Logo da Skelt
Linha
mulher se observando no espelho.

O que é colágeno: saiba tudo sobre a proteína

O tempo estimado para leitura do post é 4 minutos

Certamente, muita gente já ouviu falar essa palavra, mas você sabe o que é colágeno? É uma proteína do organismo responsável por dar firmeza à pele. Ao apertamos as orelhas ou a pontinha do nariz, por exemplo, percebemos que são maleáveis e, ao mesmo tempo, resistentes por causa dele.

Agora que sabe o que é colágeno, você deve estar se perguntando sobre onde podemos encontrá-lo, quais outros benefícios ele oferece e muitas outras dúvidas. Para responder a todas, desenvolvemos um conteúdo exclusivo sobre o assunto. Confira!

Como funciona e onde encontramos o colágeno?

Para entender melhor como funciona o colágeno, saiba que ele está presente em diversas partes do corpo, como pele, cabelos e unhas. Na pele, a proteína traz elasticidade, hidratação, firmeza e regeneração. Já nos cabelos e nas unhas, ela ajuda a fortalecê-los, deixando-os bonitos e saudáveis.

O próprio organismo é responsável pela produção do colágeno. Contudo, com o passar dos anos, esse processo diminui. Por isso, a pele costuma ficar mais flácida, sem tanta firmeza. Assim, para aumentar os níveis da proteína, é preciso inseri-la na rotina.

Podemos encontrar diversos produtos e alimentos com colágeno, como itens de bodycare, medicamentos e comidas ricas nessa proteína. Porém, antes de incluir qualquer coisa nova em sua rotina, lembre-se de que é preciso consultar o dermatologista e o nutricionista de sua confiança .

Produtos que estimulam a produção de colágeno

Para manter a pele saudável, viçosa e firme, uma dica é utilizar produtos de bodycare que estimulam a produção de colágeno. Se for uma pessoa observadora, você já deve ter percebido que alguns deles contam com antioxidantes. 

Os antioxidantes são responsáveis por prevenir a degradação da proteína já existente e, em concentrações ideais, estimulam a produção de um novo colágeno. Por isso, escolha produtos com essas substâncias para sua rotina de beleza.

Produtos da Skelt com antioxidantes

Para garantir a proteção do colágeno e aumentar os níveis dele no organismo, opte por produtos de qualidade e com antioxidantes. A Skelt conta com diversos itens de bodycare assim, como: esfoliantes, sabonete hidratante para banho, autobronzeadores e muitos outros.

Com a combinação desses produtos em sua rotina de beleza, os antioxidantes vão deixar sua pele mais firme, retardando os sinais de envelhecimento e aumentando o nível de colágeno na pele.

Alimentos que contêm colágeno

A ingestão de alimentos que contêm colágeno também ajuda a aumentar os níveis da proteína no nosso organismo. Contudo, ela vale até certo ponto, já que a comida não cumpre necessariamente o papel de formar o colágeno no corpo. 

Isso porque, se o organismo não precisa da proteína, aquilo que foi absorvido será destinado a resolver outro problema. Assim, o corpo recombina a ingestão de alimentos com colágeno para aquilo que precisar.

Se você quer saber quais são os alimentos ricos em colágenos que podemos inserir na rotina, separamos uma lista com as principais comidas. Muitas vezes, elas já podem fazer parte do seu dia a dia.

  • Ovos;
  • Frango;
  • Peixes.
  • Carne vermelha;
  • Queijo minas;
  • Gelatina;
  • Frutas cítricas;
  • Soja.

Medicamentos que estimulam a produção de colágeno

Já no caso dos medicamentos, para escolher o melhor colágeno, é preciso pedir a orientação do seu médico de confiança. Isso porque ele vai verificar qual é o ideal para estimular a produção da proteína no seu organismo.

colágeno em forma de pó.

Uma dica é optar por medicamentos sem corantes, carboidratos, colesterol nem  gordura. Assim, você também cuida da sua saúde.

Benefícios do colágeno

O colágeno é uma proteína queridinha para combater os sinais de envelhecimento. Isso porque ele ajuda a hidratar a pele, contribuindo também para maior elasticidade e firmeza. 

Outro benefício do colágeno é auxiliar na redução do surgimento de rugas e no tratamento dos sinais de envelhecimento já presentes na pele. Além disso, com os níveis corretos desta proteína no organismo, as unhas e os cabelos ficam fortes, saudáveis e radiantes.

Agora, você já entende o que é colágeno, como aumentar a produção dele no organismo e quais benefícios a proteína traz para o corpo, principalmente para a pele.

Bodycare com a Skelt

Para combater os sinais de envelhecimento, além do colágeno, é preciso realizar o bodycare diário. Por isso, deixe a preguiça de lado e faça todos os passos da sua rotina de beleza para o corpo. Lembre-se de esfoliar, hidratar e proteger a pele dos raios solares.

Também utilize nossos produtos livres de parabenos para garantir um bodycare eficiente no dia a dia. Aqui na Skelt, contamos com fórmulas inteligentes desenvolvidas especialmente para sua pele.

Conte sempre com a Skelt

Após ver o que é colágeno, aproveite para conhecer um pouco mais sobre nossas linhas de produtos. Todas são desenvolvidas sem teste em animais e com fórmulas que não prejudicam o meio ambiente. Venha conferir!

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário