Logo da Skelt
Linha
como depilar as pernas

Como depilar as pernas: guia para manter a saúde da pele

O tempo estimado para leitura do post é 5 minutos

Saber como depilar as pernas corretamente é importante para manter sua pele saudável e iluminada. Se for feita da forma errada, a depilação pode causar danos para nossa saúde. 

Com a tendência da beleza natural, uma parte das mulheres tem deixado a depilação de lado, mas há alguns cuidados que devem ser tomados por quem ainda é adepta dessa técnica. 

Preparamos um conteúdo exclusivo para você aprender sobre como depilar as pernas sem agredir sua pele. Assim, você conquista um glow incrível, em qualquer ocasião, com pernas saudáveis. 

Depilar ou deixar crescer?

Nos últimos anos, o debate sobre a imposição da depilação feminina ganhou os holofotes e fez muitas mulheres deixarem os pelos crescerem livremente. Por muito tempo, quem não optava pela técnica era vista como suja ou malcuidada. Graças ao crescimento do debate acerca do assunto, essa visão se tornou ultrapassada. 

Os pelos não são sinônimo de sujeira e, em regiões como a virilha, ajudam na proteção do nosso corpo. Ao mesmo tempo, retirá-los não costuma causar nenhum grande prejuízo para a nossa saúde. 

Por isso, é importante saber como depilar as pernas e outras regiões do corpo com segurança, prevenindo coceiras, irritação e vermelhidão. Cada técnica de depilação pode causar danos se não acontecer corretamente. Nos próximos tópicos, você fica por dentro do que fazer para manter a saúde da sua pele antes e depois do procedimento. 

Depilação com cera quente

A depilação com cera é uma das técnicas queridinhas das brasileiras, pois retira os pelos pela raiz, aumentando a durabilidade da técnica. É ideal para quem tem pouco tempo e quer manter a pele mais lisinha. 

Apesar desses benefícios, utilizar a cera pode provocar vermelhidão, inchaço e a temida foliculite. Por isso, é indicado esfoliar a região previamente para abrir os poros e facilitar a retirada dos pelos. 

Ao depilar com cera quente, nossa pele sofre pequenas agressões quando o produto é retirado com muita força. Para evitar manchas escuras nas pernas, é importante buscar uma profissional com experiência e, se for fazer em casa, tomar cuidado para não forçar muito ao puxar o produto da pele. 

Outra dica importante é evitar a exposição solar por 24 horas após a depilação. A cera quente deixa a pele mais sensível e suscetível a manchas causadas pelo sol. Então, se for viajar para a praia, planeje a depilação com antecedência.

como depilar as pernas

Depilação com lâmina

Depilar as pernas com lâmina é um dos jeitos mais práticos de deixar as pernas lisinhas. Diferentemente da cera, a lâmina retira os pelos pela metade, por isso exige maior frequência e atenção especial para manter a saúde da pele. Ela pode irritar a pele, causando pelos encravados e vermelhidão. 

O primeiro passo para evitar qualquer dano é investir em uma lâmina afiada para raspar. Uma lâmina cega precisa ser passada mais vezes, aumentando a irritação na pele. Outro perigo, caso ela seja antiga, é a possível concentração de bactérias, o que pode causar infecção se você se cortar no processo. 

Outro passo importante de como depilar as pernas é usar um produto lubrificante para protegê-las da lâmina. Espuma de barbear, creme hidratante e até um pouco de condicionador ajudam a lâmina a deslizar e evita cortes. Para facilitar ainda mais a raspagem, faça sua depilação logo após o banho. A água morna ajuda a abrir os poros, facilitando a retirada de todos os pelos da sua perna. 

Caso surjam muitos pelos encravados, invista na esfoliação corporal. Para estimular a saída do restinho de pelo que fica dentro dos poros, é interessante realizar esse processo ao menos duas vezes na semana. 

Depilação com laser

A depilação com laser é a mais recomendada para quem quer acabar com os pelos por um período longo. Apesar de muitas pessoas acreditarem ser uma técnica definitiva, os resultados duram em torno de dois a cinco anos. O laser faz a maioria dos pelos caírem e bloqueia parte do crescimento, mas não muda nosso corpo a ponto de destruir todos os bulbos capilares. 

A depilação com laser funciona por conta do calor emitido pelo aparelho. Ao atingir a pele, a energia concentrada faz o pelo cair e, em algumas situações, atinge as células de crescimento, destruindo totalmente o bulbo capilar. 

Por usar o calor como método principal, a depilação a laser pode causar pequenas queimaduras e manchas se não for feita por um profissional qualificado. Então, opte por clínicas recomendadas por amigos ou conhecidos e pesquise bem antes do procedimento. 

A atenção com a exposição solar é importante enquanto você estiver depilando as pernas com laser. Para impedir o aparecimento de manchas durante o processo, invista em um bom protetor solar e use sempre que sair de casa. 

Depilação X autobronzeador

Como vimos nos tópicos anteriores, as diferentes técnicas de depilação podem prejudicar a pele de diversas maneiras. Isso também se aplica ao uso de autobronzeadores após depilar as pernas.

Como esse tipo de produto estimula a produção de melanina pela pele, o ideal é que não seja usado enquanto durar o processo de depilação com laser. O mesmo risco de manchar a pele com a exposição solar pode acontecer com os autobronzeadores.

Mas se você é adepta da depilação com lâminas ou cera quente, os autobronzeadores podem ser usados com cautela. Como precisamos esfoliar as pernas após essas duas técnicas, aplicar o autobronzeador antes da depilação pode causar manchas nas pernas. Por isso, planeje com atenção a ordem dos procedimentos.

Aproveite as dicas da Skelt para aprender como depilar as pernas com saúde!

Independentemente da técnica escolhida, agora você já sabe como depilar as pernas sem causar danos à sua saúde e fica pronta para curtir o verão com a pele iluminada e protegida. Aqui no blog da Skelt, você encontra dicas e informações para cuidar da saúde da sua pele. Acesse os outros conteúdos que preparamos para você manter sua pele iluminada em todas as ocasiões!

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário