Logo da Skelt
Linha

Psoríase: conheça as causas, tratamentos e recomendações

O tempo estimado para leitura do post é 4 minutos

Já percebeu algumas manchinhas vermelhas espalhadas pelo seu corpo, mas não sabia o que elas eram? Pode ser um caso de psoríase, uma doença crônica recorrente que se caracteriza por hiperplasia epidérmica.

Para você entender melhor o que é psoríase, as causas, os tratamentos e tudo sobre a doença, desenvolvemos um guia completo repleto de dicas e recomendações. Afinal, é preciso manter nossa pele saudável e viçosa, já que ela atua como uma barreira contra diversos fatores externos.

Um pouco mais sobre o que é psoríase

A psoríase é uma doença crônica que se caracteriza por manchas vermelhas e ressecadas, podendo causar coceiras. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, ela pode ocorrer em diversas partes do nosso corpo, principalmente nas extensoras, como cotovelos, joelhos e região sacra, além da psoríase no couro cabeludo.

Segundo a Dra. Victoria Baiocchi, “a psoríase também pode ocorrer em regiões do nosso corpo que contam com mucosas, além do globo ocular e das unhas”. Contudo, fique tranquila, já que é mais difícil que a doença acometa essas regiões.

Afinal, o que causa a psoríase?

Ainda não conhecemos as causas específicas da psoríase. No entanto, de acordo com a Dra. Victoria Baiocchi, “ela é uma doença multifatorial, com base genética, que requer fatores ambientais para se expressar, como clima frio, trauma e infecções virais.”

Sendo assim, a psoríase não é causada por fungo, bactéria ou vírus, mas sim por um desequilíbrio do sistema imune da própria pessoa. Por isso, se você está se perguntando se a psoríase é contagiosa, a resposta é não.

Há prevenção para a psoríase?

Para evitar a ocorrência da doença e, consequentemente, o tratamento de psoríase, é necessário se prevenir. Contudo, se você está se perguntando como fazer isso, fique tranquila: a Dra. Victoria citou alguns fatores ambientais que podem precipitar o aparecimento.

Há quatro fatores principais que podem levar à ocorrência da psoríase na pele: obesidade, estresse, tabagismo e etilismo. Por isso, se alguns deles fazem parte do seu dia a dia, é o momento de começar a pensar sobre como melhorá-los.

Além disso, há outra forma de prevenção contra a psoríase, segundo a Dra. Victoria: realizar uma hidratação adequada da pele pode funcionar. Assim, deixe a preguiça de lado e lembre-se de hidratar seu corpo durante a rotina de beleza.

Hidratação com a Skelt

Para deixar sua rotina de bodycare mais prática para o dia a dia e, ao mesmo tempo, garantir que sua pele esteja hidratada, opte por nossos produtos. Contamos com o Shower Cream, um sabonete hidratante para o banho com fórmula enriquecida com esqualano, ativo ultra-hidratante.

Há tratamento para psoríase?

Se você está se perguntando se a psoríase tem cura ou se há algum tratamento recomendado, infelizmente, não há métodos específicos para combater a doença. Contudo, há diversos tipos de tratamentos que podem aliviar os sintomas e amenizar as manchas avermelhadas.

Para utilizar os produtos adequados para o tratamento, é importante consultar o dermatologista de sua confiança. Somente ele pode indicar os medicamentos específicos para combater os sintomas de psoríase

Antes de consultar o dermatologista, prepare uma lista com todas as dúvidas existentes sobre a doença. Não tenha vergonha de nenhuma pergunta. Afinal, o profissional está ali para auxiliar e responder todas elas.

Quais são os cuidados necessários com a psoríase?

De acordo com a Dra. Victoria, “é necessária uma avaliação por um médico dermatologista para o diagnóstico adequado da doença e o controle clínico dos sintomas, dependendo da gravidade”.

Isso porque, dependendo dos sintomas e do local afetado, a doença pode ser dividida em vários subtipos. A seguir, confira as principais divisões e algumas características de cada categoria.

Psoríase vulgar

A psoríase vulgar se caracteriza pela presença de placas vermelhas espalhadas pela pele, que podem ter desde poucos milímetros até vários centímetros de tamanho. Esse tipo da doença também conta com escamas secas.

Psoríase invertida

A psoríase invertida ocorre quando as lesões aparecem em locais úmidos no corpo, como couro cabeludo, joelhos e cotovelos. Essa categoria de doença é mais rara que as demais.

Psoríase gutata

Mais comum em crianças, jovens e adultos, a psoríase gutata se caracteriza pela presença de lesões em forma de gotas pelo corpo. Em média, as manchas avermelhadas contam com medidas inferiores a 1 cm.

Psoríase pustulosa

Além das lesões avermelhadas, no caso da psoríase pustulosa, a doença aparece com pequenas bolhas de pus. Elas podem surgir em áreas localizadas no corpo ou de maneira generalizada.

Outras divisões da psoríase

Além das divisões da doença já citadas, podemos encontrar outras variações da psoríase, como ungueal, eritrodérmica, artropática e palmo-plantar. Lembre-se de que, para identificar a categoria da doença, é preciso consultar um especialista de sua confiança. 

Conte com a Skelt

Após saber o que é psoríase, as causas, os tratamentos e as divisões da doença, aproveite para conferir nossos outros conteúdos exclusivos e cuide da saúde da sua pele conosco.

LEIA TAMBÉM

skelt tips | dicas em vídeos

Deixe um comentário