Logo da Skelt
Linha

Esfoliação para pele mista: dicas para incluir na sua rotina

O tempo estimado para leitura do post é 4 minutos

Para eliminar as células mortas da pele e desobstruir os poros, é interessante realizar a esfoliação. Contudo, como saber a ideal para cada tipo de pele, já que existem a física e a química? Entenda qual é a melhor esfoliação para pele mista.

A pele mista costuma ser mais oleosa na zona T (testa, nariz e queixo) e mais suscetível ao ressecamento na área das bochechas. Se você tem esse tipo e deseja deixar sua pele saudável e bonita, faça a esfoliação corretamente. Para isso, desenvolvemos um conteúdo sobre esfoliação para pele mista especialmente para você.

Características da pele mista

Além do excesso de sebo na zona T e do ressecamento da área das bochechas, a pele mista se caracteriza por poros relativamente dilatados. Pessoas com esse tipo de pele podem contar com acne e cravos na área do queixo, da testa ou do nariz. Isso porque a oleosidade obstrui os poros, ocasionando o aparecimento de espinhas.

Para verificar se esse é o seu tipo de pele, basta colocar um papel de seda sobre seu rosto e, se ele apresentar vestígio de gordura somente no queixo, no nariz ou na testa (zona T),  sua pele é mista. Vale ressaltar que somente a consulta com um(a) dermatologista pode confirmar essa informação. 

Tipos de esfoliação

Podemos encontrar dois tipos de esfoliação para pele no mercado de cosméticos: a física e a química. Ambas possuem a mesma função, mas não são indicadas para o mesmo tipo de pele. 

Por exemplo, para quem tem a pele com espinhas, não é recomendado usar a esfoliação física, já que o atrito do produto com o corpo ou o rosto pode machucar a área com acne.

A esfoliação química consiste na remoção de células mortas no rosto ou no corpo por meio de aplicação de fórmulas que, na maioria das vezes, contêm ácidos, promovendo a descamação do local aplicado.

Quando falamos de esfoliação física, estamos nos referindo a um processo com atrito e grânulos. O produto realiza uma esfoliação mecânica de microabrasão. Por isso, para pessoas que apresentam pele sensível ou acneica, não é indicado utilizar esses itens.

Benefícios da esfoliação para pele mista

A esfoliação corporal e facial é importante para a saúde da pele, visto que promove a renovação celular. Consequentemente, a pele fica bonita, viçosa e brilhante.

Outro benefício da esfoliação é a maciez, já que a retirada das células mortas acumuladas suaviza a textura do rosto. Lembre-se de que a periodicidade ideal deve ser definida por um(a) dermatologista.

Como realizar a esfoliação?

Independentemente do método escolhido de esfoliação para pele mista, siga os quatro passos fundamentais: limpar, esfoliar, hidratar e proteger. No caso do processo físico, lembre-se de lavar o rosto novamente depois de esfoliá-lo.

Caso deseje realizar a esfoliação química à noite, não é preciso aplicar protetor solar no rosto ou no corpo. Contudo, ao sair de casa ou até ficar dentro da sua residência durante o dia, é fundamental proteger a pele. Isso porque, mesmo sem sairmos, os raios solares podem entrar em contato com nossa pele pelas  janelas.

É possível fazer a esfoliação química com a física?

Essa é uma dúvida muito comum, e sabe-se que o excesso pode ser prejudicial para a pele. Não podemos dizer que todas as pessoas não devem realizar os dois métodos de esfoliação juntos. Por isso, cada caso deve ser analisado individualmente por um profissional especializado de confiança.

Cuidados com a esfoliação

O primeiro cuidado ao realizar a esfoliação é escolher o produto ideal. Se você é uma pessoa que tem a pele sensível ou acneica, a esfoliação química é mais indicada. Caso essa não seja a sua situação, você pode optar pela esfoliação física.

Outro cuidado importante com a esfoliação para pele é a regularidade do procedimento. Não é indicado esfoliar o rosto ou o corpo todos os dias, por isso alterne os dias dessa prática na sua rotina de beleza. Lembre-se de que o dermatologista pode ajudar você a montar esse calendário.

Esfoliação é com a Skelt

Se você deseja fazer uma esfoliação revigorante na medida certa, o esfoliante para pele mista e os demais tipos da Skelt é o produto ideal. Ele conta com emolientes e antioxidantes como o óleo de café, ajudando a prevenir o aumento dos radicais livres no organismo, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce.

A fórmula é exclusiva, inovadora, desenvolvida com ativos naturais, cruelty-free, vegana e livre de parabenos. Com nosso esfoliante, você limpa, tonifica e hidrata sua pele.

Inovação e qualidade é com a Skelt!

Após saber um pouco mais sobre esfoliação para pele mista, não deixe de conferir nosso catálogo e incluir os incríveis itens na sua rotina de bodycare. São produtos inovadores, com extrema qualidade, para tornar seu dia a dia mais prático. Venha conhecer!

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário