O tempo estimado para leitura do post é 5 minutos
No universo dos cosméticos tem sempre uma novidade sendo lançada, produtos cada vez mais específicos para cada área do corpo e do rosto. Um item que se tornou indispensável no ritual da make é o primer. Afinal, você sabe para que serve o primer na maquiagem? A Skelt preparou um conteúdo completo sobre ele. Confira!
Afinal, o que é primer?
Sabe quando você aplica base e/ou corretivo e, às vezes, fica com uma aparência craquelada? Certamente bate aquela frustração com todo o esforço perdido na maquiagem. Outra situação indesejada é quando ela fica toda borrada pouco tempo depois da produção.
O primer é um item com função de pré-maquiagem, que cuida desses problemas e vem turbinar sua make. Veja para que serve o primer na maquiagem, esse produto tão importante para a preparação da pele.
Redução dos poros dilatados
Uma das principais funcionalidades do primer é a redução dos poros dilatados. Como esse é um fenômeno comum em peles oleosas, podemos dizer que o primer é excelente para esse tipo de pele.
Isso porque o produto cria uma película que evita o acúmulo de maquiagem. Ele impede que a base penetre nos poros e, portanto, evita a obstrução deles. Assim, esse item é um importante aliado nos cuidados com a pele, principalmente a acneica.
Cobertura
Além de reduzir os poros, o primer cria uma camada extra na pele, uniformizando o tom e as linhas finas. Ele proporciona o efeito imediato de pele aveludada e lisinha. Ou seja, nivela a superfície, preparando a pele para receber a maquiagem.
Fixação da maquiagem
O primer facial também auxilia na fixação da maquiagem. Com uma pele preparada para receber a make, a durabilidade da produção aumenta. Desse modo, diminuem as chances da maquiagem derreter mais facilmente.
Assim, se você vai a algum evento e precisa manter sua make impecável por muito tempo, não esqueça o primer. Ele faz toda a diferença no acabamento da produção.
Diferentes tipos de primer
O cosmético pode ser encontrado nas versões creme, sérum e balm. Existe primer com protetor solar, antioxidantes, primer facial, para lábios e olhos. Conhecer os vários tipos de primer presentes no mercado pode ajudar na escolha mais adequada às suas necessidades.
Assim como o primer facial, a versão para os olhos evita o acúmulo de base e corretivo nas linhas finas das pálpebras. Com isso, o resultado é uma sombra mais uniforme e duradoura. O tipo labial oferece o mesmo resultado de uniformidade para o batom.
Como escolher o primer ideal
Não existe receita pronta para escolher o primer ideal. Porém, ele deve ser compatível com a sua pele. Para escolher, você precisa conhecer sua pele, os ingredientes que a fórmula do produto leva e comparar os resultados que ela promete com o que você deseja.
Se você tem poros mais acentuados, por exemplo, pode escolher um primer com efeito blur, que vai deixar a pele com textura e aparência mais uniformes. Já se procura uma solução para otimizar a sua rotina, pode usar um primer que ofereça outras propriedades, como proteção solar e hidratação.
Além disso, considere a finalização que você deseja para a sua maquiagem na hora de selecionar o primer. Ela pode proporcionar um efeito glow, deixando a pele iluminada, ou um efeito matte. Portanto, saiba o que deseja acentuar ou disfarçar.
Saiba como usar o primer
O primer vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de dermocosméticos no Brasil e já é item indispensável entre maquiadores profissionais. Ainda assim, é comum surgirem dúvidas sobre como aplicá-lo diante do grande número de etapas a serem seguidas para a make e para as rotinas de skincare.
Afinal, pode utilizar primer todo dia? Deve-se passar antes ou depois do hidratante? Pode aplicar mesmo se não for passar maquiagem? As possibilidades são muitas e podem confundir. Além de entender para que serve o primer na maquiagem, saber como usá-lo também é necessário. Pensando nisso, vamos explicar as etapas para o uso correto.
Primeiro passo – Limpeza
Primeiro, é indispensável a limpeza e a proteção solar para garantir uma pele saudável. Limpe bem com o sabonete facial do seu gosto e, se preferir, também utilize um tônico para remover o restante das impurezas.
Segundo passo – Hidratação
Após a limpeza, fica a dúvida: usar o primer ou o hidratante? Isso vai depender de alguns fatores. A indústria cosmética desenvolveu vários tipos desse produto. Existe primer com protetor solar, com hidratante e outros ativos que tratam a pele.
Desse modo, você pode realizar mais de uma etapa da preparação da pele com um único item. Porém, se você não está utilizando primer hidratante ou com outras propriedades, aplique o hidratante após a limpeza e antes do protetor solar.
Não deixe de usar o filtro solar, ainda que seja para estar em um ambiente fechado. Ele é indispensável! Se você já sabe para que serve o primer na maquiagem e pretende se maquiar, uma dica é usar protetor com acabamento em gel transparente. Isso vai evitar o aspecto esbranquiçado e a alteração na cor da maquiagem.
Terceiro passo – Enfim, o primer
Finalmente chegou a vez do primer. Após limpar, hidratar e proteger, é hora de nivelar a pele com o produto. A maioria deles possui uma textura fina e leve que pode ser facilmente espalhada. Aguarde o primer secar e ser absorvido completamente para aplicar a maquiagem.
Conheça mais dicas de beleza com a Skelt
Agora que você já sabe para que serve o primer na maquiagem, conheça o catálogo de produtos da Skelt. Lá, você encontra protetor solar e primer em um só produto. Além disso, você descobre mais segredinhos de beleza no Skelt Tips. Vem conferir!