Logo da Skelt
Linha
Pele ressecada

Pele ressecada: veja dicas de como lidar com esse problema

O tempo estimado para leitura do post é 4 minutos

A pele ressecada é um problema muito comum, que pode afetar qualquer um de nós. Mesmo sendo tão rotineiro, na maioria das vezes, ele não recebe a atenção e o tratamento necessários, o que acaba piorando a situação e pode levar a consequências maiores a longo prazo.

Dessa forma, é de suma importância conhecer a sua pele e as condições que ela apresenta para criar a rotina ideal. Por isso, o blog da Skelt preparou um conteúdo completo com as informações que você precisa para ter os cuidados ideais com a sua pele ressecada! Confira a seguir.

O que é pele ressecada?

Quando falamos do ressecamento da pele, estamos tratando de uma condição cutânea que envolve a falta extrema de hidratação. Nesse sentido, existem sintomas visíveis que podem ser percebidos e indicam esse quadro.

Entre eles, os mais comuns são a mudança na textura da pele, que fica mais áspera, a falta de brilho e a descamação, que já pode indicar um problema mais sério. Em casos mais graves, a pele pode rachar e feridas podem aparecer, causando até mesmo inflamações.

Existem áreas que estão mais suscetíveis à condição. Por isso, é comum encontrarmos cotovelos, joelhos, pés e mãos ressecadas, mesmo em pessoas que têm o restante do corpo saudável.

Mesmo sendo fácil de perceber, uma pele muito ressecada precisa de diagnóstico e acompanhamento profissional para que não haja complicações. Por isso, se você notar sinais de ressecamento em qualquer parte do corpo ou rosto, procure um dermatologista de confiança.

Tipos de pele e o ressecamento

É natural ligar a condição de pele ressecada com o tipo de pele seca, afinal, um parece o agravamento do outro. Peles secas realmente têm uma tendência maior a desenvolverem um quadro de ressecamento, mas ele não é exclusividade desse tipo cutâneo.

Tipos bastante oleosos podem apresentar a pele do rosto ressecada e descamando, especialmente porque é muito comum que a hidratação seja deixada de lado em certos casos. Assim, a pele continua com pontos de oleosidade, mas apresenta sintomas de ressecamento.

Como cuidar de uma pele ressecada

O tratamento e os cuidados com uma pele que apresenta ressecamento vão depender muito das causas que originaram o quadro. Esse é um dos motivos que tornam um acompanhamento médico tão importante. Assim, os devidos exames e consultas poderão ser feitos para identificar a melhor abordagem.

Existem, contudo, algumas práticas que podem ser evitadas tanto para prevenir o ressecamento quanto para pausar a evolução da condição:

  • banhos muito quentes;
  • temperaturas extremas;
  • falta de hidratação;
  • esfoliação excessiva;
  • exposição solar sem proteção.

Todos esses são fatores controláveis que podem provocar um quadro de pele ressecada. Apesar disso, não são os únicos, e existem condições como hereditariedade e uso de certos medicamentos que podem também desencadear no ressecamento.

Pele ressecada

Dessa forma, apenas um dermatologista poderá entender a causa e indicar o tratamento ideal para cada caso. Outro ponto de atenção é que o corpo pode estar sofrendo por motivos diferentes. Um rosto ressecado, por exemplo, pode não receber o mesmo tratamento que outra parte do corpo.

A pele ressecada e o bronzeamento

Você sabia que a pele ressecada é um dos principais motivos para o envelhecimento cutâneo? A falta de hidratação característica da condição e o enfraquecimento da barreira cutânea facilitam a ação do tempo em nossa pele.

Outro fator-chave é o fotoenvelhecimento, que acontece principalmente por causa da exposição solar sem a devida proteção. Todos esses problemas estão interligados e trazem consequências bastante ruins para a saúde da nossa pele. 

Por isso, é muito comum que pessoas que se bronzeiam muito ao sol ou fazem uso dos processos de bronzeamento artificial sofram com a pele ressecada e o fotoenvelhecimento. A melhor maneira de evitar esse problema é não realizar esse tipo de bronzeamento e apostar em formas alternativas, como o autobronzeamento.

Com produtos autobronzeadores, você consegue um resultado natural sem colocar a saúde da sua pele em risco. Além disso, pode escolher e construir o tom que mais deseja, além de contar com fórmulas multifuncionais que promovem cuidados cutâneos ao mesmo tempo.

Hidratação 

A hidratação não é só uma das maiores aliadas que existem na hora de cuidar de uma pele ressecada como também é fundamental para um autobronzeamento perfeito. Por isso, não deixe de usar produtos poderosos, de acordo com a necessidade da sua pele, especialmente nas partes mais ressecadas do corpo.

Nesse sentido, foque em áreas como os pés, cotovelos, mãos e joelhos antes da aplicação do produto e, depois, em todo corpo para prolongar a duração do bronze. Também é importante esperar o hidratante secar antes de passar qualquer outro tipo de produto.

Continue os cuidados com a Skelt!

A Skelt oferece fórmulas inteligentes para que você possa aproveitar o melhor bronze enquanto cuida da sua pele. Por isso, não deixe de conferir nosso catálogo e aproveitar todas as vantagens que temos a oferecer!

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário