mancha escura nas axilas

Mancha escura nas axilas: descubra como tratar essas marcas

Você tem mancha escura nas axilas e não sabe por que isso acontece? A Skelt explica: a condição consiste em um processo inflamatório motivado por algum trauma que leva à hipercromia pós-inflamatória, causando marcas escuras na região. 

Então, quais são os impactos capazes de causar manchas escuras nas axilas e virilhas? Existem diversas razões para isso, uma delas é o uso de desodorantes à base de álcool. Para ajudar você a entender melhor esse assunto, separamos alguns hábitos que devemos evitar. Vamos lá?

Por que as axilas escurecem?

Essa situação ocorre toda vez que a pele é agredida, resultando em um processo inflamatório que ocasiona uma hiperpigmentação na região. A mancha escura perto da axila é uma das queixas mais comuns e, como dissemos anteriormente, pode acontecer por diversos motivos, tais quais:

Atrito da pele

Uma das causas mais recorrentes é o atrito da nossa própria pele quando movimentamos os braços. Quando repetido várias vezes, ele irrita e escurece o local. Embora possa surgir em qualquer pessoa, essa situação é mais comum em pessoas com sobrepeso. 

A dica para evitar mancha escura nas axilas é passar um pouco de hidratante na área depois do banho. Esse cuidado evita o atrito e, consequentemente, o escurecimento da região.

Blusa apertada

A blusa com manga apertada também contribui para a piora desse quadro. Por isso, aposte sempre em opções um pouco mais larguinhas que aquelas que você costuma usar para seu corpo “respirar” melhor.

O tecido da roupa que você está usando é outro fator que contribui no surgimento de manchas na região. Percebeu que isso está acontecendo? Aposte em blusas com tecidos leves, como o algodão. 

Desodorante com álcool

Quando utilizamos produtos formulados com álcool, deixamos a pele exposta a possíveis irritações. Para evitar as manchas nas axilas causadas por desodorante, prefira versões sem a substância e com ativos hidratantes. 

mancha escura nas axilas

Depilação com cera e lâmina

Os procedimentos depilatórios, como a cera quente e a lâmina, contribuem no aparecimento de alguns tipos de manchas nas axilas. As duas alternativas agridem a pele, seja pelo calor, seja pelo atrito entre o aparelho e a pele.  

A boa notícia é que você pode prevenir esse cenário fazendo a depilação a laser ou com um profissional especializado. Manter a pele bem hidratada após o procedimento também evita mancha escura nas axilas.

Seque a área corretamente

Assim como os dedinhos dos pés, nossas axilas são dobras que constantemente sofrem atritos, o que ocasiona o acúmulo de fungos e bactérias. Por isso, é normal que a área seja atingida por mau cheiro, manchas e irritação. Secar bem a região após o banho é uma ótima forma de evitar situações como essas. 

Como clarear a mancha escura nas axilas?

Afinal, como tirar manchas nas axilas? Essa situação pode ser resolvida com alguns cuidados, que vão desde o uso de produtos com ação clareadora até a procedimentos estéticos como lasers e peelings. 

Existem diversos ativos indicados para o tratamento de mancha escura nas axilas, como alfa-hidroxiácidos, hidroquinona e cosméticos com vitamina C, pois têm ação clareadora. Entretanto, o tratamento varia de acordo com a cor da pele, o grau de hiperpigmentação, a causa e o tempo das manchas. 

Por essa razão, é muito importante consultar um dermatologista antes de ir atrás de algum tratamento. Com a ajuda dele, você entende quais são as características da sua pele e os cuidados que devem ser tomados durante o tratamento.

O que fazer para evitar manchas nas axilas?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologistas, existem dois ótimos tratamentos para uniformizar o tom da pele e evitar mancha nas axilas: o peeling e os dermocosméticos.

Peeling

Feito em clínicas estéticas, esse método de clareamento usa componentes vegetais, físicos, químicos (como ácidos) ou raio laser. Ele atua no rejuvenescimento por meio da remoção da camada externa da pele, promovendo a renovação celular do tecido, que deixa a área mais firme e uniforme.

O procedimento é contraindicado para pessoas que tenham feito algum procedimento estético nos últimos seis meses, gestantes e quem usa medicamentos que podem inflamar a reconstrução do tecido da pele.

Dermocosméticos

Por conter ativos como ácidos retinoico, kójico e ascórbico na composição, os dermocosméticos conseguem uniformizar o tom, melhorando a aparência das axilas. Porém, não para por aí, já que eles também ajudam na renovação celular.

Aliás, engana-se quem pensa que, por ser uma região mais “escondida”, as axilas não precisam de proteção solar. Assim como acontece nas demais partes do corpo, esse produto é essencial para proteger a pele, evitando manchas causadas pela exposição solar.

Com a Skelt, você aprende a cuidar da sua pele da melhor forma!

No blog da Skelt, você encontra diversos conteúdos com informações preciosas sobre as condições e os dilemas da pele. Continue nos acompanhando e descubra as melhores técnicas para realçar seu visual!

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário