Você sabia que a esfoliação corporal é um procedimento indispensável para deixar a pele mais hidratada, saudável, renovada e limpinha? Além disso, se você está em busca de um bronze perfeito e totalmente uniforme, essa é uma etapa quase obrigatória antes de passar o autobronzeador Skelt

Entrevistamos a médica dermatologista Ana Carolina Peters Nogueira para falar um pouquinho mais sobre o assunto e te dar dicas valiosas de como fazer esfoliação corporal em casa

Quais são os benefícios da esfoliação corporal?

A especialista explica que a esfoliação corporal limpa profundamente e acelera o processo de regeneração celular. Dessa forma, elimina as células mortas, promove maciez e melhora a absorção das substâncias presentes em cosméticos, fazendo com que a pele aproveite melhor as propriedades dos produtos aplicados em seguida. 

“A esfoliação atuará superficialmente na epiderme, eliminando camadas superficiais sem vida e dando um aspecto mais uniforme e aveludado”, diz a Dra. Ana Carolina. Entre os benefícios da esfoliação corporal também estão a redução da oleosidade, melhora da circulação sanguínea e desobstrução dos poros.

esfoliação corporal dicas

Cuidado com o excesso! 

Apesar de ser uma técnica importante para a saúde e boa aparência da pele, é preciso tomar cuidado com o excesso:  “Se o processo de regeneração estiver muito acelerado, a pele pode espessar e ficar com mais linhas demarcadas, o que chamamos de acantose. Isso pode causar coceira (prurido), vermelhidão e aumento da sensibilidade local, que pode evoluir para hiperpigmentações e piora de algumas condições no rosto, como acne, rosácea, melasma, entre outras”, conta a dermatologista.

Quando perguntamos sobre a frequência ideal, Ana Carolina responde prontamente que não existe um consenso ou “receita” pronta sobre como e quantas vezes fazer a esfoliação. “O paciente precisa conhecer sua pele, esfoliar levemente e de maneira uniforme. Quanto mais sensível a pele ficar após uma esfoliação, menor deve ser a frequência. A esfoliação física geralmente é recomendada 1x por semana”. 

Por que esfoliar a pele antes de passar o autobronzeador?

“Esfoliar a pele antes do uso do autobronzeador levará à melhor uniformidade da cor na superfície de aplicação, devido à diminuição da espessura da última camada da epiderme, que chamamos de camada córnea. Isso dá o aspecto de um bronzeado mais natural. Essa camada é mais espessa nos joelhos, cotovelos, mãos e pés, o que pode gerar áreas mais pigmentadas” explica a dermatologista.

Por isso, antes de passar o seu Skelt, lembre-se de dar uma atenção especial para essas regiões na hora de esfoliar o corpo, tá? 

A pedido da Skelt, Dra. Ana Carolina Peters Nogueira dá dicas para fazer esfoliação corporal.

Como fazer esfoliação corporal em casa: 7 dicas

Quer aprender a esfoliar o corpo em casa? Confira na íntegra as dicas da Dra. Ana Carolina: 

  1. Primeiramente, conheça sua pele – procure auxílio profissional de pessoas que estudaram e têm experiência com treinamento nessa área, como o dermatologista. 
  2. Procure por produtos de boa procedência e com registro para comercialização para esfoliar a pele. Respeite os prazos de validade dos esfoliantes. Uma substância hidratante associada às partículas esfoliantes é bem-vinda.
  3. Mantenha a pele hidratada sempre, principalmente antes da esfoliação. Evite fazer em pele seca ou com alguma condição/doença local ou sistêmica.
  4. Respeite seus limites – sua pele avisará se a esfoliação está além do necessário, com aumento da sensibilidade. Perceba que a frequência da esfoliação pode variar com as estações do ano: menos frequente no inverno e mais frequente no verão.
  5. Procure manter uma rotina de cuidados com a pele que vão além da esfoliação, como uso de sabonetes, hidratantes, vitaminas e cosméticos próprios para a sua pele. Lembre-se que abaixo da pele existem outros tecidos e estruturas que colaboram para nossa aparência e também podem ser tratadas com o médico em conjunto com os cuidados que mantemos em casa.
  6. Evite exposição solar após esfoliação da pele, pois isso pode causar manchas.
  7. Use bastante filtro solar – ele evita sinais precoces de envelhecimento, além dos riscos de câncer de pele. Evite exposição solar quando se busca bronzeamento e nunca faça esse processo em câmaras de bronzeamento artificial. No Brasil, elas são proibidas.