mente e preze pelo seu próprio cuidado!

Disfarce as celulites com produtos Skelt!

Aqui na Skelt, você tem produtos que podem ajudar a disfarçar celulites tanto do rosto quanto do corpo! Desde nosso protetor solar com primer até nosso iluminador corporal, com eles, você consegue minimizar essas marquinhas e arrasar aonde for. Aproveite!

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário