Logo da Skelt
Linha
Mulher com o rosto com melasmas.

Melasma: saiba tudo sobre essa condição

O tempo estimado para leitura do post é 4 minutos

Muito parecido com as sardas, o melasma consiste em manchinhas marrons ou azul-acinzentadas encontradas na pele. Apesar de ser uma condição totalmente inofensiva, as marcas podem incomodar muitas pessoas.

Conhecido também como cloasma, ele pode aparecer nos antebraços, nos lábios, nas bochechas e na testa. Para você entender tudo sobre o assunto, desenvolvemos um guia completo, com fatores que influenciam o aparecimento, tratamentos, dicas sobre como evitá-lo e muitos mais.

Partindo do início: o que são melasmas?

Muito comum em mulheres grávidas, o melasma também pode afetar grande parte da população. Na grande parte das vezes, confunde-se o que é melasma com sardas ou manchas planas. Porém, ele contém as cores marrom-claro, azul-acinzentado ou marrom-escuro.

Há diferentes graus de melasma, devido à superprodução das células que trazem a cor à pele, os melanócitos. Apesar de ser uma condição inofensiva, não há cura no momento, somente tratamentos que podem ajudar no controle.

O melasma é conhecido por ter picos de melhora e piora com o passar do tempo. Essa condição pode aparecer em diversos locais no nosso corpo ou rosto, além de afetar diversas pessoas. Quando é causada pela gravidez, após um determinado período, as manchas podem desaparecer completamente.

O que causa o aparecimento de melasmas?

O que causa melasmas no corpo ou no rosto é a superprodução das células que trazem a cor à pele. Além disso, essa condição pode ser causada pelas mudanças hormonais que costumam ocorrer na gravidez.

Quais fatores influenciam o aparecimento de melasmas?

O aparecimento de melasmas em mulheres é mais comum do que em homens, principalmente na puberdade ou pós-menopausa. Contudo, alguns fatores externos podem interferir na piora dessa condição.

A exposição excessiva à luz solar, a reposição hormonal e os anticoncepcionais são alguns desses fatores. Por isso, se você possui esta condição, é importante atentar-se a eles. 

Quais são os tipos de melasmas?

Os melasmas são separados em três graus, que podem variar conforme a profundidade do pigmento. Porém, somente o especialista pode verificar seu tipo de condição. Isso porque só é possível identificar o grau correto com a ajuda de lâmpada de Wood, que emite luz negra.

O primeiro é o epidérmico, melasma de grau 1. Essa condição conta com manchas da cor marrom-escura bem definidas na pele. Por predominar na superfície do corpo ou do rosto, é mais fácil acentuá-la.

O segundo é o dérmico, melasma de grau 2. Essas manchas na pele apresentam a pigmentação azulada ou marrom-clara, com uma borda mais indefinida. Essa condição é mais difícil de acentuar, pois a hiperpigmentação acontece na derme, uma camada mais profunda.

Por último, melasma de grau 3 ou misto. É o mais comum dos três casos, em que as manchas possuem pigmentação marrom ou azuladas e boa resposta ao tratamento.

Qual é o tratamento para melasmas?

Afinal, como tratar melasma? Se você possui a condição, a primeira coisa a fazer é evitar que ela piore. Para isso, é preciso se proteger dos raios solares. Então, lembre-se de passar filtro solar tanto dentro quanto fora de casa, já que o sol pode entrar em contato com a pele através das janelas.

Converse com o dermatologista de sua confiança para fazer o tratamento ideal para seu grau de melasma. Há medicamentos e cosméticos tópicos que podem ajudar nessa condição, como vitamina C pura, retinol e muitos outros. Contudo, é essencial ter a orientação do especialista.

O melasma demora alguns meses para responder ao tratamento. Por isso, se você não está obtendo resultados imediatos, não desanime: é preciso ter paciência e fazer o uso dos medicamentos no período recomendado.

Como evitar melasmas?

Para aprender como prevenir melasmas novos, devemos ter os cuidados necessários contra os fatores externos que podem piorar essa condição. Por isso, além de não se expor de maneira excessiva ao sol, uma dica é evitar: depilação, sabonetes agressivos, produtos que irritem a pele, esfoliantes físicos e anticoncepcionais com progesterona e estrogênio.

Com essas dicas, é possível evitar o aparecimento de novas manchas de melasma. Vale lembrar que, mesmo colocando-as em prática, é preciso manter o tratamento recomendado.

Proteção com a Skelt

Como vimos, para evitar o aparecimento de novas manchas na pele, é preciso protegê-la da luz solar. Para isso, é necessário escolher um protetor solar para melasma eficiente.

A Skelt oferece o Protetor Solar & Primer, com uma formulação exclusiva que promove a primeira camada de proteção da pele, impedindo a ação danosa dos raios solares. Além disso, enquanto oferece proteção, o produto mantém a pele mais uniforme, fazendo a maquiagem durar o dia todo. 

A Skelt conta com tudo o que você precisa

Agora que sabe tudo sobre melasma, você não pode deixar de conferir nossas outras dicas e recomendações para manter sua pele saudável, bonita e viçosa. Com nossos produtos, nunca foi tão fácil se dedicar a uma rotina de beleza eficiente. Fique cheirosa e radiante por mais tempo com nossos itens!

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário